Inspiração Perfume e Cosméticos

Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Região Norte é que mais cresce em cursos de pós graduação


Região Norte é que mais cresce em cursos de pós graduação

É que diz a pesquisa divulgada esta semana pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. De acordo com o relatório da Avaliação Trienal 2010 dos Programas de Pós-graduação stricto sensu, o Pará é o Estado da Região Norte que mais concentra bolsas de Mestrado, Doutorado e Mestrado Profissional.

Segundo os dados da pesquisa da Capes, a região Norte saltou de 116 cursos em 2007, para 157 em 2010. O crescimento equivale a 35,3%, superior à média nacional de 20,8%. Já o Pará é o estado na região que mais possui cursos de pós-graduação, com 69 cursos, entre mestrado, doutorado e mestrado profissional. Mesmo com o evidente crescimento, a região Norte detém 3,8% do total de cursos em Pós-graduação do Brasil.

O Relatório de Avaliação Trienal da Capes conclui ainda que a Região Norte está em processo de consolidação nessa área, fato esse que explica as notas dadas aos cursos de graduação nas universidades da maior região do Brasil. A região possui 79 cursos com nota 3, 69 cursos com notas 4 e 5, dois cursos com nota 6 e nenhum com nota 7.

O Pará - O Estado do Pará possui 20 cursos de Doutorado em um total de 38 existentes na região Norte, enquanto que os cursos de Mestrado Acadêmico o Estado concentra 47 dos 112 disponíveis na região. Já nos cursos de Mestrado Profissional dois são paraenses em um total de sete.

O investimento no conhecimento científico ganha mais empenho no Estado com os editais de pesquisa em Pós-Graduação da Fundação de Amparo a Pesquisa – Fapespa, que desde sua criação, em 2007, já concedeu 307 bolsas de Mestrado e 131 de Doutorado.

Avaliação - O relatório de Avaliação Trienal 2010 do Capes tem como objetivo analisar a qualidade e quantidade dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu no Brasil em todas as áreas de conhecimento. A análise foi feita entre os meses de julho e agosto deste ano e envolveu 877 especialistas divididos em 46 comissões que avaliaram os dados de 2.718 programas no período de 2007 a 2009.

Na avaliação da Capes, os programas recebem notas na seguinte escala: 1 e 2 que descredenciam o programa; 3 que significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 que é considerado um programa com bom desempenho; e 5 que é a nota atribuída ao programa que atinge muito bom nível. As notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional.

Para ter acesso a integra do relatório, basta acessar AQUI.

Fonte: Ascom-Fapespa, com informações da CAPES.

Artigo Dr. Manuel Dutra publicado no Jornal Gazeta, serve de Referência para equipe de alunos desenvolverem uma pesquisa no curso de Pós-Graduação

O Artigo da lavra do professor Doutor Manuel Dutra, publicado na GAZETA, do dia 21 de agosto, com título "A ciência sob o governo de um operário sem diploma acadêmico", serviu de referência para o desenvolvimento de uma pesquisa para o curso de Pós - Graduação em Gestão e Docência na Educação Superior, das Faculdades Integradas do Tapajós - FIT, da disciplina Gestão e Pesquisa, da Pós - Graduação e da Extensão, do Professor Dr. Rubens Martins, do Ministério de Ciência e Tecnológia - MCT, Brasília. Fazem parte da equipe de alunos que participaram do trabalho: Jorge Serique, Márcio Pimentel, Raquel Riker e Sérvulo Meneses.

Jornal Gazeta de Santarém, Edição de 10 a 16 de setembro de 2010.



Fonte: Jornal a Gazeta

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pós-Graduação em Psicologia: Seleção de Mestrado

IFCH - Pós-Graduação em Psicologia: Seleção de Mestrado

Vagas: 27

Inscrição: até 22 de outubro, das 9h às 17h, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (IFCH).

Informações:

UFPA é a principal instituição de pós-graduação do norte do País

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta terça-feira, 14, o resultado da avaliação trienal dos cursos de pós-graduação brasileiros. 2.718 programas de mestrado e doutorado foram avaliados em relação ao desempenho entre os anos de 2007 e 2009. O Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da Universidade Federal do Pará recebeu nota seis, a melhor nota concedida a uma instituição do norte do País.

Na avaliação, cada curso recebeu notas de 1 a 7. “A nota 3 significa um desempenho regular, a 4 é considerada como bom resultado e a 5 é atribuída ao programa que atinge ‘muito bom nível’. As notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente ‘ao alto padrão internacional’”, aponta o relatório da CAPES. Dos 41 cursos de mestrado e doutorado da UFPA avaliados, 48,88% obtiveram notas 4, 5 e 6. Segundo o documento, do total de cursos avaliados no País, 33,6% receberam nota 4; 20,6% obtiveram nota 5 e apenas 6,8% conquistaram nota 6, enquanto outros 4,1% alcançaram a nota 7.

Além de receber a nota máxima atribuída a um curso stricto sensu no Norte, a UFPA concentra 66,67% de todos os cursos que receberam nota 5, e 41,66% dos que receberam nota 4 entre os sete Estados da região, sendo que a Instituição é a responsável por 50% dos cursos de doutorado, 36,45% dos cursos de mestrado e 35,96% do total de cursos de pós-graduação existentes no Norte.

De acordo com a CAPES, o norte do País apresentou o maior crescimento percentual na oferta de cursos entre 2007 e 2009, subindo de 116 para 157 mestrados e doutorados. Por sua vez, a UFPA também ampliou o número de programas de pós-graduação existentes. Em 2008, a Universidade possuía 41 programas de pós-graduação, com 40 cursos de mestrado, 18 de doutorado e, aproximadamente, 2.250 alunos matriculados. Dois anos depois, a Instituição reúne 44 programas, sendo 42 de mestrado e 22 de doutorado, nos quais estão, aproximadamente, 4.977 pós-graduandos. O que representa um aumento de 10% de cursos ofertados na pós-graduação e um incremento de 121% no número de estudantes matriculados.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Emmanuel Tourinho, o resultado retrata “a importância da pós-graduação da UFPA para a Amazônia, ao mesmo tempo em que nos mostra que há muitos desafios a serem vencidos para construirmos um sistema abrangente e altamente qualificado de formação de recursos humanos na região.”

O professor destaca que, com isso, fica evidente a necessidade de conjugação de esforços das instituições acadêmicas e de pesquisa da Região Norte e das agências federais de fomento à pesquisa e à pós-graduação para conceberem e executarem programas que possam acelerar a expansão do sistema de pesquisa e pós-graduação na Amazônia. “E, assim, reduzir as enormes assimetrias que persistem, a despeito das importantes iniciativas até aqui efetivadas pelas agências, como os Programas Novas Fronteiras e Bolsas Para Todos, da CAPES,” reafirma o pró-reitor.

Clique aqui e acesse o resultado da avaliação da CAPES

Clique aqui e acesse as notas de cada programa de pós-graduação


Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações da Agência Brasil e da CAPES


Fonte: UFPA


Qualidade dos cursos de mestrado e doutorado evolui entre 2007 e 2010

A pós-graduação no Brasil avançou. Avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada nesta terça-feira, 14, mostra que a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado melhorou nos últimos três anos. Além disso, o número de periódicos publicados cresceu, bem como a quantidade de alunos titulados.

A avaliação da pós-graduação stricto sensu da Capes é realizada a cada três anos, com atribuição de notas que vão de 1 a 7. Este ano, 112 programas receberam a nota máxima, que equivale ao alto padrão internacional. Outros 75 ficaram com as notas mínimas. Os que obtiveram pontuação baixa têm prazo de um mês para entrar com recurso. Se forem mantidas as notas 1 e 2, serão descredenciados.

Na comparação entre a avaliação trienal de 2010 e a anterior, 19% dos cursos conseguiram aumento nas notas e 71% a mantiveram. O número de alunos que receberam títulos de mestre e doutor chegou a 139 mil. O total de publicações científicas foi de 300 mil entre 2007 e 2010.

“Há 40 anos, havia perspectiva de desenvolvimento da pós-graduação no Brasil diferente da que existe hoje. O país já ganhou respeito no exterior na área da produção científica”, afirmou o presidente da Capes, Jorge Guimarães. “O Brasil está em 13º lugar no ranking da produção científica mundial. A expectativa é alcançar a 9ª ou a 10ª posição nos próximos anos.”

O número de cursos de mestrado e doutorado avaliados cresceu 20,8% em relação a 2007. Este ano, foram avaliados 2.718 programas, que correspondem a 4.099 cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado. O maior crescimento de cursos avaliados foi verificado na região Norte (35,3%). O Nordeste vem logo em seguida (31,3%).

Na visão de Guimarães, a avaliação da Capes ajuda as instituições a melhorar a qualidade dos cursos que oferecem e dá aval a ações de outras agências de fomento à pesquisa. O resultado completo da avaliação está disponível na página da Capes.

Assessoria de Comunicação Social


Fonte: Portal do MEC

terça-feira, 14 de setembro de 2010

SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA PARASITÁRIA NA AMAZÔNIA



DIÁRIO OFICIAL Nº. 31752 de 14/09/2010

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ


EXTRATO DO EDITAL Nº050/2010

Número de Publicação: 155418

SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA PARASITÁRIA NA AMAZÔNIA

A Reitora da Universidade do Estado do Pará – UEPA, por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, torna público que, no período de 14 de setembro a 03 de outubro de 2010, estarão abertas as inscrições para seleção ao Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária na Amazônia, para preenchimento de 12 vagas.

As inscrições serão realizadas exclusivamente no endereço eletrônico www.uepa.br.

O edital estará disponível no referido site e os contatos poderão ser feitos por meio dos fones (91) 3277-2626 (91) 3277-2626 e 3277-3775.

Belém, 13 de setembro de 2010.

MARÍLIA BRASIL XAVIER

Reitora da Universidade do Estado do Pará



Fonte:
Diario Oficial do Estado do Pará (IOEPA)

Seminário de Tecnologia Brasil e Itália prevê visita ao PCT-Guamá e Museu Emílio Goeldi

Belém recebe esta semana o IV Seminário de Tecnologias Estratégicas Brasil e Itália será realizado nos dias 16 e 17 de setembro de 2010, sob organização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SEDECT), membro integrante do CONSECTI, e da Embaixada Italiana, e parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.

Ação continuada promovida pela Embaixada Italiana e o Conselho de Secretários Estaduais para assuntos de CT&I – CONSECTI, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado que sedia o Seminário de Tecnologias Estratégicas Brasil e Itália tem como objetivo estreitar as relações entre Brasil e Itália, particularmente no que se referem as atividades relacionadas à ciência e tecnologia, desenvolvidas em centros especializados e parques de ciências em ambos os países.

O evento também constitui um fórum propício para inserção de empresas e elaboração de acordos de cooperações tecnológicas, científicas e financeiras, todas estratégicas para o desenvolvimento local e para o estabelecimento de parcerias internacionais.

Dentro da programação estão previstas duas visitas da Comitiva Italiana, no dia 16, às 16h30, ao PCT GUAMA, e no dia 17, às 14h, ao Museu Goeldi.Acesse a programação completa AQUI.

Em 2008, o II Seminário de Tecnologias Estratégicas Brasil e Itália ocorreu na cidade de São Luis, como atividade integrante do AMAZONTECH2008. No ano seguinte, em 2009, a comitiva Italiana foi recebida em Porto Alegre, em razão da realização do III Seminário de Tecnologias Estratégicas Brasil e Itália, na ocasião com parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul - FIERGS.

O evento prevê, por meio de palestras em mesas redondas, a participação de especialistas renomados da Itália e do Brasil, oriundos de centros de excelências, onde são desenvolvidas e aplicadas atualmente tecnologias de ponta na solução de problemas especiais e do cotidiano.

Fonte: Ascom- Fapespa, com informações do CONSECT. (Fapespa)

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Brasil vai ao México conhecer programa de certificação

Em países como França e México, a certificação de saberes adquiridos fora da escola já é tradição. No Brasil, a experiência tem menos de um ano, instituída pela Portaria Interministerial nº 1.082, que criou a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada (Rede Certific). Uma equipe de coordenadores do programa esteve no México para conhecer as estratégias de certificação daquele país.

O programa Certific testa e reconhece a qualificação de trabalhadores que adquiriram conhecimento na prática profissional, sem formação específica. A previsão é de que, quando estiver em pleno funcionamento, a rede poderá atingir 30 milhões de trabalhadores em todo país. No México, a iniciativa já acontece há 12 anos e promove a diplomação de 300 mil trabalhadores anualmente.

Uma das vantagens do programa brasileiro é que todo o processo, a partir da inscrição, é gratuito. No México o trabalhador paga uma taxa. “Além disso, os candidatos que não comprovam domínio suficiente das técnicas são dispensados, sem receber uma formação”, relatou Sônia da Costa, coordenadora nacional do Certific.

No programa brasileiro, o candidato é entrevistado por uma banca de especialistas. Depois do teste, há duas possibilidades. Se for constatada a excelência do trabalhador, ele recebe um certificado do instituto federal que o examina, comprovando sua qualificação. Caso sejam constatadas falhas técnicas, o próprio instituto se encarrega de oferecer a formação ao trabalhador. Se for constado déficit escolar, o trabalhador é encaminhado para uma escola de educação básica, para depois ser certificado.

No México, o processo de certificação dura em média duas horas e meia. Lá, a missão assistiu a três experiências de certificação no Colégio Nacional de Educação Técnico-Profissional do México (Conalep). A primeira foi em mecânica automotiva, a segunda em turismo e a terceira em informática. Todos os candidatos foram certificados em duas horas e meia.

No Brasil, o processo de certificação pode durar meses ou mesmo anos. Apesar de ser mais demorada, a iniciativa brasileira atrela formação profissional à elevação de escolaridade para um público difícil de atingir, formado por adultos a partir dos 18 anos. “Nós certificamos por perfil profissional. Acreditamos que o trabalhador deve entender o processo, os princípios científicos e sócioculturais envolvidos naquele fazer” explicou a coordenadora.

Inscrições – Os trabalhadores interessados em ter o seu saber reconhecido pelo Certific devem ser das áreas inicialmente atendidas pelo programa: pesca, construção civil, turismo e hospitalidade, eletroeletrônica e música. As inscrições vão até esta sexta-feira, 10, e devem ser feitas no instituto federal de educação, ciência e tecnologia mais próximo. Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica do programa. Até a primeira semana de setembro, o número de inscritos já havia chegado a 2,6 mil trabalhadores.

Ana Júlia Silva de Souza

Fonte: Portal MEC

:UFPA aprova edital do Processo Seletivo 2011

A Universidade Federal do Pará (UFPA) vai divulgar o edital do Processo Seletivo 2011, na segunda quinzena deste mês. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFPA) aprovou, nesta quinta-feira, 9, as últimas alterações do edital. Entre as mudanças, estão a inserção de três cursos no interior, que ficariam fora do certame, e a mudança de turno de 18 cursos, que vão passar do período matutino para o vespertino.

No Processo Seletivo 2011, serão ofertadas 6.088 vagas, sendo 3.562 na capital e 2.526 no interior, divididas em 145 cursos no Pará, sendo 77 em Belém. Das vagas no interior, 336 são de cursos intensivos (os antigos intervalares). Do total de vagas ofertadas, 50% serão destinadas a candidatos cotistas, ou seja, alunos oriundos de escolas públicas. Para cada curso ofertado, serão acrescidas duas vagas para candidatos indígenas e uma vaga para pessoa com deficiência.

Os cursos de Graduação em Sistema da Informação (Cametá), Geografia – Licenciatura e Bacharelado (Marabá) e Letras Língua Libras (Soure) tiveram a aprovação do Consepe para serem ofertados no Processo Seletivo 2011.

Provas - O Processo Seletivo 2011 da UFPA terá apenas duas fases. Na primeira, a Universidade terá como critério de seleção as notas das provas do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), as quais vão acontecer nos dias 6 e 7 de novembro, em 77 municípios paraenses.

A segunda fase corresponde a uma prova objetiva contendo 55 questões de múltipla escolha, de 11 disciplinas do ensino médio, com cinco questões cada. A prova será aplicada no dia 19 de dezembro, das 8h às 12 h, em 30 municípios do Pará. Pela primeira vez, o processo será realizado em São Geraldo do Araguaia, Portel, Novo Progresso, Senador José Porfírio, Santa Izabel e Conceição do Araguaia.

Inscrição – Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.ceps.ufpa.br, a partir das 14 horas do dia 20 de setembro até as 23 horas do dia 19 de outubro. O valor da taxa de inscrição será de R$ 40,00 (quarenta reais) e poderá ser pago até o dia 20 de outubro, dentro do horário bancário.

Isenção - Os candidatos que desejarem pleitear a isenção no pagamento da taxa devem informar, no ato da inscrição, o número do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), conforme prevê o Decreto n.º 6.135, de 26 de junho de 2007. Quem ainda não fez o cadastro deve procurar qualquer agência da Caixa Econômica Federal e solicitar o formulário.

Foto: Alexandre Moares

Fonte: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA