Inspiração Perfume e Cosméticos

Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

FIT ABRE PRÉ-INSCRIÇÕES GRATUITAS PARA 9 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO


As Faculdades Integradas do Tapajós disponibilizaram no site WWW.fit.br as pré-inscrições gratuitas para nove cursos de pós-graduação, em nível de especialização, os quais deverão iniciar em janeiro de 2011, após processo regular de seleção dos candidatos e matrículas.

Haverá novas turmas para os seguintes cursos: Enfermagem Obstétrica; Saúde e Segurança no Trabalho; Análises Clínicas e Toxicológicas; Gestão e Organização de Recursos Humanos; Gestão e Docência na Educação Superior; MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria; e MBA em Marketing.

Estão sendo lançados dois novos cursos: MBA em Consultoria Empresarial e MBA em Gestão Pública.

Informações na Coordenação de Pós-Graduação: fone 93 – 35235088, ramal 234



Fonte: FIT - Faculdades Integradas do Tapajós

Edital e Mestrado UFAM

Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada

  • Nível: Mestrado
  • Inscrições: 03 de Novembro a 03 de Dezembro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)

Fonte: UFAM


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Educação a distância traz delegação francesa ao Brasil

Curitiba — Representantes do Ministério da Educação da França fizeram visita ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná na terça-feira, 19, e na quarta, 20. Eles estão no Brasil para conhecer metodologias e tecnologias de educação à distância.

Na instituição paranaense, os europeus visitaram estúdios, assistiram a apresentações sobre cursos e acompanharam aula ao vivo do curso superior de tecnologia em gestão pública. Segundo a pró-reitora de ensino, pesquisa e pós-graduação do instituto, Neusa Nery, a comitiva busca subsídios para superar dificuldades na implantação de cursos a distância em países da União Europeia. “Essas dificuldades são de natureza pedagógica e também tecnológica”, disse. “O interesse é verificar como nós fazemos essa metodologia funcionar aqui no Brasil.”

Neusa revela que o governo francês pretende adotar a educação a distância em cursos de formação continuada para professores. “A expectativa é a de que a experiência brasileira sirva de modelo para a expansão do ensino a distância europeu”, afirmou.

Rede — Brasil e França pretendem formar uma rede de ensino profissionalizante, com ênfase nas indústrias aeronáutica, automotiva e eletrônica, na saúde pública e assistência social e nas áreas de turismo, hotelaria e gastronomia. Para isso, em 2008, foi firmado protocolo pelos dois governos. O documento prevê a realização de seminários temáticos alternadamente nos dois países, entre outras ações.

Entre 8 e 12 de novembro, uma comitiva brasileira visitará a França para conhecer a estrutura da educação profissionalizante daquele país. A delegação será formada por representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Assessoria de Imprensa do instituto federal do Paraná



Com informações Portal do MEC

Novas regras dispensam fiadores e prevêem a prorrogação de prazos

O acesso à educação superior pública está ainda mais democratizado. O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) agora dispõe de um fundo de garantia que dispensa o fiador para os novos contratantes, o que vai permitir que mais pessoas de baixa renda tenham a oportunidade de cursar a universidade.

A medida foi anunciada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira, 20. Com o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), podem abrir mão de fiadores os estudantes que tenham renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio, os matriculados em cursos de licenciatura e os bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) que optem por inscrição no Fies no mesmo curso em que são beneficiários da bolsa.

“Conseguir fiadores é muito difícil, em qualquer camada social; as pessoas têm medo de assumir responsabilidades pelo outro, mesmo entre amigos”, salientou o presidente. Com as recentes mudanças no Fies e outras ações em curso, como Prouni e expansão das instituições federais, Lula disse acreditar que o país está no caminho da universalização do ensino superior.

Para recorrer ao fundo, o estudante deve, no momento da inscrição, optar pela nova modalidade e verificar se a instituição na qual pretende ingressar também aderiu. A adesão das instituições participantes do Fies ao Fgeduc é voluntária, pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

O Fgeduc será composto por recursos do Tesouro Nacional e por parte dos títulos transferidos pelo Fies a instituições participantes. Independentemente do agente financeiro escolhido pelo estudante, pode ser feita a opção pelo fundo garantidor. São agentes financeiros do Fies a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Renegociação — Outra medida anunciada por Lula permite a renegociação dos contratos antigos e a prorrogação do prazo de quitação. Os estudantes que tenham firmado contrato com o Fies até 14 de janeiro deste ano podem pedir a revisão do prazo total de quitação para até três vezes o período de utilização do financiamento, acrescido de 12 meses. Essa regra já vale para os contratos firmados desde janeiro, quando foram publicadas as mudanças no fundo.

Para verificar o novo valor da parcela, um simulador estará disponível na página eletrônica do Fies a partir desta quinta-feira, 21. O pedido de renegociação deve ser feito pelo estudante no SisFies. Em seguida, precisa ser formalizado pelo estudante e por seu fiador na agência bancária na qual a operação foi contratada (com a apresentação da documentação exigida) por meio de termo aditivo ao contrato.

Podem renegociar contratos os estudantes que estiverem nas fases de amortização 1 e 2 do financiamento e que paguem prestações de valor superior a R$ 100. Tanto os adimplentes quanto os inadimplentes podem pedir o benefício. Para o cálculo do novo prazo, será deduzido o período de amortização transcorrido até a data da formalização do pedido.

“Com essas novas regras do Fies, fechamos a reforma do fundo. Agora, só não vai estudar quem não quiser”, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo ele, ações como o Fies, o Prouni, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), os institutos federais e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) dão a possibilidade concreta de alcançar 10 milhões de universitários em alguns anos. Hoje, o país tem 6,5 milhões.

Histórico — O Fies existe desde 1999. Em janeiro deste ano, foi reformulado para facilitar o acesso. Com as novas regras, os estudantes podem pedir o financiamento em qualquer época do ano e etapa do curso. Os juros baixaram para 3,4% ao ano e o prazo para quitação do empréstimo passou de duas para até três vezes o tempo de duração do curso, acrescido de 12 meses.

O número de contratos firmados a partir das mudanças comprova que o acesso ao Fies foi ampliado. Somente este ano, foram firmados 58 mil — em 2009, foram 32 mil.

Movimentos estudantis – Tanto o presidente Lula quanto o ministro Haddad crêem que o diálogo com entidades e movimentos estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), entre outras, tiveram valor na construção das recentes ações na educação superior.

No caso do financiamento estudantil, por exemplo, representantes do movimento Fies Justo, levaram propostas a dirigentes do MEC e parlamentares. Daniela Pellegrini, fundadora da organização, se diz satisfeita com os avanços alcançados. “As novas medidas referentes ao Fies são fruto da demanda dos estudantes”, ressaltou. A jovem, já formada, foi uma das que se beneficiaram pela redução dos juros, por exemplo. “De R$ 700, passei a pagar R$ 300”, contou.

Assessoria de Comunicação Social



Com informações Portal do MEC

Uepa oferta primeiro mestrado em Ciências da Religião do Norte

O edital tem previsão para ser divulgado no próximo mês de novembro, com a oferta de 12 vagas em duas linhas de pesquisa: ‘Movimentos e Instituições Religiosas no Contexto Amazônico’ e ‘Hermenêutica das Linguagens de Religião no Contexto Amazônico’.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) já conta com seu quarto curso de mestrado. Trata-se do Mestrado em Ciências da Religião, o primeiro da área na região Norte e o terceiro no Brasil, aprovado no último dia 14 de outubro, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC).

A Capes apreciou a proposta do novo curso de mestrado da Uepa no período de 29 de setembro a 1º de outubro de 2010 e o recomendou durante a 121ª edição da Reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTCES), em Brasília.

Oferecido exclusivamente pela Uepa, o Mestrado em Ciências da Religião tem previsão para publicar o edital no próximo mês de novembro. A seleção irá ofertar 12 vagas, divididas em duas linhas de pesquisa: ‘Movimentos e Instituições Religiosas no Contexto Amazônico’ e ‘Hermenêutica das Linguagens de Religião no Contexto Amazônico’.

Durante o primeiro ano da pós-graduação, os alunos irão cursar quatro disciplinas obrigatórias e duas optativas. No segundo ano, o aluno terá dedicação exclusiva ao seu trabalho de dissertação.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uepa, Jofre Freitas, a aprovação é resultado do comprometido com o crescimento da instituição, investimento em infraestrutura da pesquisa e qualificação de professores no Estado. “Em menos de dois anos, quadruplicamos o número de cursos de mestrado da Uepa e estamos esperando que as outras propostas enviadas tanto de mestrado acadêmico como de mestrados profissionais também sejam aprovadas”, ressaltou.

Já o coordenador da proposta aprovada pela Capes, Douglas Conceição, avalia que o mestrado amplia o destaque da Universidade no cenário nacional, já que está entre as poucas instituições públicas do país a oferecer o Curso de Graduação em Ciências da Religião como programa de ensino. “A aprovação do mestrado em Ciências da Religião amplia esta posição de destaque, porque agora a Uepa manterá não só um programa de ensino, mas também um programa de pesquisas, que terá sobre o fenômeno religioso um olhar exclusivo. Nós somos, neste momento, a única universidade estadual no Brasil, e a primeira na região Norte , a ter um mestrado dessa natureza reconhecido pela Capes”, conta.



Com informações UEPA

Estudantes vão poder contratar Fies sem fiador

Para o presidente Lula, a medida facilita o acesso de pessoas com baixa rendam à universidade.

Brasil - O decreto que cria o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc) e garante a dispensa de um fiador para os novos contratantes do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), foi assinado ontem (20) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Direcionada aos estudantes de licenciatura e de renda familiar mensal per capita de até um salário e meio, a medida permitirá que o curso seja financiado pelo Fies sem a necessidade de fiador. Bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) também poderão recorrer ao fundo.

“Conseguir fiadores é muito difícil, em qualquer camada social; as pessoas têm medo de assumir responsabilidades pelo outro, mesmo entre amigos”, salientou o presidente. Com as recentes mudanças no Fies e outras ações curso, como ProUni e expansão das instituições federais, Lula disse acreditar que o país está no caminho da universalização do ensino superior.

Para recorrer ao fundo, o estudante deve, no momento da inscrição, optar pela nova modalidade e verificar se a instituição na qual pretende ingressar também aderiu. A adesão das instituições participantes do Fies ao Fgeduc é voluntária, pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

Recursos

O Fgeduc será composto por recursos do Tesouro Nacional e por parte dos títulos transferidos pelo Fies a instituições participantes. Independentemente do agente financeiro escolhido pelo estudante, pode ser feita a opção pelo fundo garantidor. São agentes financeiros do Fies a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Novidades

Estudantes de licenciatura e de renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio poderão financiar estudos pelo Fies sem necessidade de fiador. Bolsistas parciais do ProUni também poderão recorrer ao fundo.
Trabalho para pagar a dívida

Em 2010, graças a um projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados, o Fies sofreu mudanças que beneficiaram milhares de estudantes em todo o país. A deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) foi quem propôs parte das mudanças adotadas que se transformaram na Lei 12.202, de 14 de janeiro de 2010. As regras passaram a valer já para este ano.

A partir de proposta inserida por Elcione Barbalho, médicos ou professores formados poderão pagar o financiamento estudantil que receberam durante a faculdade com trabalho em escolas públicas ou no programa Saúde da Família. As regras já valem para este ano. O abatimento será de 1% da dívida a cada mês trabalhado.

“Esta possibilidade pode contribuir para reduzir a deficiência de médicos para atendimentos básicos à população do Norte do país”, destacou Elcione. Ela lembrou que recente matéria divulgada pela imprensa revelou que pelo menos 50 municípios do Pará não contam com nenhum médico para atender a população. “Em outras 32 localidades só existe um médico, como no distrito de Castelo dos Sonhos, que fica a 1.100 quilômetros da sede de Altamira”, explicou Elcione Barbalho.

O médico integrante de equipe do programa de Saúde da Família que se graduou com a ajuda do Fies terá abatimento na dívida somente se atuar “em especialidades e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional, definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde”, diz a lei.

Os formandos em medicina que optarem por ingressar em programa de residência médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e em especialidades definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde terão o período de carência estendido por todo o período de duração da residência.

A nova legislação estende aos contratos formalizados até agosto do ano passado a redução de 6,5% para 3,5% dos juros incidentes sobre o saldo devedor. O prazo para quitar a dívida com o governo foi ampliado de duas para três vezes o período financiado pelo Fies. Um estudante que financiou um curso universitário durante quatro anos, por exemplo, terá até 12 anos para pagar o que deve.


Com informações de Diário do Pará

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Criadas regras contra cópia de trabalhos escolares

O Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) aprovou nesta terça-feira (19), por unanimidade, uma série de recomendações para coibir o comércio ilegal de trabalhos acadêmicos e o plágio de monografias nas universidades brasileiras.

A entidade enviará ofício a todas as instituições de ensino superior brasileiras para que invistam na adoção de softwares de busca de similaridades na internet e em bancos de dados de forma a identificar plágio de obras jurídicas e monografias disponíveis na rede.

O presidente da instituição, Ophir Cavalcante, atribui o aumento de "cópias" dos trabalhos acadêmicos à proliferação de cursos de direito de baixa qualidade.

Quanto ao comércio ilegal de monografias, a OAB aprovou que o Ministério da Justiça, a Polícia Federal e o Ministério Público, juntos, tomem as providências penais cabíveis para a responsabilização criminal das empresas especializadas na venda de trabalhos.(DOl com informações R7)


Fonte: Diário Online

Jovens do continente discutem sobre o ensino médio ideal

Montevidéu — Termina nesta segunda-feira, 18, a primeira reunião do Parlamento Juvenil do setor educativo do Mercosul, que teve início no sábado, 16, em clima de expectativa. Jovens do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Colômbia, com idade entre 14 e 17 anos, chegaram a Montevidéu dispostos a falar sobre o ensino médio ideal.

Em comum, os representantes de cada país entendem que as principais mudanças devem partir dos jovens. “Temos ideias inovadoras, mas até agora não tínhamos muita voz. O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma grande oportunidade de nos expressarmos”, disse Larissa Quinelli, representante da delegação brasileira.

Independentemente da nação a que pertencem, os adolescentes compartilham experiências e revelam tanto o que há de bom quanto de problemático no ensino, de acordo com a vivência, em cada lugar. “Colocamos o bem comum acima do bem particular durante esse encontro”, enfatizou Larissa.

Na visão do ministro da Educação do Uruguai, Ricardo Erlich, as novas gerações têm potencial para colocar as promessas em prática. “Somar forças é o caminho para a mudança. Por isso vocês estão aqui” afirmou Erlich. “Hoje, estão convocados para debater o tipo de ensino médio que o continente precisa.”

O presidente do Conselho Diretivo Central do Mercosul, José Seoane, salienta que os temas partilha, aprendizagem, compromisso e esperança dão o tom das discussões. “Poucas coisas podem ser tão esperançosas como jovens reunidos para dar sugestões e resoluções a problemas”, afirmou.

Nesta segunda-feira, os 126 adolescentes do seis países entregarão aos integrantes do Parlamento um documento com propostas sobre a educação na América Latina. Ao longo dos três dias, eles participaram de comissões de trabalho e de reuniões plenárias. Participam do encontro 27 estudantes brasileiros, um de cada unidade da Federação — são 18 titulares, com direito a voto, e nove suplentes.

Parlasul — Também nesta segunda-feira começa a reunião do Parlamento do Sul (Parlasul). Criado em 2006, o organismo representa os interesses dos cidadãos dos países da região. É um espaço de debates sobre aspectos comuns entre as localidades, bem como suas diversidades. O objetivo é fortalecer e aprofundar a integração regional.

Entre os assuntos discutidos no Parlasul estão economia, educação, cultura, esportes, tecnologia, trabalho, desenvolvimento sustentável, segurança, energia e direitos humanos. No setor educacional, o Brasil exerce a presidência pro tempore.
Letícia Tancredi



Leia também: Jovens trocam experiências sobre a realidade de cada país

Leia também: Jovens levam propostas sobre educação a países do Mercosul


Fonte: Portal do MEC

Liberados R$ 218 milhões de vários programas para escolas e secretarias

Recursos de R$ 218,1 milhões foram colocados este mês à disposição de escolas públicas de educação básica e secretarias de educação. Os repasses, referentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), ao programa Brasil Alfabetizado e ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) foram feitos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre os dias 8 e 15 últimos.

Da merenda escolar, foram destinados R$ 54,3 milhões às secretarias estaduais de educação e R$ 125,7 milhões às municipais, referentes à parcela de setembro. Com a transferência de recursos financeiros, o Pnae garante a alimentação escolar de estudantes da educação básica — educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos — matriculados em escolas públicas e filantrópicas.

Dos repasses referentes ao Brasil Alfabetizado, foram liberados R$ 2,3 milhões para 75 prefeituras. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com estados e municípios em todo o território nacional. Têm atendimento prioritário 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%.

Os recursos do PDDE para melhoria da infraestrutura e de gestão de escolas chegaram a R$ 13,4 milhões. Do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola), foram transferidos R$ 18,9 milhões. As unidades de ensino que oferecem turno integral e participam do programa Mais Educação receberam R$ 3,2 milhões. As que abrem nos fins de semana ficaram com R$ 121,6 mil.

Além de liberar dinheiro para manutenção da infraestrutura das escolas públicas, o PDDE promove a acessibilidade para estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida, financia a educação integral, o funcionamento das escolas nos fins de semana, com a oferta de atividades educativas e recreativas, e a reforma e a construção de coberturas de quadras esportivas em escolas participantes do Mais Educação.

Os valores detalhados das transferências para cada município, estado ou entidade estão na página eletrônica FNDE


Assessoria de Imprensa do FNDE




Fonte: Portal do Mec

terça-feira, 19 de outubro de 2010

MPS prioriza qualidade em informática no país


15/10/2010 - O modelo de Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPS), foi criado no ano de 2003 com o objetivo de aprimorar a qualidade dos softwares brasileiros de acordo com normas internacionais do setor.

A iniciativa reúne empresas, universidades e o governo federal, que chega a investir até 40% do custo de implementação do programa nas empresas. Atualmente, a empresa Softex é a responsável pelo controle de implementação, treinamento e adequações do modelo em Manaus. Este foi um dos temas discutidos na semana passada durante o ERIN, evento que abordou como tema principal a informática, realizado pela Ufam.

Ouça a reportagem completa aqui.

Acompanhe a FAPEAM no Twitter.

Edilene Mafra e Orestes Litaiff - Rádio Com Ciência

Fonte: Agência Fapeam

Iniciativa da Biblioteca Digital da FAPEAM é apresentada em evento nacional


15/10/2010 - O relato de experiências sobre o processo de criação de uma biblioteca digital e os desafios para sua implementação, estes são os focos principais da pesquisa intitulada “Dissertações e Teses: acesso digital da produção científica fomentada pela Fapeam”, da pesquisadora e professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Soraia Pereira Magalhães, que também é bolsista do Programa de Comunicação Científica e responsável pela organização da Biblioteca Digital (BD) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).


A apresentação do trabalho no 16º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias e no 2º Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais só está sendo possível devido ao suporte oferecido por meio do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (PAPE), da FAP do Amazonas. O evento ocorre no período de 17 a 22 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro.


Desafios da BDTD


Para Magalhães, um trabalho de sistematização demanda tempo para gerar resultados satisfatórios no campo da recuperação e disseminação da informação. No caso da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), o maior desafio ainda é o acesso às informações, dentre essas está a ausência de dados dos pesquisadores, o que inviabiliza a imediata inserção do trabalho de pesquisa na BDTD.


O trabalho é árduo e difícil, mas, segundo Magalhães, isso pode ser revertido. "Esse trabalho de sensibilização junto aos pesquisadores é uma prática de esclarecimento e consenso da importância da divulgação científica em nosso Estado. De certa forma, isso pode mitigar essa dificuldade, mas por outro lado, reduz o volume das dissertações e teses da base documental”, salientou a pesquisadora.


Etapas


Durante a primeira etapa dos trabalhos, Magalhães concentrou os estudos sobre os parâmetros que correspondem à questão do acesso livre em ambiente digital e à escolha do repositório institucional de acesso livre para uso da FAPEAM.

São essas experiências que devem ser discutidas no evento do Rio de Janeiro, além de aspectos vinculados ao direito autoral, aos repositórios de acesso livre, dentre outros itens. “Este estudo aponta dados sobre a produção científica fomentada pelo Estado do Amazonas e os aspectos que contribuem para sua visibilidade. Isso repercute positivamente no campo da ciência no Amazonas”, declarou.

Benefícios

De acordo com Soraia Magalhães o PAPE dá o apoio necessário à divulgação dos trabalhos científicos produzidos em diversas áreas. Ela lembra que, no passado, somente quem possuía bons recursos poderia empreender a divulgação de seus trabalhos num âmbito mais abrangente, isto é, além de seu ambiente de trabalho. “O Estado, ao contribuir com esse benefício, oferece a possibilidade de troca de saberes. Com certeza o pesquisador volta de uma atividade científica motivado para ampliar e desenvolver novos estudos”, completou.

Sobre o Programa

O Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (PAPE) consiste em apoiar, com passagens aéreas, pesquisadores e estudantes de graduação ou pós-graduação, para apresentarem trabalhos em eventos científicos e tecnológicos nacionais e internacionais.

Sebastião Alves –


Fonte: Agência Fapeam

Aberta Seleção para o Mestrado e Doutorado 2011 NO NAEA/UFPA.

Abertas as inscrições para os cursos de Pós-Graduação NAEA/UFPA em nível de Mestrado Nacional e Internacional, Doutorado Nacional e Internacional.

Doutorado Nacional
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido – PPGDSTU/NAEA/UFPA, conforme decisão do Colegiado, torna público o Edital de Seleção Nacional do Curso de Doutorado em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental 2011/2014 para preenchimento de até 20 (vinte) vagas, sendo até 30% (trinta por cento) destinadas à demanda de docentes dos campi do interior da UFPA.

Mestrado Nacional
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido – PPGDSTU/NAEA/UFPA, conforme decisão do Colegiado torna público o Edital de Seleção Nacional do Curso de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento 2011/2013 – PLADES para preenchimento de até 20 (vinte) vagas.

Serviços:

Mestrado

A Homologação das inscrições acontece no dia 17 de novembro de 2010. A Prova escrita: 19 de novembro de 2010, às 8:30 h e a divulgação do resultado da prova escrita é no dia 29 de novembro de 2010. Entrevistas: 01 a 03 de dezembro de 2010. Divulgação do resultado final da seleção: 06 de dezembro de 2010 (até às 20:00 horas).


Doutorado
As inscrições a Divulgação da Homologação da Inscrição (de acordo com a Linha de pesquisa): 18 de novembro de 2010. A análise da documentação, do Curriculum Vitae e do Projeto: 19 de novembro a 26 de novembro de 2010. A divulgação do resultado da Análise da documentação, do Currículo Vitae e do Projeto: 29 de novembro de 2010. As entrevistas: 01 a 03 de dezembro de 2010. A divulgação do resultado final: 06 de dezembro de 2010.

* Importante
- Uma das etapas eliminatórias da Seleção do Mestrado e do Doutorado 2011 será o exame de Proficiência em Língua Inglesa realizado por Universidades Federais e Estaduais. *A prova do PROFILE (Proficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras) será realizada pelo FALEM (Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas) em 22/10/2010. Informações sobre a incrições e as provas do PROFILE através do site www.ufpa.br/profile.

Imformações completas aqui mesmo no Site em Editais

Mais informações na secretaria da Coordenação do PPGDSTU: E-mail: pdtu_naea@ufpa.br - Telefone: (91) 3201-7237 - Site - www2.ufpa.br/naea – endereço - Rua Augusto Corrêa, nº 1 - Campus Universitário do Guamá, Setor Profissional CEP: 66.075-900 Belém – Pará

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Cristina Pinheiro - ASCOM NAEA
Cidade Universitária José da Silveira Netto, Campus Profissional - Av. Augusto Corrêa, 01 - Guamá - 66075-900 - Belém-PA - Telefone 3201-8521 E-mail: comunicacao_naea@ufpa.br; comunicação.naea@gmail.com - Site: www.ufpa.br/naea


http://www2.ufpa.br/naea/



Fonte: UFPA/NAEA

MEC repudia declarações do candidato José Serra sobre o exame

O Ministério da Educação lamenta profundamente que a cerca de 20 dias da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que movimentará sonhos e aspirações de 4,6 milhões de estudantes em todo o país, o assunto seja tratado de forma leviana pelo candidato à Presidência da República José Serra.

O candidato de oposição ao atual governo anunciou que quer acabar com o novo Enem, um projeto construído pela rede federal de educação superior, com a participação das 59 universidades federais e dos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, em todo o país.

Após a reformulação do exame, a rede decidiu abandonar o vestibular tradicional em proveito de um sistema democrático de acesso à educação superior pública de qualidade. Este ano, a rede oferecerá mais de 83 mil vagas, preenchidas exclusivamente pelo Enem, além das 140 mil bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Desde 2004, os partidos de oposição, por meio do Partido Democratas (DEM), tentam junto ao Supremo Tribunal Federal a declaração de inconstitucionalidade do ProUni, que tem o Enem como principal porta de entrada e já beneficiou mais de 700 mil jovens estudantes de baixa renda.

O candidato José Serra partidariza uma discussão que sempre foi tratada de forma suprapartidária pelo Ministério da Educação. O novo Enem foi elogiado por parlamentares de diversos partidos, inclusive do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado Federal. É lastimável que o candidato agora se valha de um crime cometido contra o Estado e apurado pela Polícia Federal para partidarizar o debate sobre Educação.

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação




Fonte: Portal do MEC