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Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Índices revelam melhora da qualidade em todas as etapas do ensino em 2009

A qualidade da educação no Brasil avançou mais. O índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) do país cresceu em todas as etapas de ensino entre 2007 e 2009. No ensino fundamental, o indicador superou as metas propostas para o período e alcançou as de 2011. “O fantasma da queda de qualidade está ficando para trás”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, durante a divulgação dos dados, nesta quinta-feira, 1º. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o Ideb subiu para 4,6 em 2009. A nota proposta para o período era 4,2 – índice já registrado na aferição de 2007. Nos anos finais, o indicador foi para 4,0 pontos, superando a meta de 3,7 para o ano. O mesmo ocorreu no ensino médio, que obteve índice de 3,6. O objetivo era registrar pelo menos 3,5 nessa etapa de ensino no período. Haddad considera normal que a melhora no índice seja proporcionalmente maior nos anos iniciais do ensino fundamental. “Vínhamos de um período de recessão educacional, de queda de proficiência. Quando a educação começa a melhorar, é como uma onda; a arrancada mais forte se dá nos anos iniciais e se propaga, ao longo do tempo, nos finais e no ensino médio.” O Ideb foi criado em 2005, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino.

O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos. O objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, chegue à nota seis em 2021 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
“O Brasil está numa trajetória ascendente e consistente pelo quarto ano consecutivo. Ainda estamos distantes da meta de 2021, mas com a esperança renovada de que será alcançada”, afirmou Haddad. Entre os fatores que influenciam na melhoria da qualidade da educação, segundo o ministro, estão as ações que compõem o PDE – da creche à pós-graduação – e a mobilização natural das redes e escolas a favor do cumprimento das metas do Ideb estabelecidas para cada uma. No indicador estão reunidos dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação: o fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e evasão obtidas no censo da educação básica) e as médias de desempenho nas avaliações Prova Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A Prova Brasil é um teste de leitura e matemática para turmas de quarta e oitava séries (ou quinto e nono anos) do ensino fundamental.

Os alunos do ensino médio fazem o Saeb, avaliação por amostra, que também avalia habilidades em língua portuguesa e matemática. No ano passado, as avaliações foram aplicadas a 2,5 milhões de alunos da quarta série (quinto ano), 2 milhões da oitava série (nono ano) e 56 mil do ensino médio.
Os dados divulgados nesta quarta-feira mostram que o desempenho dos estudantes nas avaliações foi o que mais pesou na composição do Ideb de 2009. Nos anos iniciais, por exemplo, foi responsável por 71% da composição da nota. Já no ensino médio, embora o desempenho tenha sido responsável pela maior parte da nota, a taxa de rendimento subiu em relação a 2007; teve 42% de importância no índice, comparado aos 29% da medição anterior. Assessoria de Comunicação Social Confira os resultados do Ideb nacional de 2009


Fonte:
http://portal.mec.gov.br/

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Bolsista realiza estudo que pretende modificar diagnósticos de fertilidade masculina

Um estudo realizado pelo pesquisador brasileiro Hermes Gadelha, no Centro de Matemática e Biologia da Universidade de Oxford, na Inglaterra, pretende modificar a maneira como se entende fertilidade masculina. De acordo com reportagem do Instituto Ciência Hoje, a pesquisa põe em xeque os resultados dos testes desse tipo de diagnóstico. O físico-matémático pernambucano de 27 anos está no exterior com bolsa de doutorado pleno pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A pesquisa pode afetar diretamente parte da população que tem problemas de fertilidade. Como explica o pesquisador Hermes Gadelha, as clínicas de fertilidade utilizam o método de contagem de espermatozóides para determinar a fertilidade de um homem, o que pode ser insuficiente na determinação de um diagnóstico. “Os exames de hoje se atentam ao número de células, quantas estão movendo de acordo com o padrão. Mas o que a gente acredita é que isso não é suficiente, se você tem um número pequeno de células, mas de qualidade relativamente boa você pode ser fértil”.

Estudo faz uso da matemática para investigação de sistemas biológicos (Foto: Domínio Público)

O pesquisador explica que o objetivo é a criação de um software que auxilie os médicos com dados mais específicos para diagnosticar a fertilidade. “É preciso levar em conta a funcionalidade da célula. Apenas contando você não diz se é boa ou ruim. A partir de dados como velocidade, energia e eficiência é possível realizar uma estatística que diga um pouco mais”, explica.

O estudo faz uso da matemática para investigação de sistemas biológicos. “Tento entender como células, espermatozóides, se locomovem utilizando a matemática como ponto de partida”, explica Hermes. Segundo ele, a pesquisa sempre teve como foco a aplicabilidade, por isso não se trata apenas um estudo de matemática: o aspecto interdisciplinar é muito importante para pesquisa. Além da teorização matemática, o estudante realiza experimentos no Hospital da Mulher na cidade de Birmingham, o centro líder em fertilização in vitro na Inglaterra.

Os resultados do trabalho foram publicados nas revistas Cell Motility and the Cytoskeleton e Journal of the Royal Society Interface, e foram também assunto de reportagem na revista Science.

Fomento
Hermes considera como cruciais o papel das agências de fomento brasileiras no desenvolvimento de sua carreira acadêmica. Antes de ser bolsista de doutorado pleno da Capes, o estudante recebeu bolsa de iniciação científica na graduação e no mestrado bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Sempre falo aqui na Inglaterra que não poderia ter chegado onde cheguei sem o apoio do governo brasileiro. Sou um entusiasta desse fomento, torna o caminho dos cientistas muito mais realizável”, afirma.

Hermes afirma que não teria realizado seus estudos sem o apoio das agências federais (Foto: Arquivo Pessoal)

Como todo bolsista de doutorado pleno no exterior pela Capes, Hermes Gadelha deve voltar ao Brasil após concluir sua pós-graduação para desenvolver atividades de docência e pesquisa por um período pelo menos igual ao que ficou fora do país. O que já está nos planos do estudante. “Não me vejo morando fora do Brasil”, confessa Hermes, que tem como meta trazer esse tipo de pesquisa de interação entre matemática e sistemas biológicos para o país.

“Os primeiros estudos dessa natureza são da década de 50. No Brasil, entretanto, sou o único trabalhando com esse tipo de pesquisa. Era algo que não existia no nosso país, mas agora estou aprendendo e vou levar esse conhecimento de volta. Um recifense não precisará vir pra Oxford pra estudar isso, como eu fiz. Estaremos no mesmo nível de qualidade dos pesquisadores aqui”, conclui.

Conheça mais sobre o trabalho de Hermes Gadelha e saiba mais sobre o programa de doutorado pleno no exterior da Capes.

Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes

Fonte: Capes

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Abertas inscrições para concurso de artigos científcios

Estão abertas, até 19 de julho, as inscrições para o Prêmio de Artigos Científicos sobre Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público.

Iniciativa da Secretária Executiva do Ministério da Fazenda com apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e realização da Escola de Administração Fazendária (ESAF), o prêmio tem como finalidade estimular e fortalecer a pesquisa sobre o tema e difundi-lo na comunidade acadêmica brasileira e na sociedade.

O concurso premiará os melhores trabalhos sobre o assunto nas categorias Estudantes de Graduação e Profissionais. A premiação será de R$ 3 mil, R$ 2 mil e R$ 1,5 mil para 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente, para categoria Estudantes de Graduação. Já na categoria Profissionais, os prêmios são R$ 6 mil (1º lugar), R$ 4 mil (2º lugar) e R$ 3 mil (3º lugar).

O concurso está dividido em três áreas temáticas. São elas: 1- Geração e utilização da informação de custos como indutora da qualidade do gasto público; 2- Desafios na integração dos sistemas governamentais para a geração da informação de custos e aperfeiçoamento do ciclo orçamentário-financeiro dos órgãos da administração pública federal; e 3 - A implantação e a utilização de informação de custos nos poderes legislativo e judiciário, bem como em estados e municípios.

O regulamento está disponível na página www.esaf.fazenda.gov.br. Mais informações pelo telefone (61) 3412-6018 e pelo e-mail premio-custos.df.esaf@fazenda.gov.br

(CNPq)


Fonte: http://www.fapespa.pa.gov.br/