Inspiração Perfume e Cosméticos

Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Projeto de bolsista da Capes deve resultar em novo campus universitário no Pará

O trabalho desenvolvido pelo bolsista do Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS), professor Carlos Alberto Dias, deve resultar em um novo campus universitário no nordeste paraense. Dias, originalmente professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense em Macaé, tem desenvolvido como bolsista um projeto para implantação e desenvolvimento de um novo Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), no município de Salinópolis, a 230 Km de Belém.

De acordo com o professor, o projeto já conta com o apoio da prefeitura do local, que doou à universidade um terreno de 44 hectares para sediar os novos prédios. A meta inicial é ofertar cursos de graduação e pós-graduação em engenharia de exploração e produção de petróleo, e engenharia costeira e oceânica, bem como um curso profissionalizante de Pesca.

Segundo Carlos Alberto Dias, a reitoria da UFPA já obteve o sinal verde do Ministério da Educação para a construção do novo campus. "Devemos iniciar com cerca de 60 docentes residentes, que irão constituir o corpo docente de um instituto de ciência e tecnologia do mar e petróleo", explica. Espera-se deslocar para Salinópolis os atuais membros do corpo docente de oceanografia da UFPA, como também um grupo de docentes das áreas de geologia e geofísica. Serão abertos concursos para completar as 60 vagas iniciais.

O professor conta também que foi doada uma área no Parque Ecológico da Fonte do Caranã, para receber o prédio da Fundação Cultural de Salinópolis, como parte do projeto. "Já dispomos de recursos para a construção do prédio da Fundação, como também, a doação de duas bibliotecas especializadas, cada uma com cerca de mil títulos, sendo uma biblioteca brasiliana e a outra de literatura brasileira, para constituir o acervo inicial da fundação", afirma.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Zagury Tourinho, destaca a importância da expansão da universidade. "A chegada da UFPA a Salinas representará uma significativa conquista acadêmica para o nordeste paraense e um avanço das condições para a pesquisa e pós-graduação na instituição", explica.

PVNS
O PVNS é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem como foco instituições federais de ensino superior (Ifes) criadas a partir do ano 2000 ou que participam do Reuni com campi fora de sede interessadas em receber professores-doutores de alto nível em seu quadro docente.

O objetivo é expandir científica e academicamente essas novas Ifes e apoiar o fortalecimento de grupos de pesquisa voltados para o desenvolvimento regional. Para isso, o PVNS concede às universidades bolsas de R$ 8.905,42 mensais, pagas diretamente aos professores-visitantes por um período de dois anos, prorrogável por mais dois, e passagens áreas, de ida e volta, entre o local onde ele resida e o da instituição.

O professor-visitante deve ser doutor há pelo menos dez anos, estar aposentado ou oficialmente licenciado, ser pesquisador nível 1 do CNPq ou equivalente, ter sido docente e pesquisador de reconhecida competência em sua área e ter produção científica relevante, notadamente nos últimos dez anos, entre outros compromissos. É preciso também que seja comprovada a necessidade da atuação do professor para o aprimoramento dos programas e projetos da Ifes, considerando a inserção socioeconômica e cultural da instituição.

O professor Carlos Alberto elogia a iniciativa de incorporar professores aposentados em projetos de implantação e desenvolvimento de novos campi universitários pelo Brasil afora. "Trata-se de um programa de altíssima relevância para o desenvolvimento do País, pois mobiliza a competência e a energia latente disponível de pesquisadores seniores nacionais aposentados, mas ainda em plena capacidade de trabalho, antes geralmente subutilizados", afirma.

Para o professor aposentado e agora bolsista, o PVNS possui a capacidade de reverter assimetrias regionais da educação superior do país. "Para as regiões mais carentes do País, como Amazônia, Centro-Oeste e Nordeste, este programa tem um potencial de mudança extraordinário", conclui.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 2022-6259 begin_of_the_skype_highlighting (61) 2022-6259 end_of_the_skype_highlighting ou pelo e-mail pvns@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .


Fonte: CAPES

Editais e Seleções de Mestrado e Doutorado

Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas

  • Nível: Mestrado
  • Inscrições: 27 de Setembro a 26 de Outubro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

  • Nível: Mestrado
  • Inscrições: 01 a 29 de Outubro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)


Fonte: UFAM

LIVRE INICIATIVA DA FIT: dia para fazer a diferença!

Há seis anos, as Faculdades integradas do Tapajós aderiram à proposta da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), com sede em Brasília – (DF), e em 2010 a FIT vai realizar no dia 25 de setembro, ações que beneficiem a sociedade através do “Dia da Livre Iniciativa” ou “Dia do Ensino Responsável”, a partir das 8h e seguirá até as 14h, no campus da Instituição.

Os atendimentos serão direcionados as áreas de saúde, medicina veterinária, administração, econômica, educacional, assistência social e jurídica, dentre outras.

O evento é gratuito, e constará de: consultas (médica, enfermagem e nutricional), verificação de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação em humanos, coleta de material para PCCU, higienização bucal; vacinação de cães e gatos, coleta de sangue para teste de leshimaniose; orientação sobre prevenção de acidentes por animais peçonhentos; atendimento jurídico, audiências para divórcio, interdição e curatela, registro extemporâneo; recreação infantil; atividades de inclusão digital e palestras sobre Direitos do Idoso, Direitos da Criança e do Adolescente, Violência Doméstica. Além destas, o Casamento Civil que, neste ano, beneficiará 18 casais, que passarão a ter a sua união legalizada e abençoada em um culto ecumênico.

O evento é organizado pela FIT e conta com o apoio de diversos parceiros e patrocinadores, entre os quais: Mineração Rio do Norte, Via Marconi, TJE - Fórum da Comarca de Santarém, Ministério Público, Cartório do Registro Civil, Projeto Saúde Alegria (PSA), Samed, Ondotolab, Droga Mil, Centro de Controle Zoonozes, UEPA, Padrão Magazine, e outros.

Fonte: Gerência Mercadológica da FIT

Estagiária: Amanda Lago

LIVRE INICIATIVA DA FIT: dia para fazer a diferença!





LIVRE INICIATIVA DA FIT: dia para fazer a diferença!

Há seis anos, as Faculdades integradas do Tapajós aderiram à proposta da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), com sede em Brasília – (DF), e em 2010 a FIT vai realizar no dia 25 de setembro, ações que beneficiem a sociedade através do “Dia da Livre Iniciativa” ou “Dia do Ensino Responsável”, a partir das 8h e seguirá até as 14h, no campus da Instituição.

Os atendimentos serão direcionados as áreas de saúde, medicina veterinária, administração, econômica, educacional, assistência social e jurídica, dentre outras.

O evento é gratuito, e constará de: consultas (médica, enfermagem e nutricional), verificação de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação em humanos, coleta de material para PCCU, higienização bucal; vacinação de cães e gatos, coleta de sangue para teste de leshimaniose; orientação sobre prevenção de acidentes por animais peçonhentos; atendimento jurídico, audiências para divórcio, interdição e curatela, registro extemporâneo; recreação infantil; atividades de inclusão digital e palestras sobre Direitos do Idoso, Direitos da Criança e do Adolescente, Violência Doméstica. Além destas, o Casamento Civil que, neste ano, beneficiará 18 casais, que passarão a ter a sua união legalizada e abençoada em um culto ecumênico.

O evento é organizado pela FIT e conta com o apoio de diversos parceiros e patrocinadores, entre os quais: Mineração Rio do Norte, Via Marconi, TJE - Fórum da Comarca de Santarém, Ministério Público, Cartório do Registro Civil, Projeto Saúde Alegria (PSA), Samed, Ondotolab, Droga Mil, Centro de Controle Zoonozes, UEPA, Padrão Magazine, e outros.

Fonte: Gerência Mercadológica da FIT

Estagiária: Amanda Lago

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Inclusão digital: o que é e a quem se destina?

Iniciativas como a do PC Conectado são louváveis - mas não é só entregar máquinas, conforme bons e maus exemplos em outros países nos ensinam. Veja aqui a opinião de vários autores com quem conversamos.

Por Paulo Rebêlo (reportagem)

O termo “inclusão digital”, de tão usado, já se tornou um jargão. É comum ver empresas e governos falando em democratização do acesso e inclusão digital sem critérios e sem prestar atenção se a tal inclusão promove os efeitos desejados. O problema é que virou moda falar do assunto, ainda mais no Brasil, com tantas dificuldades – impostos, burocracia, educação – para facilitar o acesso aos computadores.

É que inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. A expressão nasceu do termo “digital divide”, que em inglês significa algo como “divisória digital”. Hoje, a depender do contexto, é comum ler expressões similares como democratização da informação, universalização da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente corretas.

Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Como fazer isso? Não apenas ensinando o bê–á–bá do informatiquês, mas mostrando como ela pode ganhar dinheiro e melhorar de vida com ajuda daquele monstrengo de bits e bytes que de vez em quando trava.

LEIA MAIS


Fonte: Webinsider

Decretos ampliam autonomia financeira e administrativa dos institutos federais

Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia terão, a partir de agora, mais autonomia financeira e de gestão. Isso significa mais liberdade para que as instituições remanejem seu orçamento, de acordo com suas necessidades. A medida consta de um dos três decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira, 22, referentes à gestão dos institutos federais.

“Ao investir nos institutos, estamos criando condições para que a população volte a pensar no setor produtivo e no desenvolvimento regional”, disse o presidente. Os decretos assinados garantem que os recursos ainda disponíveis nas instituições não precisam ser devolvidos à União. Poderão ser aplicados no ano seguinte, desde que na mesma atividade para a qual foram destinados, mediante existência de superávit financeiro da União.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a autonomia será dada aos institutos em troca do cumprimento do plano de metas firmado entre o MEC e os reitores em maio deste ano, que inclui o aumento do número de alunos por professor, estímulo a políticas de apoio à educação básica e produção de conhecimento científico.
“Esse marco regulatório dá segurança para o seguimento da expansão da rede, com qualidade do ensino”, ressaltou o ministro. Das 214 novas unidades propostas no plano de expansão, 192 já estão em funcionamento. As 22 restantes serão inauguradas até o fim do ano.

Os outros dois decretos se referem à criação de um banco de professores e técnicos equivalentes. A medida facilita o ingresso de novos profissionais em caso de vacância do cargo, por aposentadoria ou exoneração, por exemplo. Com o banco de servidores – constituído por meio de concurso público – será possível convocar um substituto automaticamente, dispensada a autorização dos ministérios da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Decretos semelhantes voltados às universidades federais foram assinados pelo presidente em 19 de julho deste ano.

Confira a íntegra dos decretos.

Assessoria de Comunicação Social



Fonte: Portal do MEC

Ministro reconduz reitor e destaca maior oferta de vagas

O ministro da Educação, Fernando Haddad, reconduziu nesta quarta-feira, 22, o professor Henrique Duque ao cargo de reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante a solenidade, o ministro destacou o cumprimento da meta fixada pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) de dobrar a oferta de vagas nos cursos de graduação.

Haddad falou também sobre o momento vivido pelas universidades em relação à autonomia e sobre a expansão física. “Considerando somente a expansão das universidades federais, estão em curso obras e reformas em três milhões de metros quadrados, o que significa uma reestruturação inédita nas instituições”, disse. Segundo o ministro, as instituições com indicadores elevados nas aferições do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) têm atraído número maior de estudantes. “Nós estamos orientando a expansão pelo critério da qualidade.”

A UFJF, que completou 50 anos em agosto, oferece 35 cursos de graduação, 23 de mestrado e nove de doutorado. São atendidos 18,8 mil estudantes, matriculados em cursos de graduação, especialização, residência médica, mestrado, doutorado e ensino técnico. Criada em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek, a instituição integrará consórcio a ser formado por universidades da Zona da Mata mineira — as demais são as de Alfenas, Itajubá, Lavras, São João del-Rei, Ouro Preto e Viçosa.

O reitor Henrique Duque é graduado em odontologia, mestre em dentística restauradora e doutor em odontologia restauradora. Professor da UFJF desde 1972, é diretor da Faculdade de Odontologia. Foi membro efetivo do Conselho Fiscal da Academia Brasileira de Odontologia. Duque assumiu a reitoria em 2006.

Assessoria de Imprensa da Sesu



Fonte: Portal do MEC

Edital de mestrado e Doutorado

INCA - Pós-Graduação em Oncologia: Turma de Doutorado

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Sedect lança edital de monitores de infocentros do Programa Telecentros.br


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SEDECT
PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL NAVEGAPARÁ/INFOCENTROS
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À INCLUSÃO DIGITAL NAS COMUNIDADES - TELECENTROS.BR

INCLUSÃO DIGITAL NAS COMUNIDADES-TELECENTROS.BR, NO ÂMBITO DO CONVÊNIO SEDECT/PRODEPA/MP/MCT/MCSELEÇÃO PÚBLICA PARA CADASTRO DE RESERVA DE MONITORES DE INFOCENTROS DO PROGRAMA NAVEGAPARÁ EM PARCERIA COM PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À.


A Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia – SEDECT, por meio do Programa NAVEGAPARÁ, celebrou junto a União, representada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por intermédio da Secretária de Logística e Tecnologia da Informação, o Termo de Cooperação Técnica, Processo nº 04300.002689/2010-63, cujo objeto é aprovar a parceria entre a Coordenação Executiva do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR, O programa Telecentros.BR objetiva apoiar as iniciativas de inclusão digital e social nas diversas regiões do país, por meio da implantação de Telecentros através de colaboração de infra-estrutura, financeira e formação de monitores. A aprovação de iniciativas parceiras ocorreu por intermédio da SELEÇÃO PÚBLICA DE PARCERIAS - MP/MCT/MC – Nº 1/2010.

Fonte: Fapespa

ICB - Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca: Edital de Mestrado

ICB - Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca: Edital de Mestrado

Vagas: 14 (divididas entre as linhas de pesquisa).

Inscrição: até 05/11/10, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria da Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca, ou mediante procuração, conforme Edital.

Informações:
site
» http://www3.ufpa.br/multicampi/TempAscom/cobi.pdf


Fonte: UFPA

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Editais de Seleção Mestrado e Doutorado da UFAM

Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia

  • Nível: Mestrado e Doutorado
  • Inscrições: 20 de Setembro a 15 de Outubro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)
  • Formulário de Inscrição (clique aqui)
  • Instrução para GRU (clique aqui)

Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais

  • Nível: Mestrado
  • Inscrições: 01 de Outubro a 19 de Novembro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)

Programa de Pós-Graduação em História

  • Nível: Mestrado
  • Inscrições: 20 de Setembro a 15 de Outubro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)

Programa de Pós-Graduação em Geociências

  • Nível: Mestrado
  • Inscrições: 19 de Outubro a 30 de Novembro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)

Programa de Pós-Graduação em Letras

  • Nível: Mestrado
  • Inscrições: 04 de Outubro a 05 de Novembro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)
  • Ficha de Inscrição (clique aqui)

Programa de Pós-Graduação em Química

  • Nível: Mestrado e Doutorado
  • Inscrições: 10 de Setembro a 22 de Outubro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)

Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica

  • Nível: Mestrado e Doutorado
  • Inscrições: 01 de Setembro a 01 de Outubro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)
  • Ficha de Inscrição (clique aqui)

Programa de Pós-Graduação em Psicologia

  • Nível: Mestrado
  • Inscrições: 20 a 24 de Setembro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)
  • Ficha de Inscrição (clique aqui)
  • Formulário para Exposição de Motivos (clique aqui)

Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

  • Nível: Mestrado
  • Inscrições: 06 de Setembro a 15 de Outubro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)

Programa de Pós-Graduação em Agronomia Tropical

  • Nível: Mestrado e Doutorado
  • Inscrições: 01 a 29 de Outubro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)

Presidente e ministro inauguram instalações na Federal de Juiz de Fora

Os estudantes do campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já podem contar com novas salas de aula, laboratórios, centro de convivência e restaurante universitário. As obras foram inauguradas nesta sexta-feira, 17, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Fernando Haddad.

“Temos que investir cada vez mais na educação, porque a sociedade brasileira tomou consciência de que o país não quer ser exportador apenas de commodities, mas de conhecimento e inteligência”, afirmou o presidente, durante a cerimônia. Lula ressaltou, ainda, que a educação é o que vai transformar o Brasil em um país efetivamente soberano.

O edifício do instituto de ciências exatas da UFJF, uma das instalações inauguradas, teve a construção financiada pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), para atender à criação de novos cursos e mais vagas na área. O prédio, com 6,5 mil metros quadrados de área construída, tem cinco pavimentos, com laboratórios e salas de aula. Os laboratórios de física, química e computação servirão para pesquisa, nos programas de mestrado e doutorado.

Já a praça cívica do centro de convivência abrange um complexo de entretenimento, com opções para eventos culturais, atividades físicas, de lazer e acadêmicas. O espaço tem cerca de 10 mil metros quadrados e abriga, também, uma concha acústica que conta com camarim, sanitários, iluminação, fontes e bancos.

O restaurante universitário passou por uma ampliação e reforma e tem, agora, área de 2,4 mil metros quadrados. De acordo com o reitor da instituição, Henrique Duque, o restaurante passou a servir uma média de sete mil refeições por dia. O custo para o aluno é de R$ 1,40.

A reforma do restaurante ocorreu graças aos recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). O ministro Fernando Haddad lembrou que foram repassados pelo programa, em todo o Brasil, R$ 300 milhões só este ano. “A assistência estudantil garante a permanência dos jovens na universidade”, destacou Haddad. Segundo ele, os programas de apoio como o Pnaes são fundamentais para garantir a eficácia da expansão universitária.

Localizada na zona da mata mineira, a UFJF completou 50 anos de fundação no mês de agosto. Hoje, possui 18.868 alunos matriculados em cursos de graduação, especialização, residência médica, mestrado, doutorado e ensino técnico.

Assessoria de Comunicação Social


Fonte: Portal do MEC