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Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Edital de Mestrado UFPA

ICB - Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular abre seleção para Mestado Regular e Com êmfase em Bioinformática

Inscrição: até 15 de fevereiro de 2011, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria do PPGBM, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no bairro do Guamá.

Informações:
fone » (91) 3201-8411
e-mail » posgbm@yahoo.com.br
site » http://www.lghm.ufpa.br/ppgbm


com informação UFPA

UFOPA oferece curso de especialização em gestão escolar

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio do Instituto de Ciências da Educação (ICED), está com inscrições abertas até o próximo dia 31 de janeiro para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar, realizado em parceria com o MEC, SEDUC/5ªURE e UNDIME-SEMED dos municípios de Santarém e Belterra. O curso, cuja modalidade é à distância, é totalmente gratuito, com o material didático disponibilizado pelo MEC. O tempo de duração é de um ano e a certificação será feita pela UFOPA.

O curso destina-se aos profissionais com graduação - licenciatura plena - em qualquer área do conhecimento, que integram a equipe gestora de uma escola pública: diretor e vice-diretor, das cidades de Santarém, Belterra e Aveiro, totalizando, no máximo, dois participantes por escola. A seleção será realizada em duas fases. A 1ª fase ficará a cargo da 5ª URE e SEMED; a 2ª fase será realizada pela UFOPA.

Trata-se de um curso de pós-graduação lato sensu voltado para a formação continuada e especialização de dirigentes da educação básica, sobretudo gestores das escolas públicas, a realizar-se por meio da educação à distância. Integra o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. Tem por objetivo contribuir com a formação efetiva de gestores educacionais da escola pública, de modo que disponham de elementos teórico-práticos que viabilizem uma educação escolar básica com qualidade social.

O Edital 001/2010, com todas as instruções, encontra-se disponível na seção de editais desta página.

Serviço: Curso de Especialização lato sensu em Gestão Escolar

Inscrições até o dia 31 de janeiro, na SEMED (Santarém e Belterra) e na 5ª URE. Informações podem ser obtidas na UFOPA (Campus Rondon, Laboratório de Pedagogia), das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail: escoladegestoresufopa@gmail.com.Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Com informação Coordenadoria de Comunicação – UFOPA)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Instituto é premiado por criar sensor para deficiente visual

O projeto de um sensor ultrassônico para deficientes visuais, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, foi o primeiro colocado no Concurso Pró-Inovação, do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília. O próximo passo é a apresentação do pedido de patente.

O técnico administrativo Edivaldo Amaral Gonçalves contou com a colaboração do também técnico Evilázio Ferreira Lopes Junior e do estudante Jonathan de Arruda Rodrigues para desenvolver circuito eletrônico, equipado com dois sensores ultrassônicos, que mede a distância de objetos. Os sensores acionam um dispositivo que vibra ao ser detectado algum objeto. Quanto mais próximo o objeto, mais rápida a frequência do dispositivo, o que permite ao usuário perceber a aproximação do objeto ao caminhar.

“Mostramos que Mato Grosso também desenvolve tecnologia de ponta”, disse a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do instituto, Fernanda Caldeira. “Para isso, basta investirmos cada vez mais na pesquisa e na qualificação de pessoal.”

Segundo Fernanda, após o pedido de patente, a tecnologia estará disponível para a sociedade e para empresas interessadas em financiar o aprimoramento ou a produção do aparelho. “Precisamos incentivar nossos pesquisadores a tirar projetos do papel e oferecer benefícios à população”, disse Fernanda.

Com o apoio do Ministério da Educação, o concurso promove a inovação tecnológica no país e valoriza a pesquisa em todas as áreas do conhecimento realizadas pelos institutos federais do Brasil.

Assessoria de Imprensa da Setec


Com informações Portal do MEC

Programa recebe mais de 600 mil inscrições até meio-dia de domingo

O Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou, até o meio-dia deste domingo, 607.705 candidatos inscritos para as 123.170 bolsas de estudo — 80.520 integrais e 42.650 parciais, de 50% da mensalidade — em aproximadamente 1,5 mil instituições de educação superior de todo o país. As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira, 25. No ano passado, 822 mil estudantes pleitearam uma bolsa de estudos no primeiro semestre de 2010.

Ao final do período de inscrições, serão feitas duas chamadas subsequentes para convocação dos candidatos pré-selecionados. A primeira chamada acontece na próxima sexta-feira, 28. A partir do primeiro dia de inscrições, o sistema calcula, durante a madrugada, as notas de corte de cada curso, que podem ser verificadas em caráter meramente informativo pelo estudante. Durante o período em que o sistema estiver aberto para inscrições, o candidato poderá alterar suas opções a partir da observação da nota de corte.

Podem se candidatar às bolsas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e tenham atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (em ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação) e não tenha tirado nota zero na redação. Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; para bolsa parcial, renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública, ou em escola particular, na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de educação básica que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.

Para inscrever-se, o candidato deve acessar a página eletrônica do ProUni e informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2010 e o CPF.


Com informações Portal do MEC