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Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Prefeitura municipal de Juruti abre concurso

A Prefeitura de Juruti abre concurso para preencher 800 vagas para 64 cargos, em todos os níveis de escolaridade, para zona urbana e rural do município. Os salários variam de R$ 510 a R$ 6.780. As inscrições vão de 05 a 09 de julho, das 8h às 17h. Os valores são: R$ 30 (nível alfabetizado), R$ 40 (nível fundamental), R$ 50 (nível médio) e R$ 70 (nível superior). As inscrições serão somente na modalidade presencial. O candidato deverá dirigir-se ao Cliper Arco-Íris, localizada à Av. Marechal Rondon, s/n, bairro Centro, no Município de Juruti (ao lado da Igreja Matriz). Preencher e devolver o formulário de inscrição, juntamente com a cópia do documento de identidade. As provas objetivas serão aplicadas no dia 22 de agosto de 2010, no turno da manhã, das 8 às 12h, para todos os cargos de nível alfabetizado e médio. E, no turno da tarde, das 14h30 às 18h30, para os cargos de nível fundamental e superior.

Os cargos para nível superior são: assistente social, biólogo, enfermeiro (sede do município, distrito Muirapinima e zona rural), engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro sanitarista, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, jornalista, médico (cirurgião geral, clínico geral, ginecologista-obstetra e pediatra) veterinário, nutricionista, odontólogo (cirurgião dentista), pedagogo bacharel, psicólogo, sociólogo e terapeuta ocupacional. Professor para as séries do 6º ao 9º ano (Biologia, Educação Artística, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português) e professor pedagogo para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Nível médio são: assistente administrativo, encarregado de obras, fiscal de obras, fiscal de terras, instrumentador cirúrgico, professor de magistério (anos iniciais do ensino fundamental), técnico agrícola, técnico de enfermagem, técnico de laboratório, técnico em edificação, técnico em farmácia, técnico em higiene dental, técnico em informática, técnico em meio ambiente e técnico em prótese dentária.

Nível fundamental: agente de endemias, agente de epidemiologia, agente de vigilância sanitária, eletricista e eletricista predial e de rede. Nível alfabetizado: agente ambiental, agente de serviços urbanos, agente de serviços gerais (zona urbana e rural), ajudante de pedreiro, carpinteiro, encanador, guarda municipal, mecânico especializado em máquina pesada, merendeira, motorista de veiculo leve, motorista de veiculo pesado, operador de lancha, operador de maquina pesada, pedreiro e vigia.


O edital completo e outras informações estão no site da organizadora do concurso, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).



Fonte: www.fadesp.org.br

O que é o Plano de Desenvolvimento da Educação?

Uma educação básica de qualidade. Essa é a prioridade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior porque elas estão ligadas, direta ou indiretamente. Significa também envolver todos — pais, alunos, professores e gestores, em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola. Com o PDE, o Ministério da Educação pretende mostrar à sociedade tudo o que se passa dentro e fora da escola e realizar uma grande prestação de contas. Se as iniciativas do MEC não chegarem à sala de aula para beneficiar a criança, não se conseguirá atingir a qualidade que se deseja para a educação brasileira. Por isso, é importante a participação de toda a sociedade no processo. O Compromisso Todos pela Educação deu o impulso a essa ampla mobilização social. Outra medida adotada pelo governo federal é a criação de uma avaliação para crianças dos seis aos oito anos de idade. O objetivo é verificar a qualidade do processo de alfabetização dos alunos no momento em que ainda é possível corrigir distorções e salvar o futuro escolar da criança.

A alfabetização de jovens e adultos também receberá atenção especial. O Programa Brasil Alfabetizado, criado pelo MEC para atender os brasileiros com dificuldades de escrita e leitura ou que nunca freqüentaram uma escola, recebeu alterações para melhorar os resultados. Entre as mudanças estão a ampliação de turmas nas regiões do interior do país, onde reside a maior parte das pessoas sem escolaridade, e a produção de material didático específico para esse público. Hoje, há poucos livros produzidos em benefício do público adulto que está aprendendo a ler e a fazer cálculos. A criação de um piso salarial nacional dos professores — mais de 50% desses profissionais ganham menos de R$ 800 por 40 horas de trabalho —; a ampliação do acesso dos educadores à universidade; a instalação de laboratórios de informática em escolas rurais; a realização da Olimpíada de Língua Portuguesa, nos moldes da Olimpíada de Matemática; a garantia de acesso à energia elétrica para todas as escolas públicas; as melhorias no transporte escolar para os alunos residentes em áreas rurais e a qualificação da saúde do estudante são outras ações previstas no PDE. Na educação profissional, a principal iniciativa do plano é a criação dos institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, destinados a funcionar como centros de excelência na formação de profissionais para as mais diversas áreas da economia e de professores para a escola pública. Os institutos serão instalados em cidades de referência regional, de maneira a contribuir para o desenvolvimento das comunidades próximas e a combater o problema da falta de professores em disciplinas como física, química e biologia.

O PDE inclui metas de qualidade para a educação básica, as quais contribuem para que as escolas e secretarias de Educação se organizem no atendimento aos alunos. Também cria uma base sobre a qual as famílias podem se apoiar para exigir uma educação de maior qualidade. O plano prevê ainda acompanhamento e assessoria aos municípios com baixos indicadores de ensino. Para que todos esses objetivos sejam alcançados, é necessária a participação da sociedade. Tanto que ex-ministros da Educação, professores e pesquisadores de diferentes áreas do ensino foram convidados a contribuir na elaboração do plano. Para se resolver a enorme dívida que o Brasil tem com a educação, o PDE não pode ser apenas um projeto do governo federal. Tem de ser um projeto de todos os brasileiros.

Assessoria de Comunicação Social


Fonte: http://pde.mec.gov.br/

Programas de extensão terão investimento de R$ 30 milhões

O Ministério da Educação vai investir R$ 30 milhões do seu orçamento de 2011 para apoiar o desenvolvimento de 484 programas e projetos de extensão universitária selecionados entre 1,2 mil propostas. Recursos do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext) serão transferidos a universidades federais e estaduais e a institutos federais de educação, ciência e tecnologia no início do próximo ano.

Do total da verba do Proext, R$ 27 milhões vão para atividades de extensão das instituições federais de ensino superior e R$ 3 milhões para universidades estaduais. No período 2010-2011, o programa desenvolverá dez linhas de ação que atenderão políticas sociais de oito ministérios, do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

Os projetos mais contemplados com recursos são os de educação e de saúde (R$ 6 milhões cada um) e do trabalho (R$ 4 milhões). Os outros sete tipos de projetos terão R$ 2 milhões cada um. O dinheiro para a extensão universitária será liberado pelo Ministério da Educação, mas caberá aos ministérios parceiros do programa, ao Iphan e à Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres oferecer recursos humanos para apoiar o desenvolvimento das atividades, além de monitorar as ações nas respectivas áreas. A duração máxima dos projetos é de 12 meses — devem ser encerrados até 31 de dezembro de 2011.

Temas — Das 484 propostas que receberão recursos públicos, 114 dizem respeito à educação. As demais estão distribuídas entre os temas cultura e arte; pesca artesanal e agricultura familiar; promoção da saúde; desenvolvimento urbano; desenvolvimento agrário; redução das desigualdades sociais; geração de trabalho e renda; preservação do patrimônio cultural; garantia dos direitos das mulheres em situação de violência.

No tema educação, as instituições de ensino superior vão desenvolver atividades de extensão em sete áreas, entre as quais, juventude, educação ambiental e populações indígenas e quilombolas. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná, por exemplo, vai receber R$ 119,9 mil para executar o programa Círculos de Cultura da Juventude Camponesa; a Universidade Federal da Bahia, R$ 99,7 mil para colocar em prática o programa Museu de Ciências do Cerrado Nordestino.

Os recursos do Proext destinam-se a melhorar as condições de gestão das atividades acadêmicas de extensão das instituições de educação superior públicas e estimular o desenvolvimento, a inclusão social e o espírito crítico dos estudantes. A extensão é um processo educacional de caráter multidisciplinar que articula ensino e pesquisa e coloca as instituições de ensino em contato com as comunidades que as cercam.

Ionice Lorenzoni

Confira os 414 programas e projetos das instituições federais

Confira as 70 propostas das universidades estaduais



fonte: http://portal.mec.gov.br/

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Estudo aponta crescimento do número de doutores no Brasil

Entre 1996 e 2008, houve um crescimento de 278% no número de doutores titulados no Brasil, o que corresponde a uma taxa média de 11,9% de crescimento ao ano. Esta é uma das conclusões do estudo do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), transformado na publicação Doutores 2010: estudos da demografia da base técnico-científica brasileira.

Apresentado na última quinta-feira, 10, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pelos consultores Eduardo Baumgratz Viotti (Universidade de Brasília) e Rosana Boeninger (Universidade de Campinas), do CGEE, o estudo foi realizado com cruzamentos de dados da Capes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e dos ministérios da Ciência e Tecnologia, do Trabalho e Emprego e da Previdência Social.

Para Viotti, apesar dos avanços e do crescimento do número de doutores titulados para o desenvolvimento do país, o estudo mostra claramente a necessidade de mais investimento em políticas públicas para expandir e melhorar a qualidade de doutores brasileiros. “O número de doutores no Brasil ainda é muito pequeno em relação a países mais desenvolvidos, com tradição em pesquisa”, disse Viotti. “Em 2008, no Brasil, o número de doutores titulados foi de aproximadamente 11 mil doutores. Nos EUA, foram 48 mil titulados.”

O estudo revela ainda taxas significativas de crescimento em todas as grandes áreas do conhecimento. Entre as que mais cresceram, destacam-se as ciências sociais aplicadas e as ciências humanas, que apresentaram crescimento de respectivamente 14,8% e 13,6% em média ao ano. Entre as que cresceram abaixo da média, 11,9%, estão as áreas de ciências exatas e da terra.

Multidisciplinar – Segundo os consultores, o grande destaque do estudo foi o desempenho da área multidisciplinar, que, apesar de em 1996 não existir, teve um crescimento médio de titulados de 59,8%. Em 2008, 415 doutores foram titulados na área, representando 3,9% do total de titulados no ano.

Emprego – Além do aumento no número de titulados, o estudo apresenta a área da educação como a que mais emprega doutores no Brasil. De cada dez doutores, oito trabalham em educação. Porém, o estudo indica uma crescente desconcentração para outros setores. “A concentração do emprego de doutores na educação está diminuindo e o que está em curso é um processo de dispersão do emprego para praticamente todos os demais setores”, disse Viotti.

Gênero – Outro dado apresentado pelos consultores foi o aumento do número de mulheres tituladas. A partir de 2004, as mulheres deixaram de ser minoria entre os doutores.
Dos 8.093 titulados doutores em 2004, 4.085 eram mulheres. A partir dos anos seguintes, o número de mulheres tituladas tem sido superior ao de homens. “O Brasil é pioneiro entre aqueles que conseguiram alcançar esse marco histórico de igualdade de gênero no nível mais elevado de formação educacional”, afirmou.

Assessoria de Imprensa Capes

Veja aqui a publicação.


fonte: http://portal.mec.gov.br

terça-feira, 15 de junho de 2010

Deputados aprovam o PCCR dos servidores da Seduc

Os deputados aprovaram por unanimidade o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos Servidores da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). O relator do projeto foi o deputado Márcio Miranda, do DEM, que incluiu no projeto nove emendas acordadas entre o Sintepp e o Governo do Estado. Para a líder do PT na Casa, a deputada Bernadete Ten Caten, essa data é histórica, pois o plano aprovado pela Assembléia Legislativa representa 30 anos de luta dos servidores da Secretaria de Educação. "É um dia histórico com certeza", ressalta Bernadete.

O plano agora inclui todos os servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O primeiro enviado pelo governo se restringia aos professores. Após manifestações e pressões os professores, juntamente com um grupo de parlamentares, conseguiram abrir negociações com o governo para implementar o PPCCR incluindo todos os servidores da Educação Estadual. Na opinião de Bernadete Ten Caten esse resultado é fruto do bom entendimento entre governo, trabalhadores e Assembléia Legislativa.

O líder do PSDB, deputado José Megale, também destacou esse entendimento, mas enfatizou a participação dos servidores da Seduc. O impacto na folha da Secretaria, este ano, deverá ser de quatro mil de reais. O PCCR da Seduc deve entrar em vigor julho ou agosto deste ano, após a sanção da governadora Ana Júlia Carepa.


(Diário Online com informações da assessoria da Alepa)


Fonte:www.diariodopara.com.br

Votação de plano faz professor parar hoje

Os trabalhadores em educação do Estado fazem mais uma paralisação hoje, para pressionar a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da categoria na Assembleia Legislativa. Às 9 horas, os profissionais vão se concentrar em frente à AL para acompanhar a votação, prometida para hoje. O dia parado, assim como o dia 9 de junho, quando também houve mobilização, deverá ser adicionado ao calendário de reposição de aulas.

Segundo a coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), Conceição Holanda, ontem houve uma reunião na Assembleia para a conclusão dos últimos ajustes do PCCR. "Vamos paralisar amanhã (hoje) para fazermos pressão em frente à Assembleia. Solicitamos ao deputado Miriquinho Batista (PT) que fosse posto um telão para a categoria ficar acompanhando a votação em frente à Casa", disse a sindicalista.

"Esperamos que o PCCE seja aprovado amanhã (hoje). Aí o projeto vai para o governo do Estado, para ser sancionado ou não. Se o governo vetar algum ponto, o projeto volta para a Assembleia, mas a gente acredita que o PCCR vai ser aprovado, sim. O presidente da Casa garantiu que o PCCR vai ser o primeiro ponto da pauta do dia", explica Conceição Holanda.

Com a paralisação de hoje, serão dois dias a mais para serem adicionados ao calendário de reposição das aulas elaborado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). "Agora vai faltar adicionar os dias 9 e 15 ao calendário de reposição. Solicitamos uma reunião com a Seduc para definirmos isso, mas ela foi marcada para o dia 15 e aí ficou inviável por conta da votação na Assembleia. Agora solicitamos essa reunião para o dia 17, só falta a confirmação do governo", afirma a sindicalista.


Fonte:www.oliberal.com.br

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Abertas inscrições para Mestrado e Doutorado

A seleção atende ao programa de Qualificação do quadro pessoal da Uepa e é destinada a professores dos cursos de saúde em pleno exercício das atividades. As vagas, nas duas modalidades, serão ofertadas em Belém e Santarém. Com intuito de qualificar a formação acadêmica e de profissionalis atuantes na área da saúde em Belém e no interior do estado, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) abre inscrição para o Programa de Pós-Graduação do Núcleo de Medicina Tropical, da Universidade do Federal do Pará (NMT/UFPA).


A seleção atende ao programa de Qualificação do quadro pessoal da Uepa em nível de mestrado e doutorado interistitucionais e é destinada a professores dos cursos de saúde da Universidade, em pleno exercício das atividades. As vagas, nas duas modalidades, serão ofertadas em Belém e Santarém.

Confira abaixo o edital dos programas em cada município:

- Belém

- Santarém

Inscrições: As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de julho, de 10 às 14h, no Núcleo de Medicina Tropical da Ufpa, no Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais (PPDT), localizado na avenida Generalíssimo Deodoro, 92, no Umarizal. Informações: 91-3241-4681, 3201-6857 ou 6857 ishikawa@ufpa.br; mconci@ufpa.br; mssouza@ufpa.br, falar com Maria do Socorro Cardoso (Secretária do Programa).


Fonte: www.uepa.br