Inspiração Perfume e Cosméticos

Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Formas modernas de tecnologia educacional


A tecnologia tem avançando de forma grandiosa, sem percebermos muitas escolas ja estão vinculadas a novas ferramentas de tecnologia educacional dentro das salas de aula, e a propria estrutura brevemente estará como esse video acima mostra, objetos manuais saindo e a tecnologia sendo inserida todos os dias em nossos cotidiano.

Márcio Pimentel


retirado do Youtube.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Plataforma Freire recebe até dia 30 inscrições para cursos

Está aberto até o próximo dia 30 o período de pré-inscrições na Plataforma Freire, para formação inicial de professores que atuam na educação básica pública de todo o país. Para o primeiro semestre de 2011, serão oferecidas 40 mil vagas em cursos de licenciatura presenciais e 7 mil em cursos a distância, em instituições públicas (federais e estaduais) e comunitárias sem fins lucrativos.

Será permitida apenas uma pré-inscrição em curso de formação inicial e o professor deverá estar cadastrado no Educacenso 2009 e na Plataforma Freire. De 1º de dezembro de 2010 até 7 de janeiro de 2011, as secretarias estaduais e municipais de educação validarão as pré-inscrições. Em seguida, enviarão as listas dos professores escolhidos às instituições de educação superior de cada estado.

Até setembro deste ano, 46 mil professores se matricularam pelo sistema, contando a oferta dos três últimos semestres. O total de recursos de custeio repassados às instituições de educação superior participantes do sistema, em 2009 e até outubro de 2010, foi de R$ 37 milhões.

A Plataforma Freire faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com as secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de ensino superior. O objetivo é melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas.

Participam do Parfor 141 instituições de educação superior, de 25 estados, que oferecem cursos de licenciatura presenciais e a distância – estes, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Assessoria de Comunicação Social


Fonte: Portal do MEC

Estudantes prejudicados por erros farão novas provas em 15 de dezembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) comunica que as novas provas de ciências humanas e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dirigida aos alunos prejudicados por erros de impressão nas provas realizadas no dia 6 de novembro, serão realizadas no próximo dia 15 de dezembro, às 13 horas.

Informa ainda que segue o trabalho de análise das 116.626 atas dos locais de prova, com o objetivo de identificar os estudantes que, por algum motivo, não tenham substituído as provas com problemas de impressão. Foram identificados, até o momento, 2.817 estudantes, menos de 0,1% do total.

O Inep informa ainda que os alunos identificados serão comunicados pelos meios habituais (e-mail, sms e telefone). Também receberão um novo cartão de confirmação de inscrição com o local onde devem se apresentar.

Esses estudantes receberão declaração de comparecimento para justificar eventual ausência do ponto de trabalho após a prova.

As normas de segurança do edital do Enem-2010 são as mesmas para a realização desta nova prova, ou seja, os alunos devem se apresentar com uma hora de antecedência no local da prova, portando o novo cartão de inscrição (que estará disponível no portal do Inep) e um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica preta.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: Portal do MEC

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Gestores discutem como melhorar educação básica

O Pará foi o Estado que obteve o pior desempenho na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2009, para as séries iniciais do ensino fundamental. Para tentar reverter esse quadro, inicia hoje e vai até o dia 25 a fase de monitoramento para aplicação de melhorias na educação básica em quatro polos do Pará.

Nessa primeira etapa, 23 municípios do Estado vão receber técnicos dos Planos de Ações Articuladas (PAR), estratégia usada desde 2007 pelo Ministério da Educação em parceria com Estados e municípios. As outras cidades vão ser feitas até janeiro de 2011.

Ontem, representantes das associações de municípios e dirigentes municipais de educação debateram as atividades a serem realizadas até o início de 2011. “Não existia uma cultura de planejamento. Os projetos eram feitos de forma fragmentada e com a implementação do PAR, as ações ficaram unificadas”, explica a assessora de educação do Conselho Integrado dos Municípios Paraenses, Socorro Santiago.


Fonte: Diário do Pará

Manaus sedia 1º Simpósio Estadual de Tuberculose

19/11/2010 - Com o objetivo de discutir a situação do controle da tuberculose no Amazonas, a Fundação de Medicina Tropical "H. V. Dourado" (FMT/HVD-AM) promove nesta sexta-feira (19) e sábado (20), a partir das 8h, no Auditório Luiz Montenegro, o 1º Simpósio Estadual de Tuberculose.

Durante o simpósio, os seis municípios prioritários no controle de tuberculose no Amazonas, que são Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé, Itacoatiara e Parintins, terão a oportunidade de apresentar o trabalho realizado em cada local. "O objetivo é socializar as ações desenvolvidas, fazendo um intercâmbio das ações para juntos elaborarmos novas metas e processos", explica a coordenadora estadual de controle da tuberculose, enfermeira Marlúcia Garrido.

O simpósio também abordará informações sobre o diagnóstico da doença, novos ensaios para tratamento, apresentação de casos clínicos, pesquisas sobre tuberculose e prioridades de pesquisa no Amazonas.

Dados sobre a doença
De janeiro a outubro deste ano, foram notificados 1.762 novos casos de tuberculose no Amazonas, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. No mesmo período do ano passado, o número foi de 1.859. A leve queda no número de notificações não reflete uma real diminuição de casos. De acordo com Garrido, o número ainda pode aumentar devido ao atraso no repasse de informações de alguns municípios. "Assumimos a coordenação do Programa em março de 2010 e ao avaliarmos o histórico da doença em nosso Estado, verificamos que, em geral, a situação é a mesma nos últimos 10, 15 anos”, afirmou.

A tuberculose é uma infecção causada por um micro-organismo chamado (Mycobacterium tuberculosis), também conhecido como bacilo de Koch. A doença geralmente afeta os pulmões, mas pode também atingir outros órgãos do corpo, mesmo sem causar dano pulmonar.

Segundo a coordenadora, o diagnóstico tardio e o abandono do tratamento também são problemas que agravam a disseminação da doença. "Se a pessoa não procura um médico imediatamente, ela vai transmitir o bacilo até os primeiros quinze dias do início do tratamento, ou seja, quanto mais tempo demorar, maior o período de contaminação", explica.

Programação do evento

20 de novembro

08h00 às 8h30 - Novo Esquema de tratamento para tuberculose e TB resistente - Dra. Ninarosa

08h30 às 8h55 - Efeito modulatório das coinfecções na resposta imune da tuberculose - Dr. Rodrigo Ribeiro Rodrigues (Ufes)

08h55 às 9h25 - Apresentação de casos clínicos

08h55 às 9h05 - Caso clínico 01 - Dr. João Hugo (residente em infectologia)

09h10 às 9h25 - Caso clínico 02 – Tuberculose cutânea - Dra. Carolina Talhari

09h30 às 9h45 - Intervalo

Mesa-Redonda: "Pesquisas sobre Tuberculose no Amazonas" Coordenadora: Dra. Graça Barbosa Moderadores: Dr. Sinésio Talhari, Dr. Reynaldo Dietze, Dr. Rodrigo Rodrigues

09h40 às 09h55 Inpa – Dra. Júlia Ignez Salem

09h55 às 10h50 Ufam – Dra. Jacirema Gonçalves

10h05 às 10h20 FMT-AM – Dra. Rossicléia Lins

10h20 às 10h35 Fundo Global – Dra. Cristina Boareto

10h35 às 10h50 Fiocruz - Dra. Joycenea Matsuda

10h50 às 11h05 PNCT – Aluna Episus/Dr. Draurio Barreira

11h05 às 11h20 Opas – Dr. Alfonso Tenório

11h20 às 11h40 - Prioridades de Pesquisa no Amazonas - Dr. Odenildo Teixeira (FAPEAM)

11h40 às 12h00 - Novas propostas, novos desafios - Dr. Sinésio Talhari

12h00 às 12h10 - Encerramento

Arte/Divulgação(Imagem)

Agência FAPEAM
Com informações do site Amazonas 24h


Bolsistas da Capes ganham direito à licença-maternidade

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes publicou no Diário Oficial desta ultima terça-feira 16.11, portaria número 220 determinando a prorrogação das bolsas em até quatro meses à bolsistas que derem a luz durante a vigência do apoio financeiro.

Dessa forma, a bolsista Capes poderá se afastar da pesquisa após o parto para cuidar do filho, com a garantia do depósito financeiro neste período. Essa é uma reinvidicação antiga da Associação Nacional de Pós-graduandos – ANPG, nos mesmos moldes do que já ocorre com os bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

A medida vale para todas as modalidades de bolsas, mas somente terá direito a bolsista que der a lúz durante a vigência da bolsa, além de ter que comunicar a gravidez formalmente ao Capes.

Ascom – Fapespa com informação do site da Capes


fonte: Fapespa

Fapespa e CenSIPAM abrem inscrições para Edital em Meteorologia.

Com o objetivo de promover o conhecimento científico sobre o clima na Amazônia, a Fundação de Amparo a Pesquisa do Pará – Fapespa abre para submissão de propostas o Edital 023/2010 – Programa de Concessão de Bolsas para Capacitação Científica e Tecnológica do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - CenSIPAM.

As submissões de propostas podem ser feitas até o dia 11.01.2011 e irá conceder bolsas para profissionais que desenvolvam pesquisas e projetos na área do clima com ênfase no monitoramento e previsão do tempo. Para concorrer às bolsas, o candidato deve possuir Graduação em Meteorologia e no mínimo titulo de Mestre em Meteorologia ou área afim.

O Programa de Concessão de Bolsas para Capacitação Científica e Tecnológica do CenSIPAM é uma parceria entre a instituição com a Fapespa e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia – SEDECT que investirá aproximadamente R$150 mil reais em bolsas de pesquisa.

Os selecionados irão desenvolver pesquisa em investigação de eventos críticos de estiagem e cheia de rios na Amazônia oriental, a influência dos modos oceânicos na variabilidade sazonal da temperatura da região, assim como observações termodinâmicas da atmosfera.

O candidato deve se cadastrar no sistema SIGFAPESPA (www.sig.fapespa.pa.gov.br) e preencher o formulário eletrônico específico do Edital 023/2010, sendo obrigatório o preenchimento do campo “URL do Currículo Lattes do candidato” (formato http://lattes.cnpq.br/numero).

O CenSipam foi implementado desde 2002 para coordenar, implementar e a avaliar políticas e programas necessários ao cumprimento das finalidades do Sistema de Proteção da Amazônia – Sipam.

Serviço:

Aberta submissão de propostas para o Programa de Concessão de Bolsas para Capacitação Científica e Tecnológica do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - Edital 023/2010 CenSIPAM.

Até o dia 11.01.2010 para profissionais em Meteorologia.

Para acessar o Edital completo click AQUI

Ascom - Fapespa

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

TRF suspende nova decisão da Justiça Federal do Ceará

O Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Des. Luiz Alberto Gurgel de Faria, suspendeu, no início da noite desta quinta-feira, a decisão da Juíza Federal da 7ª Vara/CE que assegurava a realização de uma nova prova a todos os estudantes que se sentiram prejudicados pelos erros de impressão do caderno amarelo ou pela inversão dos cabeçalhos nos cartões de resposta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O magistrado atendeu a pedido formulado pelo INEP (organizador do ENEM) na Suspensão de Antecipação de Tutela nº 4210-CE. Na decisão, o Presidente do TRF5 ressaltou a iminência do dano à ordem pública na possibilidade de submissão a novo certame, sem o controle objetivo por parte da Administração Federal do efetivo prejuízo sofrido pelos candidatos, à mercê, portanto, da vontade dos mesmos. Ponderou, ainda, que a alteração do cronograma fixado pelo MEC implica atraso na conclusão do ENEM 2010, circunstância por demais relevante, considerando que diversas instituições de ensino superior utilizarão as notas do ENEM na seleção de ingresso dos novos alunos. Por fim, realçou ser inadmissível que paixões a teses jurídicas venham aflorar e contaminar o Judiciário, a ponto de se pretender a reforma da decisão anteriormente proferida por quem não possui competência para tanto, trazendo insegurança jurídica para milhões de jovens atônitos (e suas famílias) à espera da definição das respectivas situações escolares.

Assessoria de Comunicação do TRF 5º região

Confira a íntegra da decisão do TRF da 5ª região


Fonte: Portal do MEC

Ministério divulga os próximos passos e presta esclarecimentos

Os procedimentos regulares com relação às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas nos dias 6 e 7 de novembro, seguem seu curso previsto;

1. Nesta sexta-feira, 19, à meia-noite (horário de Brasília), termina o prazo para os alunos requisitarem a correção das provas de ciências humanas e ciências da natureza, de acordo com a disposição do cabeçalho, ao invés da numérica;

2. Informamos ainda que segue, por parte do consórcio Cespe-Cesgranrio, a análise das 116.626 atas dos locais de prova e que os estudantes eventualmente prejudicados pelos erros de impressão no caderno de questões de cor amarela, da prova de sábado, dia 6, estão sendo identificados. Eles serão informados, pelos meios habituais (SMS, e-mail, telefone e carta) que poderão, se assim desejarem, realizar uma nova prova;

3. A identificação e qualificação desses alunos devem continuar ao longo da próxima semana;

4. Quanto à data da prova, o Ministério da Educação marcará a sua realização para a primeira quinzena de dezembro. O dia exato será anunciado até a próxima quarta-feira, 24;

5. Reafirmamos ainda que o calendário do Enem 2010 segue rigorosamente dentro dos prazos estabelecidos, com a divulgação dos resultados prevista para a primeira quinzena de janeiro de 2011, e o início do processo da Seleção Unificada (Sisu) na segunda quinzena de janeiro de 2011.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: Portal do MEC

Olimpíada define os 38 alunos finalistas do gênero artigo de opinião

São Paulo — Artigo de opinião é um tipo de texto que contempla a liberdade de expressão e a exposição de argumentos contra ou a favor de determinado assunto. Jovens do segundo e do terceiro anos do ensino médio de escolas públicas brasileiras foram incentivados a elaborar uma redação com base nesse estilo, e 125 deles chegaram à semifinal da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro de 2010.

Na noite de quinta-feira, 18, em São Paulo, 38 concorrentes foram escolhidos como finalistas. Desde terça-feira, 16, os estudantes estavam reunidos na capital paulista para participar das oficinas de produção de texto e atividades culturais que compuseram a última fase regional da olimpíada. A etapa nacional, que selecionará 20 textos, está marcada para o dia 29, em Brasília.

O grupo de participantes da semifinal em São Paulo reunia jovens de diferentes lugares do país, com histórias de vida diversas e, principalmente, opinião sobre inúmeras situações que ocorrem nos lugares em que vivem. Desde a invasão de tribos indígenas por moradores da cidade até a expulsão das capivaras de um parque ecológico, os estudantes dissertaram sobre os mais variados assuntos.

Rossana Costa, 17 anos, do município de Pedra Lavrada, Paraíba, foi uma das selecionadas para a fase final da olimpíada. Grávida de sete meses, a jovem revela que quase desistiu de estudar quando descobriu que ia ser mãe precocemente. “Além do apoio dos meus pais e dos professores para que eu continuasse na escola, a olimpíada serviu de motivação para os estudos”, relata. Em seu texto, Rossana abordou o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação da natureza a partir do caso de uma empresa mineradora que se instalou em sua cidade.

Autonomia — A secretária de educação básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, entende a olimpíada como política pública que reforça o direito de aprender de todas as crianças e jovens, o que garante autonomia ao indivíduo. “Não tem nada melhor do que poder argumentar e mostrar que você pode, sabe e quer. É o que esperamos dessa geração”, afirma.

Pilar também destaca a característica de formação de professores que a olimpíada apresenta. Para ela, esse é o principal objetivo da ação, já que induz o professor a incorporar novas práticas pedagógicas no dia a dia da escola.

A professora Rosicléia Bonsenhor, de Curitiba, é uma das finalistas da olimpíada, com a aluna Anne Fogaça. Ela concorda com a ideia de que o programa contribui para a formação dos docentes. “Em 23 anos de profissão, nunca tive um processo de formação tão intenso e motivador como nesses três dias da fase semifinal, por exemplo”, salienta.

Cada um dos alunos e professores semifinalistas recebeu medalha de bronze e pôde escolher obras na livraria montada no local do encontro, no valor total de R$ 200. Os finalistas ganharam, também, medalha de prata e ainda vão receber um aparelho de som portátil. A escola de cada um ganhará uma placa alusiva à competição.

O Lugar Onde Vivo é o tema desenvolvido nos quatro gêneros literários da olimpíada — crônica, poema, memórias literárias e artigo de opinião. Participaram da fase inicial cerca de sete milhões de estudantes de 99% dos municípios brasileiros. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social e coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Letícia Tancredi


Fonte: Portal do MEC

Editais e Mestrado UFPA

ICEN - Pós-Graduação em Química: Seleção de Mestrado

Inscrição: até 6 de janeiro de 2010, conforme Edital.

Informações:
site
» http://www.ufpa.br/ppgq/arquivos/edital_1semestre_2011_mestrado.pdf


Fonte: UFPA