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Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Presidente Lula assina decreto que aprimora a educação no campo

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou nesta quinta-feira, 4, decreto que regulamenta políticas públicas voltadas para a educação no campo. “Este decreto sinaliza a organização não apenas de políticas publicas federais para a educação no campo, mas vai acabar organizando também o trabalho feito em estados e municípios”, declarou o ministro da Educação, Fernando Haddad. O decreto regulamenta também o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

O ministro Fernando Haddad reiterou em seu discurso que todas as políticas públicas, ações e programas do Ministério da Educação dialogam de alguma forma com a realidade do campo. “Políticas institucionalizadas dão mais vida aos movimentos sociais, facilitam a luta por avanços e dão à sociedade a condição de perseguir políticas mais ambiciosas”, afirmou.

O ministro lembrou que a Constituição Federal de 1988 previa, em um ato transitório, a obrigatoriedade da oferta de ensino publico no interior, mas foi revogada desapercebidamente em 1996. Para corrigir isso, quando começou o processo de expansão da educação superior, uma grande preocupação foi levar a universidade para o interior. No governo Lula foram construídos 126 novos campi, todos no interior. Ele lembrou também que grande parte dos 214 campi de institutos federais também ficam em cidades interioranas.

O decreto atribui ao governo federal a responsabilidade de criar e implementar mecanismos que assegurem a manutenção e o desenvolvimento da educação na área rural. Propõe o enfrentamento de quatro problemas: redução do analfabetismo de jovens e adultos; fomento da educação básica na modalidade jovens e adultos integrando qualificação social e profissional; garantia de fornecimento de energia elétrica, água potável e saneamento básico para as escolas; promoção da inclusão digital com acesso a computadores, conexão à internet e às demais tecnologias digitais.

A formação de professores que lecionam nas escolas rurais também está definida no decreto, assim como a adequação do calendário escolar às particularidades das atividades regionais e dos ciclos produtivos; o reconhecimento da relevância da escola multisseriada; e a pedagogia da alternância (combina atividades intensivas na sala de aula com práticas na propriedade). Assessoria de Comunicação Social Leia mais...

Decreto organiza políticas públicas educacionais no campo

fonte:
Portal do MEC

MP exige uso de lápis e relógio no Enem

Alunos só podem levar caneta preta e documentos de identificação.

Brasil - O uso no dia da prova de lápis, borracha, apontador e relógio foi proibido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) por questões de segurança. Por isso, o Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) entrou com uma ação contra o órgão para que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possam levar pelo menos lápis e relógio.

As provas serão aplicadas no próximo fim de semana, dias 6 e 7 de novembro, a 4,6 milhões de inscritos. O procurador da República André Pimentel Filho quer a anulação, inicialmente em caráter liminar, dos trechos do edital que tratam da restrição. Na avaliação do MPF, “não é razoável” proibir o uso desses materiais e o procurador classificou a medida como “paranoia sem sentido”.

De acordo com o procurador, o uso do relógio é determinante para o desempenho do candidato, já que ele precisa controlar o tempo gasto para responder cada uma das 90 questões da prova. Sobre o uso de lápis, borracha e apontador, Filho considera que não há “qualquer lógica” na proibição porque os itens “não representam de forma alguma sério risco de fraude”.

O MPF solicitou ao Inep explicações sobre a restrição desses itens, mas considerou que as informações prestadas não foram satisfatórias. Em nota, o Inep informou que as medidas são importantes para garantir a segurança do exame e alegou que “o procurador não compreendeu as informações prestadas”.

O Inep adiantou que tomará “as medidas para garantir em juízo o resguardo de um bem maior, que é a segurança do exame”. Segundo o órgão, os estudantes não serão prejudicados pela falta de relógio já que podem perguntar aos fiscais de prova sobre o horário a qualquer momento. Os candidatos também serão avisados sobre o fim da prova 30 minutos antes do término da aplicação.


Com informações de Agência Brasil

UEPA divulga números da concorrência dos Processos Seletivos 2011

Medicina continua o curso com maior número de inscritos, mas são os candidatos de Fisioterapia que enfrentarão maior concorrência.

Fisioterapia é o curso mais concorrido nos Processos Seletivos 2011 da Universidade do Estado do Pará (Uepa). No Processo Seletivo (Prosel), foram 1.970 inscritos para 20 vagas ofertadas em Belém, ficando com uma média de 98,50 candidatos por vaga. No Programa de Ingresso Seriado (Prise), a concorrência ficou em 10,90 também na capital, com 218 candidatos para 20 vagas.

No interior, o Curso de Engenharia de Produção, em Castanhal, foi o mais concorrido do PRISE, com 157 inscritos para 20 vagas, uma média de 7,85 candidatos por vaga. No Prosel, o Curso de Medicina, em Santarém, foi o mais concorrido no interior, com 767 inscritos para 10 vagas ofertas, a média ficou em 76,70 candidatos por vaga.

Também este ano, o Curso de Engenharia Ambiental se destacou no Prosel com 1.800 inscritos para 20 vagas, ficando em segundo lugar na concorrência com uma média de 90 candidatos por vaga. Já no Prise, o segundo curso mais concorrido foi Educação Física, com 126 inscritos para 12 vagas ofertadas, uma média de 10,50 candidatos por vaga.

Para este ano, foram registrados 79.674 inscritos que disputam uma das 2.864 vagas ofertadas pela Uepa em todo Estado. Desse total, 1.458 vagas são destinadas para o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), 706 vagas são para o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e 700 para o Centro de Ciências Naturais e Tecnologia. Para o Prosel estão inscritos 38.745 candidatos e 40.929 no Prise.

Homologação - As inscrições foram encerradas no dia 14 de outubro e já foram homologadas. A primeira e a segunda etapa das provas do Prise e Prosel acontecem nos dias 28 e 29 de novembro de 2010, de 8h às 13h (horário local). A terceira etapa será no dia 12 de dezembro, no mesmo horário. Os candidatos a uma vaga nos cursos de Licenciatura Plena em Música e Bacharelado em Música no Prosel 2011 ou na terceira etapa do Prise deverão submeter-se, obrigatoriamente, ao Exame Habilitatório.

De caráter eliminatório e valendo 30 pontos, os candidatos farão duas provas práticas na proxima segunda-feira (8). A primeira, é destinada a candidatos da Licenciatura e Bacharelado. Já a Prova Prática 2 será apenas para os candidatos a vaga no Bacharelado. As provas práticas acontecem em Belém e em Santarém. Em todas as etapas dos processos seletivos da Uepa, a apresentação de um documento de identificação será obrigatória.

Demanda - Prosel

Demanda - Prise


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Evento debate importância da pesquisa tecnológica para o desenvolvimento sustentável

A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI) realiza, neste mês, a sexta edição do “Congresso ABIPTI”. O evento reunirá os principais atores do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para discutir como a pesquisa tecnológica pode contribuir para o desenvolvimento sustentável.

O congresso acontecerá nos dias 24 e 25, em Brasília (DF). Entre os palestrantes já confirmados, destaque para o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, que fará a abertura do congresso e ministrará a palestra “Políticas de Estado de CT&I para o desenvolvimento sustentável”.

Devem Participar, ainda, os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Carlos Alberto Aragão e Luis Fernandes, respectivamente.

O congresso também contará com representantes de organismos internacionais, como do Instituto Fraunhofer, grupo que reúne 52 instituições de pesquisas da Alemanha, considerado referência mundial no setor. O diretor da entidade, Peter Eisner, falará, no dia 25, sobre as perspectivas das instituições de pesquisa tecnológica em relação ao desenvolvimento sustentável.

“Existem inúmeros desafios que devem ser urgentemente superados. Para o setor de pesquisa e desenvolvimento é necessário acima de tudo o sustento através de verbas públicas, uma vez que nem sempre há o interesse da iniciativa privada. A aplicação a curto prazo de uma tecnologia sustentável de relevância para a indústria exige empresas muito bem informadas e cientes do importante papel e função da cooperação com centros de pesquisa”, diz Eisner.

“Nossa proposta é gerar subsídios sobre a configuração da demanda e da oferta de pesquisa, desenvolvimento e inovação em apoio ao esforço de reorientação dos modelos de sustentabilidade nas instituições científicas e tecnológicas”, destaca a presidente da Associação, Isa Assef. A pauta do evento é diversificada e contará com debates sobre o marco regulatório para o desenvolvimento sustentável; a contribuição que as instituições de pesquisa e tecnologia podem dar para superação das mudanças climáticas; entre outras.

“A exemplo das edições anteriores, o Congresso ABIPTI será um canal de troca de experiências. Nosso objetivo é oportunizar o debate nos diferentes aspectos e facilitar a obtenção de conhecimentos sobre experiências internacionais exitosas em temas específicos da gestão tecnológica nesse setor”, conclui Assef.

Lançamento - No evento também será lançada a nova logomarca da Associação. O concurso, realizado neste ano, recebeu mais de 50 propostas de todo o país. A ABIPTI ainda homenageará diversas personalidades do setor. O evento será realizado na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). As inscrições podem ser feitas no site www.abipit.org.br\congresso2010. As vagas são limitadas. A programação também está disponível neste endereço.

ABIPTI - A Associação é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne entidades públicas e privadas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, com presença nas cinco regiões e 27 unidades da Federação.

A ABIPTI possui estreita parceria com os conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), além do Fórum de Secretários Municipais da Área de C&T. A ABIPTI participa do conselho consultivo da Finep, agência de fomento ligada ao MCT, do conselho de administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), entre outras instâncias. A instituição tem hoje mais de 200 associados.

Serviço

6º Congresso ABIPTI. De 24 e 25 de novembro, em Brasília (DF) - Confederação Nacional do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo (CNC) - Inscrições e programação: www.abipit.org.br\congresso2010. Informações: (61) 3348-3131.


Fonte: Fapespa

Isolamento de bactérias ajuda a compreender o sistema imunológico de peixes

03/11/2010 - Além de saboroso, o peixe é um alimento rico em nutrientes e proteínas. Entretanto, se o manejo for inadequado, o risco de proliferação de bactérias pode vir a contaminá-lo ou até matá-lo. Nesse sentido, ele pode se tornar vetor de transmissão de doenças para o homem.

Atenta à problemática, a pesquisadora em piscicultura da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Andréia Belém Costa, realizou o estudo “Isolamento e caracterização de bactérias patogênicas de peixes cultivados no Estado do Amazonas” para verificar os tipos causadores de doenças.

De acordo com a pesquisadora, o estudo consistiu na coleta bacteriológica de peixes mantidos em cativeiro para verificar se estariam sofrendo algum processo de doenças causadas por bactérias patogênicas. As coletas foram realizadas em seis fazendas espalhadas em torno dos municípios de Manaus, Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara.

Durante a pesquisa, foi criado o “banco bacteriológico” com plantel de bactérias isoladas dos peixes estudados e o grupo de pesquisa em Sanidade Imunológica de Peixe (SIPX) do Departamento de Pesca (DePesca) da Ufam. Segundo Costa, com o banco bacteriológico se pode determinar a profilaxia do peixe de cativeiro, evitando assim, a mortalidade e gastos desnecessários com medicamentos.

A pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Desenvolvimento Cientifico Regional (DCR) teve um investimento de, aproximadamente, R$ 51 mil.

Resultados otimistas

Entusiasmada com o resultado, a pesquisadora afirmou que a partir da caracterização de bactérias, podem surgir pesquisas para o desenvolvimento de vacinas como pró-bióticos, imunomoduladores ou estimulantes aplicáveis, para que o peixe não contraia doença. Segundo Costa, não existe nenhum medicamento voltado para essa questão. “Não temos nada registrado e regulamentado pelo Ministério da Agricultura (MA)”, afirmou.

Atualmente, o resultado da pesquisa vem sendo aplicado no Programa de Pós-Graduação em Genética do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) com as bactérias sendo caracterizadas por via molecular. Para a pesquisadora, em curto espaço de tempo, a previsão é ter informações sobre cerca de 250 bactérias isoladas.

FAPEAM é fundamental
Segundo a pesquisadora, a FAPEAM deu um salto de qualidade em investimento na área de pesquisa cientifica no Estado do Amazonas. “Ela não pode fraquejar. Por meio dela, a minha formação no doutorado foi realizada fora do Estado”, comentou.

Sobre o DCR

O Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) consiste em apoiar, com bolsas, passagens e auxílio, doutores titulados em outros Estados e no Amazonas, interessados em desenvolver pesquisas em instituições localizadas no Amazonas.

Foto 1 - Jaraqui é uma das espécies mais consumidas no Amazonas (Fabíola Menezes)


Foto: Criação de peixes em Novo Airão (AM) (Foto: Ulysses Varela)

Fonte: Sebastião Alves – Agência Fapeam

Números mostram crescimento dos indicadores de pesquisa do Norte do País

27/10/2010 - Em mesa-redonda realizada na sexta-feira (22), em Boa Vista (RR), último dia de atividades da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além de apresentar os investimentos e outros indicadores de pesquisa do Norte do País, Odenildo Teixeira Sena, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), a primeira a ser criada na região, em 2003, informou que Tocantins e Rondônia são os únicos que já têm projetos de criação de suas fundações em tramitação na Assembleia Legislativa.

“Apesar de o Norte ainda ser carente de instituições de fomento e, por isso, estar pagando caro no que diz respeito ao avanço da Ciência e da Tecnologia na região, a FAPEAM é hoje a quarta fundação que mais investe em Ciência e em Tecnologia no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro”, afirmou Sena. Segundo ele, do início de 2003 a setembro último foram investidos, pela FAPEAM, R$ 230 milhões em projetos de pesquisa e na formação de mestres e doutores no Amazonas.

Com base em dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Sena disse ainda que a Região Norte foi a que mais teve novas instituições de pesquisa criadas entre 2000 e 2008, com um aumento de 215%, enquanto as instituições do Centro-Oeste aumentaram 175% e, as do Sudeste, 72%.

Com relação à criação de novos grupos de pesquisa por região, o Norte também se destacou, com um crescimento de 202%, seguido da Região Nordeste (124%) e Centro-Oeste e Sul, ambas com 128%. Os grupos de pesquisa da Região Sudeste cresceram apenas 65% no período. “No caso do Amazonas, em 2000 o Estado tinha 95 grupos e, em 2008, pulou para 362″, afirmou Sena.

No que diz respeito ao número de doutores formados, em 2002 a Região Norte tinha 1.187 indivíduos e, em 2008, subiu para 2.957, um crescimento de 150%. No mesmo período, o Sudeste cresceu 51%, indo de 21.207 para 40.526 doutores, ainda de acordo com dados do CNPq. “Mas enquanto Amazonas e Pará têm hoje 33 e 15 doutores por 100 mil habitantes, São Paulo tem 55 e ainda concentra cerca de 60% dos doutores do País”, ponderou.

As duas principais instituições beneficiadas com os recursos da FAPEAM, de 2002 a 2008, foram o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com R$ 58 milhões e R$ 50 milhões, respectivamente. “Os investimentos são sempre proporcionais à densidade de doutores de cada instituição. Quanto mais doutores, maior é a competitividade para submeter projetos de pesquisa de qualidade aos editais”, explicou.

Sena reconheceu que esses indicadores mostram a grande desconcentração dos recursos federais aplicados em Ciência e Tecnologia nos últimos anos. “Mas apesar de enxergarmos esse crescimento no Norte com bons olhos, não podemos nos entusiasmar, pois ele ainda é pequeno comparado ao que ainda necessitamos para gerar e introduzir novos conhecimentos, em uma região tão imensa e rica como o Norte”, disse.

Foto: divulgação

Fonte: Consecti e Ministério da Ciência e Tecnologia

Relação entre economia e meio ambiente norteia discussões em evento

27/10/2010 - Com o tema "Economia e meio ambiente: desafios do ecodesenvolvimento na Amazônia brasileira" realizado no âmbito do 1° Encontro Regional Norte de Estudantes de Economia (1° Ereco Norte), pesquisadores e graduandos se reuniram para discutir atividades desenvolvidas no Amazonas voltadas para medição e redução do gás carbônico (CO2).

O evento ocorre até sexta-feira, 28 de outubro, na Faculdade de Estudos Sociais (FES), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mobilizando estudantes de economia de várias instituições de ensino superior da região.

A engenheira florestal, Roseane Pereira da Silva, pesquisadora do Laboratório de Manejo Florestal, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), apresentou a palestra “Elaboração de Projeto de Crédito de Carbono”. Na ocasião, a pesquisadora juntamente com a outra palestrante, a engenheira florestal Cacilda Délia Sampaio, explicaram o conceito de créditos de carbono, que consiste em certificados gerados por projetos que, comprovadamente por meio de metodologias, reduzem ou absorvem emissões de gases do efeito estufa.

"Essa metodologia torna-se necessária, justamente quando o governo estadual implementa legislação específica própria para o nosso Estado", frisou Silva. Ela destacou ainda que essa ação é inovadora e de vanguarda no país, quando é apresentado um método em que é possível a contagem dos gases poluentes e o CO2. “Se é possível contar, é possível comercializar e negociar”, completou.


Desenvolvimento limpo

Durante a apresentação, foram abordados projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), que foram aprovados e validados no Brasil e por último, como é realizada a elaboração de projetos de Crédito de Carbono, ou seja, como seria a elaboração passo a passo dessas iniciativas.

Silva explicou como estão sendo desenvolvidas atividades voltadas para medição e redução de CO2 realizadas no Laboratório de Manejo Florestal do Inpa, pois considera extremamente importante essa abordagem para que o estudante possa interligar essas ações ao tema do evento, que relaciona economia e meio ambiente.

Outro foco abordado foi a apresentação histórica das Conferências das Partes da Organização das Nações Unidas (COP), inclusive a última realizada em Copenhague, em 2009, quando foi questionado o Protocolo de Quioto e outras questões como projetos de mecanismos limpos e redução de carbono na atmosfera.

Sobre essa questão, Silva afirmou que é preciso validar uma metodologia que é utilizada no banco de dados do Intergovernmental Panel on Climate Change ou Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para construir um inventário de emissão no País.

As palestrantes citaram os doutores Niro Higuchi e Joaquim dos Santos, do Inpa, os quais há 20 anos realizam pesquisas voltadas para essas questões, e que, apesar disso, as publicações que consolidaram todos os investimentos nessa área, somente foram viabilizadas a partir de 1996. Nesse sentido, foram apresentados os sítios de pesquisa e seus resultados, como o excesso de carbono na atmosfera e suas consequências no clima.

Higuchi coordena vários projetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), entre os quais destaca-se o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Madeiras da Amazônia e o Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex).

No viés disso, a pesquisadora, questiona sobre as mudanças climáticas ocorridas nos últimos tempos no Brasil e no mundo, e relaciona esses fatos com a atitude humana. Por outro lado, norteia ações para modificar esse cenário, que possibilite mudanças de hábitos e consciência ecológica.

Os compradores desses créditos são empresas ou governos de países desenvolvidos que precisam alcançar metas (instituídas pelo Protocolo de Quioto, pela própria empresa ou outros programas) de redução destas emissões, e os vendedores são diversificados dependendo do país de origem do projeto.

O 1º Ereco Norte 2010 ocorre até sexta-feira, 29, e conta com uma programação variada. Acesse a programação no sítio: http://www.erecomanaus.com.br/site

Foto:Divulgação

Fonte: Sebastião Alves – Agência Fapeam

Editais e Mestrado INPA

Tópico Especial


Tópico Especial • Curso Teórico-prático: Citogenética Vegetal: convencional e molecular

Sigla-número

GEN-00/TOP.ESP.

Curso

Mestrado Acadêmico e Doutorado

Créditos

05

Carga Horária

75

Professor responsável

Dr. André Luís Laforga Vanzela – UEL, Londrina

Ementa

Abordagem dos aspectos clássicos e moleculares empregados na citogenética vegetal e sua contribuição como ferramenta para estudos relacionados à evolução e organização dos cariótipos de plantas. Isolamento de DNAs repetitivos e sua utilização como marcadores cromossômicos para estudos citotaxonômicos e evolutivos, bem como para a organização dos cromossomos eucariótipos.


Tópico Especial • Bioinformática

Sigla-número

GEN-032/TOP.ESP.

Curso

Mestrado Acadêmico e Doutorado

Créditos

02

Carga Horária

30

Professor responsável

Professores

Dra. Miriam Silva Rafael

Dr. Renato Vicentini e Ms. Luiz Eduardo Vieira del Bem

Ementa

Introdução à Bioinformatica; Uso de bancos de dados públicos; Alinhamento de sequencias; Montagem e anotação de genomas; Análise filogenética; Genômica comparativa e evolutiva; Análise de expressão gênica; Modelagem de redes metabólicas; Introdução à Biologia de Sistemas.

Bibliografia

1) Baxevanis, A. D. 2004. Bioinformatics: A Practical Guide to the Analysis of Genes and Proteins. Wiley-Interscience.

2) Klipp, L. 2009. Systems Biology: A Textbook. VCH/John Wiley

3) Lesk, A.M. 2002. Introduction to Bioinformatics. Oxford University Press-A.

4) Mount, D. W. 2001. Bioinformatics: Sequence and Genome Analysis. Cold


Spring Harbor laboratory Press.



Fonte: INPA


Investimento em educação atinge meta de 5% do PIB e é o maior da história

O investimento público direto em educação, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), chegou a 5% no Brasil – ou seja, alcançou a meta proposta para este ano. O valor representa 1% a mais do que foi investido até 2003 e é o maior já registrado na história do país. Os dados, referentes ao ano de 2009, são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“Agora, estamos ficando alinhados com o que ocorre nos países desenvolvidos”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta quarta-feira, 3. Ele se referia ao padrão de investimento dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): em torno de 6% do PIB.

Haddad salientou que todo o incremento, em relação aos anos anteriores, se deu na educação básica. Este ano, o investimento nessa etapa chegou a 4,3% do PIB, enquanto na educação superior o percentual chegou a 0,7%.

O ministro também informou que a distância entre o investimento na educação básica e na educação superior, por aluno, diminuiu ainda mais. Em 2000, a diferença era de 11 vezes. Em 2009, caiu para 5,1 vezes.

Série histórica – O maior salto no investimento público em educação relativo ao PIB se deu em 2006, quando passou de 3,9% no ano anterior para 4,3%. Nos anos seguintes, o percentual subiu para 4,5%, 4,7%, até chegar ao patamar dos 5% em 2009.

No cálculo do investimento público em educação relativo ao PIB não estão incluídas as despesas com aposentadorias e pensões, bolsas de estudo e financiamento estudantil. Os dados referem-se à destinação de recursos consolidada do governo federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Letícia Tancredi


Fonte: Portal do MEC

ICS - Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas: Seleção de Mestrado

Vagas: 20 (divididas entre as linhas de pesquisa).

Inscrição: até 30/11/10, conforme Edital.

Informações:
site
» http://www.ufpa.br/ppgcf/


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IFCH - Pós-Graduação em Ciência Política: Seleção de Mestrado

Vagas: 15 (divididas entre as linhas de pesquisa).

Inscrição: até 8 de novembro de 2010, conforme Edital.

Informações:
site
» http://www.ufpa.br/ifch/dmdocuments/edital_mestrado_ciencia_politica.pdf


Fonte: UFPA