Inspiração Perfume e Cosméticos

Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

quinta-feira, 15 de julho de 2010

UFOPA vai ofertar 3 cursos na área de pesca

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) irá trazer para Santarém três cursos no setor de pesca e aqüicultura para o vestibular de 2011. A confirmação foi dada pelo diretor da ICTA (Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas), José Peleja. Além disso, está previsto até o final de 2010 a aprovação do mestrado em Recursos Aquáticos da Amazônia.

A UFOPA ofertará o curso básico de Ciências Biológicas, em duas habilitações, uma em biologia aquática e outra em biologia vegetal; o curso de Ciências Pesqueiras e o bacharelado em Engenharia da Aqüicultura. Todos esses cursos irão oferecer 50 vagas. No processo seletivo em 2012 a UFOPA oferecerá os cursos de Engenharia Sanitária e Saneamento Ambiental, com ênfase no o manejo de recursos hídricos de um monitoramento de sistemas.

No curso de Ciências Biológicas, com duas habilitações, o aluno irá escolher no termino do terceiro ano de curso qual irá optar. "Até o 3º ano já tem uma graduação em ciências biológicas, sendo as modalidades uma especialização", explicou José Pacheco.

O curso de Aqüicultura trabalha com cultivo de organismos aquáticos, ou seja, como criá-los. Isso vai desde a criação de peixes conhecida como piscicultura, criação de camarões conhecida como carcenicultura, e a criação de quelônios, jacarés, e de outros animais aquáticos. " Essa é uma ciência maior que é aqüicultura divida em sub-áreas. Vai trabalhar bastante a parte tecnológica, desenvolver esses pacotes de cultivo de peixes, tanto em tanque redes, gaiola flutuantes, sistemas escavados e como trabalhar de forma sustentável com aproveitamento de pequenos rios e igarapés, através do sistema de cultivo também do tipo barragem", esclareceu o diretor. A idéia é investigar o potencial das espécies nativas que se tem na região que não estão sendo exploradas no apicultivo e desenvolver tecnologias para isso.

O curso de Ciências Pesqueiras pretende formar cientistas da pesca para trabalhar em manejo dos lagos, o ordenamento da pesca, os acordos de pesca, a ecologia dos peixes, saber do que eles se alimentam estudar o sistema de várzea, igapó, será a ciência pesqueira que trabalhará no manejo da pesca junto com os pescadores.

De acordo com o diretor da ICTA as necessidades dos cursos na região eram como uma lacuna na região em contexto formação da pesca da aqüicultura dentro da atuação do campus da UFPA. "Nos estudos de demanda, na consulta com a sociedade, com os pescadores, as secretarias de aqüicultura, os concursos públicos que tem aberto nessa área tem mostrado um déficit de escritos, reincidências de pessoas nessa área na região é muito deficiente", confessou. E completa: uma demanda real identificada na sociedade e os anseios dos alunos que já vinham reivindicando a vindo dos cursos. Mas, o grande fator foi o contexto da sociedade que se necessita a introdução desses cursos.

Um dos projetos a serem introduzidos na Amazônia é a alfabetização dos pescadores. "Irá começar com a educação profissional e tecnológica, ou seja, a formação inicial e continuada. Com elevação de alfabetização para quem não é alfabetizado", contou Edmar Moraes.

Existe um projeto que se chama Pescando a Cidadania que vai muito além de ler e ensinar, reflete a cidadania, os direitos e deveres que tem cada cidadão.Em seguida terão o ensino fundamental com qualificação profissional, ensino médio integrado ao ensino técnico, ou só o técnico para quem tem o ensino médio. Depois os cursos superiores de tecnologia, graduação superior e de pós graduação, scrito sensu e latus sensu.


Fonte: Blog o Estado do Tapajós

Gestores têm prazo de 30 dias para pedir correção de índices

Os resultados do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de 2009 foram publicados em portaria do Ministério da Educação no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 14. Os números são apresentados por município e, dentro dos municípios, os resultados alcançados pelas escolas. Embora os dados estejam disponíveis para consulta desde a semana passada, a oficialização permitirá que gestores analisem de forma global o desempenho de sua rede e embasem eventuais solicitações de correção.

Nesta quinta-feira, 15, será publicada portaria que regulamentará prazos e procedimentos para a solicitação de eventuais correções dos dados publicados na edição desta quarta.

Havendo alguma divergência quanto aos indicadores publicados, diretores de escola e secretários municipais e estaduais de educação poderão solicitar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) eventuais correções referentes à taxa média de aprovação, desempenho na Prova Brasil e Saeb e Ideb até o dia 14 de agosto.

Os recursos deverão ser encaminhados por meio de ofício assinado pelo gestor responsável – diretor da escola, secretário municipal ou estadual de educação. Nesse ofício deverão constar as justificativas que fundamentem a correção. O documento deverá ser enviado ao Inep pela internet. Para tanto, deve ser digitalizado e anexado no formulário disponível na página do Inep.

As solicitações de correção referentes à situação de aprovação de aluno, informada incorretamente ao Censo Escolar da Educação Básica 2009, caso aceitas, deverão ser incorporadas pelo solicitante até o dia 29 de agosto, diretamente no módulo situação do aluno, também na página do Inep.

O Inep publicará os dados definitivos do Ideb 2009 após análise de todas as solicitações.

Assessoria de Imprensa do Inep


Fonte: Portal do MEC

Conteúdos específicos e gerais do Enade estão definidos em portarias

Portarias do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 14, fixam os conteúdos gerais e específicos que serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano. Participam da avaliação alunos de 14 tipos de bacharelados e de cinco áreas superiores de tecnologia. A prova será aplicada em 21 de novembro.

O exame é obrigatório para dois tipos de alunos: os ingressantes que, até 2 de agosto, tiverem completado entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso, e os concluintes que tiverem alcançado pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo ou que tenham condições de concluir o curso neste ano letivo.

Com duração de quatro horas, a prova avalia a formação geral comum aos cursos de todas as áreas do conhecimento, além de temas específicos do curso. No conjunto, a prova terá 40 questões, sendo dez sobre a formação geral do aluno e 30 sobre os conteúdos do curso.

Conforme descrito nas portarias, na parte geral da prova será considerada a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. Esses conteúdos compreendem dez questões, sendo oito de múltipla escolha e duas discursivas. Os testes discursivos avaliarão aspectos como clareza, coerência, coesão e correção gramatical.

As 30 questões da parte específica se dividem em 27 de múltipla escolha e três discursivas, que pretendem avaliar o aprendizado do aluno durante o curso. Para cada área, o Inep publicou portaria específica descrevendo conteúdos, competências e habilidades que serão medidas.

Áreas – Em 2010, o Ministério da Educação vai avaliar alunos das áreas de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia, e também estudantes dos cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

As portarias do Inep estão no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 14, seção 1.

Ionice Lorenzoni


Fonte: Portal do MEC

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ações visam garantir qualidade aos cursos de pedagogia

Considerados estratégicos para a política de formação de professores da educação básica, os cursos de pedagogia recebem atenção especial do Ministério da Educação. Uma das ações destinadas a assegurar a qualidade desses cursos é o processo de supervisão, ao qual devem ser submetidos aqueles que apresentam resultados insuficientes nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Iniciada em 2008, a supervisão verificou a condição de oferta de 49 cursos de pedagogia e 11 de normal superior que obtiveram conceitos inferiores a 3 – em uma escala que vai de 1 a 5 – no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2005.

Após a realização de visitas in loco pela comissão de especialistas na área, as instituições firmaram termo de saneamento de deficiências com a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, a partir do qual se comprometeram, em um prazo máximo de 12 meses, a promover as melhorias necessárias para um ensino de qualidade. Durante esse prazo, os cursos que repetiram os resultados insatisfatórios no Enade de 2008 receberam medidas cautelares suspendendo novos ingressos, até que fosse verificado o cumprimento das medidas de saneamento.

Após o término do prazo, dois cursos que não demonstraram o cumprimento das medidas tiveram abertura de processo administrativo para o encerramento da oferta. Também foi instaurado processo para redução do número de vagas em outro curso, que cumpriu parcialmente as exigências da Sesu.

Para preservar o interesse dos estudantes, além da instauração do processo, os cursos que serão encerrados receberam medidas cautelares e estão impedidos de ingressar novos alunos até que seja concluído o processo. As medidas representam a redução de 280 vagas anuais de ingresso.

Os demais cursos seguem sob verificação da Sesu e aqueles que têm o prazo encerrado recebem visita para reavaliação e verificação do cumprimento das medidas.

Além da supervisão, outra medida voltada à qualidade dos cursos de pedagogia é a publicação de um instrumento de avaliação. O documento, publicado no último mês de junho, apresenta os aspectos que serão considerados pelos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) nos processos de reconhecimento dos cursos.

A definição de um instrumento específico para os cursos de pedagogia tem como objetivo valorizar a formação dos professores que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Além de pedagogia, os cursos de medicina, direito e os superiores de tecnologia possuem instrumentos próprios de avaliação.

O instrumento aponta os critérios de qualidade que devem ser adotados pelos cursos, para que tenham o reconhecimento do MEC. Os critérios de avaliação são organizados a partir de três elementos principais: organização didático-pedagógica do curso, corpo docente e instalações físicas.

Em relação à organização didático-pedagógica, serão considerados aspectos como o processo de avaliação da aprendizagem, a integração do aluno à prática educativa e a relação do curso com os sistemas públicos de ensino municipais e estaduais.

No quesito corpo docente, além de considerar a titulação dos professores, o instrumento também apresenta, como critério a ser avaliado, a composição e atuação do núcleo docente estruturante, grupo de professores da instituição responsável pela implementação das diretrizes curriculares do curso.

Assessoria de Imprensa da Sesu


Fonte: Portal do MEC

terça-feira, 13 de julho de 2010

Tecnologias Assistivas - Sobre Objetos de Aprendizagem



Tecnologias Assistivas - Sobre Objetos de Aprendizagem


Os recursos tecnologicos vem crescendo a cada dia com a desenvolvimento de ferramentas, com a expansão da internet, e outros meios tecnologicos.

Os objetos de aprendizagem virtuais são constituidos de contéudos com parâmetros educativos que utiliza uma elaboração de uma material didático envolvendos diversos conteúdos, como: interdiciplinariedade, exercício, e complementos, utilizando recursos das mais diversas tecnologias.

Esses recursos providenciam um suporte na contrução de ambientes virtuais, que também traz um fator importante, não somente para ferramentas socio-educativas, mais também para jogos educativos, e outros.

Enfim, a construção desses objetos de aprendizagem servem para introduzir uma dinâmica na forma de modelar e transmitir conteúdos educacionais, voltado para o aprendizado do aluno.




Márcio Pimentel

Alunos de Pós Graduação em Gestão e Docência na Educação Superior


Pós - Graduação de Gestão e Docência na Educação Superior - FIT

segunda-feira, 12 de julho de 2010

UFPA abre concurso com 45 vagas para professor

Remuneração varia de R$ 2.900 a R$ 6.100. Inscrições podem ser feitas até o dia 9 de agosto

Já estão abertas as inscrições para o concurso público da Escola de Aplicação da UFPA promovidos pela Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) em parceira com o Centro de Processos Seletivos (Ceps) da Universidade. São 45 vagas distribuídas em 17 cargos de docência em várias áreas de atuação. As inscrições podem ser feitas no site www.ceps.ufpa.br até o dia 9 de agosto. Os valores da remuneração vão de R$ 2.900 a R$ 6.100.

São sete vagas para Educação infantil; seis para Educação Geral Ensino Fundamental I; quatro vagas para professores de matemática; três para história, geografia e informática na educação; duas vagas para professores de Química, Física, “Ciência e Biologia”, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Teatro e Música. São ofertadas ainda vagas para professores de Educação Física, Alemão e Espanhol.

Os candidatos passarão por cinco etapas no concurso: prova escrita, prova didática, prova prática para os cargos de docência em Educação Física e Música, Memorial com descrição das atividades desenvolvidas pelos candidatos e julgamento de títulos. As provas ocorrerão no período de 15 de agosto a 1º de setembro.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 65, mas candidatos que fazem parte do CadÚnico do governo federal podem solicitar a isenção da taxa até as 18 horas do dia 15 de julho. O resultado será divulgado no dia 19 no site do CEPS. Quem não for beneficiado com a isenção deverá efetuar o pagamento da taxa para participar do concurso. Uma vez efetuado o pagamento, todos os candidatos terão 48 horas para confirmar se sua inscrição foi processada no sistema consultando o site www.ceps.ufpa.br.

As informações são da Assessoria de Comunicação da UFPA.

SERVIÇO

Para mais informações sobre o concurso acesse o site www.ceps.ufpa.br e clique sobre o banner “Escola de Aplicação da UFPA”.


Fonte: Diario do Pará

Programa recebeu a adesão de 95,5% de secretarias e escolas

A adesão ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foi feita por 95,5% das secretarias estaduais e municipais de educação e escolas federais. Essa medida atende a nova regra estabelecida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de evitar desperdício de recursos públicos e assegurar maior controle na distribuição dos livros didáticos às escolas públicas.

De acordo com essa determinação, quem não encaminhou ao FNDE dentro do prazo – que terminou em 30 de junho – a documentação exigida ficará sem os livros doados pelo governo federal no ano que vem.

Ao mesmo tempo, a participação das escolas públicas na escolha do livro didático, que se encerrou nesta quinta-feira, 8, atingiu altos índices. Exatas 45.491 instituições de ensino, das 50.397 que oferecem aulas do sexto ao nono ano do ensino fundamental em todo o país, optaram pelos livros com que trabalharão de 2011 a 2013.

“Isso equivale a 90,3% e é um recorde histórico”, afirma Rafael Torino, diretor de ações educacionais do FNDE. O recorde anterior, do ano passado, era de 86%.

Ceará, Distrito Federal e Paraná são os estados em que houve mais opções, feitas por 97% do total das suas escolas. O estado com menor participação é o Amapá, com 48%.

Como é regra no PNLD, os colégios que não escolheram os livros didáticos para seus alunos estudarem nos próximos três anos vão receber as obras mais pedidas em seu município. Para isso, no entanto, é preciso que a secretaria de educação local tenha aderido ao programa.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE


Fonte: http://portal.mec.gov.br