Inspiração Perfume e Cosméticos

Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Editais de Mestrado UFAM

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos

  • Nível: Mestrado
  • Inscrições: 04 de Outubro a 05 de Novembro de 2010
  • Edital Completo Mestrado (clique aqui)
  • Ficha de Inscrição (clique aqui)

Fonte: UFAM

Editais de Mestrado na UFPA

NCADR - Pós-Graduação em Ciência Animal: Edital de Mestrado

Vagas: 26 (divididas entre os orientadores do curso).

Inscrição: até 29 de outubro de 2010, conforme Edital.

Informações:
site
» http://www.cienciaanimal.ufpa.br/CA_selecao/M/2011/Edital_M_2011.pdf

-----------------------------------------------------------------------------------------

Exigência de doutorados torna mais rígidas regras para as universidades

As atuais instituições de ensino superior, federais e privadas, para manter o título de universidades, devem oferecer, no mínimo, quatro mestrados e dois doutorados. Caso ainda não ofereçam, têm prazo até 2016 para implantar esses cursos. O mesmo prazo vale para os centros universitários e faculdades que desejam alcançar o status de universidade.

É isso que determina resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) homologada nesta terça-feira, 5, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

A exigência de oferta de mestrado e doutorado integra uma série de regras que passam a vigorar para o sistema federal de ensino superior, que hoje envolve 144 instituições, sendo 58 federais e 86 privadas. As 37 universidades estaduais e as sete municipais não precisam seguir a resolução, porque elas têm regulamentação própria.

Para que as instituições de ensino superior façam as adaptações previstas na resolução, o CNE definiu um período de transição. As atuais universidades que não atendem ao requisito sobre a oferta de cursos de mestrado e doutorado poderão ser recredenciadas, em caráter excepcional, desde que ofereçam, pelo menos, três cursos de mestrado e um doutorado até 2013. Para essas é obrigatório chegar a 2016 com quatro mestrados e dois doutorados.

De acordo com a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, o conjunto de regras descritas na resolução complementa o novo marco regulatório da educação superior nacional. Os objetivos, explica, são qualificar a educação superior, estimular as instituições a desenvolver pesquisas e a produzir conhecimento novo. Segundo a secretária de Educação Superior, o prazo de seis anos fixado pelo CNE para o cumprimento das regras é completamente exequível.

O presidente do CNE, Antônio Carlos Ronca, disse que o conselho trabalhou dois anos na definição das regras e que elas são “rigorosas para que não se banalize o conceito de universidade”. Nos 14 artigos, a resolução também trata da qualificação dos professores, da jornada de dedicação exclusiva à instituição, além do ritual que deve ser cumprido no credenciamento de novas instituições e no recredenciamento das já existentes.

O artigo 2º da resolução, por exemplo, define que tipo de instituição pode solicitar sua transformação em universidade: os centros universitários recredenciados e em pleno funcionamento há, no mínimo, nove anos; e as faculdades em funcionamento regular há, pelo menos, 12 anos, que apresentem excelente padrão de qualidade. (Ionice Lorenzoni)

Regras básicas da resolução do CNE – Para requerer o credenciamento como universidade, é indispensável que a instituição tenha um terço do corpo docente com títulos de mestrado ou doutorado. Além disso, deve ter:

  • Um terço do corpo docente em regime de tempo integral;
  • Conceito Institucional (CI) igual ou superior a quatro na última avaliação institucional externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);
  • Índice Geral de Cursos (IGC) igual ou superior a quatro na última divulgação oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep);
  • Oferta regular de, no mínimo, 60% dos cursos de graduação reconhecidos ou em processo de reconhecimento;
  • Oferta regular de, pelo menos, quatro cursos de mestrado e dois de doutorado reconhecidos pelo MEC;
  • Compatibilidade do plano de desenvolvimento institucional (PDI) e do estatuto com a categoria de universidade;
  • A instituição e seus cursos não podem ter sofrido, nos últimos cinco anos, penalidades descritas no artigo 46 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9394/1996.

Acesse a íntegra da Resolução e a relação das universidades brasileiras.

Ouça as entrevistas de Maria Paula Dallari Bucci e Antonio Carlos Ronca.



Fonte: Portal do MEC

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Editais de Mestrado na UFAM

Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

* Nível: Mestrado e Doutorado
* Inscrições: 04 a 27 de Outubro de 2010
* Edital Completo Mestrado (clique aqui)
* Edital Completo Doutorado (clique aqui)



Fonte: UFAM

1º congresso Amazônico de Saúde e Qualidade de Vida na UEPA


Normas para envio de resumos (prazo prorrogado)

I CONGRESSO AMAZÔNICO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Santarém-PA, 18 a 22 de Outubro de 2010
Universidade do Estado do Pará, Campus XII – Santarém.

Saúde na Amazônia: da pesquisa às práticas cotidianas
FAVOR SIGA RIGOROSAMENTE AS ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DE RESUMOS
Período de submissão dos trabalhos: 30 de AGOSTO à 07 de OUTUBRO de 2010.
Só serão aceitos trabalhos inéditos que não tenham sido apresentados em congressos nacionais ou internacionais ou submetidos à publicação. O não cumprimento de quaisquer das instruções abaixo descritas implicará automaticamente na rejeição da publicação do trabalho no Congresso.
FORMATO DO RESUMO:
- Somente poderão ser enviados dois trabalhos por autor.
- O resumo estruturado deverá ser enviado digitado em Word todo em letra ARIAL 10, espaçamento um e meio, parágrafo único e justificado, em duas folhas e utilizando TODO o espaço disponível para o resumo sem incluir gráficos ou figuras que não sejam criados a partir do programa Word, não sendo viável a utilização de outras cores, apenas branco e preto. Configurar a folha como A4, com todas as margens de 2 cm.
- Devem constar destacados os seguintes tópicos: a- Título: todo em letra maiúscula e negrito, contendo no máximo 2 linhas; b- Identificação: na linha seguinte logo embaixo do titulo, sem espaço duplo, colocar em seqüência o nome e sobrenome do autor e co-autor(es), separados por virgulas, sem nenhum tipo de titulação, seguido do nome da instituição, cidade, estado, país e e-mail de contato do 1° autor do trabalho (este tópico completo pode conter no máximo quatro linhas, portanto, evite descrição muito detalhada, referenciando apenas a mais relevante); c- Introdução e Objetivo do estudo em tópicos separados; d-Metodologia: descrever a amostra e os métodos e protocolos utilizados, bem como as análises estatísticas. e- Resultados: é obrigatória a apresentação dos principais dados, de preferência em forma de tabela, ou em texto que apresente claramente os valores e/ou descrições claras dos resultados do estudo. Não serão aceitos resumos com frases como: “os resultados serão apresentados ...” ou “foram encontradas diferenças...” sem apresentar nenhuma evidência; f- Conclusão: concluir claramente a partir do objetivo proposto. g- Palavras-chave: destacar de três a cinco palavras-chave no final (modelo em anexo).
ENVIO DO RESUMO:
- O resumo deverá ser enviado unicamente via e-mail: 1congressoamazonico@gmail.com. Junto ao mesmo deve ser destacado qual eixo temático o tema do resumo está voltado e a sua forma de apresentação oral ou pôster.
- O cadastro obrigatório deve ser do primeiro autor do trabalho, nunca do co-autor, pois os dados do cadastro no e-mail serão usados para a emissão de certificados e crachá (evitando também problemas de envio de correspondência).
- Certifique-se que o arquivo está anexado, que o primeiro autor do trabalho é o que foi cadastrado com os dados e aguarde o e-mail de confirmação de envio e anote o número de IDENTIFICAÇÃO, ele é obrigatório para o acesso às informações sobre seu trabalho em qualquer comunicação posterior.
- Não serão aceitos resumos enviados fora do período de submissão.
- Indicar no espaço apropriado a forma de apresentação e equipamentos necessários (não haverá disponibilidade de vídeo ou TV).
- Após um período máximo de 24h (um dia), o 1° autor deverá se inscrever no CONGRESSO, garantindo automaticamente sua publicação nos Anais do I CONGRESSO AMAZÔNICO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA, caso seu resumo seja aceito e apresentado (conforme instruções posteriores).
- Trabalhos que seu 1º autor não estiver inscrito no evento não serão publicados nem apresentados.
CRITÉRIOS DE REJEIÇÃO:
- Não serão aceitos trabalhos nas seguintes condições: trabalho enviado fora do prazo, resumo fora do padrão especificado ou com mais de duas folhas, com formatação inadequada, trabalhos na íntegra, mais de dois trabalhos por autor, trabalhos do tipo: revisão de literatura, propostas de projeto de pesquisa, com metodologia e/ou análise estatística ausentes ou inadequadas, apresentação insuficiente de resultados, trabalhos não relacionados com a temática do evento, estudos de caso ou relatos de experiência não adequadamente justificados ou sem apresentação de resultados.
INSCRIÇÕES:
As inscrições serão realizadas do dia 30 de agosto à 4 de outubro no Campus XII – Santarém da Universidade do Estado do Pará, localizada na Avenida Plácido de Castro, 1399, Bairro Aparecida, CEP: 68040-090, Santarém – Pará. Caso necessário pode ser solicitado o envio da ficha de cadastro via e-mail. E a mesma deverá ser encaminhada via e-mail ou fax (93) 3523-5118, juntamente com o comprovante de depósito.
EIXOS TEMÁTICOS
1. Educação e cultura;
2. Saúde e meio ambiente;
3. Bioética e educação
4. Doenças tropicais e infectologia;
5. Epidemiologia e saúde coletiva;
6. Fisioterapia e reabilitação;
7. Esporte e lazer.
AVISOS:
- Resumos aceitos e sem pagamento não serão avaliados para serem publicados nos anais do evento.
- A taxa de inscrição não será devolvida mesmo que o trabalho não seja apresentado. A forma de apresentação oral poderá ser alterada para pôster pela comissão científica para melhor organização das sessões temáticas e devido ao número limitado de sessões orais.
- Os certificados serão impressos com as informações preenchidas no cadastro e será emitido um único certificado por trabalho contendo autores e co-autores na forma e seqüência digitadas no momento do cadastramento. Evite problemas conferindo seu cadastro antes de confirmar.
FAVOR PREENCHA O CADASTRO NA INTERNET OBRIGATORIAMENTE COM OS DADOS DO PRIMEIRO AUTOR DO TRABALHO.


Fonte: UEPA

Abertas inscrições para Pós-Graduação em Letramento

São 50 vagas destinadas a graduados em Pedagogia, Letras ou em cursos afins na área da Educação. Inscrições podem ser feitas pelo site da Fadesp de 1 a 22 de outubro.

Estão abertas no período de 1 a 22 de outubro, as inscrições para o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O Programa oferta 50 vagas para o Curso de Letramento e Formação de Professores, em Belém.

As vagas são destinadas a graduados em Pedagogia, Letras ou em cursos afins na área da Educação. Para se inscrever, o candidato deve acessar www.fadesp.org.br/cursos.cursos.fadesp.org.br e fazer o cadastro. A entrega dos documentos necessários será feita na Coordenação de Apoio e Desenvolvimento Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (COAD) do CCSE (Trav. Djalma Dutra, s/nº - Telégrafo – 3º Bloco – Térreo).

O Processo Seletivo constará de duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório, consiste na análise de Curriculum Vitae e seleção do Pré-Projeto de Pesquisa. Já a segunda etapa, também eliminatória, consiste em uma entrevista realizada com os candidatos aprovados na fase anterior, conduzida por uma banca avaliadora, indicada pela Coordenação do Curso.

O Curso de Pós-Graduação, com carga horária de 360 horas, será desenvolvido em regime regular, aos sábados, de manhã e à tarde, com início previsto para novembro de 2010. As aulas irão acontecer no CCSE.

Confira o edital

Confira o cronograma de seleção:

1ª Etapa (currículo e pré-projeto): 26 e 27/10/2010.

Resultado da 1ª etapa: 29/10/2010.

2ª Etapa (entrevista): 03 a 05/11/2010.

Resultado da 2ª etapa: 09/11/2010.

Relação dos aprovados no site da FADESP: 10/11/2010.

Matrícula: período: 10 a 19/11/2010.

Fonte: UEPA

Simpósio de Engenharia Ambiental recebe artigos até o dia 8

Com o tema “Mudanças Climáticas: uma ameaça à qualidade de vida”, o SPEA acontece no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), no período de 26 a 29 de outubro de 2010.

O II Simpósio Paraense de Engenharia Ambiental (SPEA) recebe até o próximo dia 8 de outubro, artigos que serão apresentados durante o encontro, no período de 26 a 29 de outubro de 2010. O II SPEA acontece no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A avaliação dos artigos está condicionada à inscrição no simpósio. Os interessados devem enviar os artigos contendo o número de inscrição no formado “.pdf” para o e-mail: engenhariaambientaluepa@yahoo.com.br

Para participar do II SPEA, os interessados devem realizar sua pré-inscrição pelo e-mail inscricao_spea@yahoo.com.br, e mandar em forma de texto (.doc) a ficha de inscrição e o comprovante de matrícula, em caso de alunos. Após a confirmação da pré-inscrição, os participantes terão até três dias úteis para realizar o depósito em conta no Banpará (agência no 011 e conta corrente no 0006750-4).
As inscrições vão até o dia 18 de outubro. São ofertadas 250 vagas.

A coordenação do Simpósio orienta aos participantes que encaminhem para o e-mail acima o comprovante de depósito com o número de inscrição e o nome completo escrito no próprio comprovante.

Com o tema “Mudanças Climáticas: uma ameaça à qualidade de vida”, o Simpósio contará com palestras, apresentação de trabalhos em forma de pôster e seis mini-cursos. A proposta é divulgar a influência das mudanças climáticas nas diversas profissões existentes e promover a conscientização na preservação do meio ambiente, nos três seguimentos: ar, solo e água.

O II SPEA é uma promoção do Curso de Engenharia Ambiental, com apoio da CAEA e Coordenação do Curso de Design.

As inscrições para participar do SPEA podem ser feitas até o dia do evento caso haja vagas. Mais informações pelo telefone: 32764465 ou pelos e-mails: engenhariaambientaluepa@yahoo.com.br e incricao_simposio@yahoo.com.br.

Confira aqui:

Edital

Ficha de inscrição

Programação




Fonte: UEPA

Pós-Graduação em Ciências Ambientais: Seleção de Mestrado

IG - Pós-Graduação em Ciências Ambientais: Seleção de Mestrado

Vagas: 25 (distribuídas entre as linhas de pesquisa).
Início das Aulas: Março de 2011.

Inscrição: 4 a 29 de Outubro de 2010, conforme Edital.

Informações:
site
» http://www3.ufpa.br/ppgca/processoseletivo/selecao2011/Edital_PPGCA_2011.pdf

--------------------------------------------------------------------------------------------------


Eventos
Cursos


Fonte: UFPA


MUNICIPAL DE SANTARÉM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO
Av. Rui Barbosa, 1491 – Aldeia – CEP: 68040-030 – Santarém-Pará Fone: 3523-6830
CNPJ: 05.182233/0001-67


EDITAL Nº 001/2010

A Secretaria Municipal de Educação e Desporto, em conformidade com o que dispõe a Lei nº 17.866, de 03 de novembro de 2004 e a Lei nº 18.392, de 21 de maio de 2010, torna público a abertura de inscrições para o Processo de Eleição Direta para Diretores e Vice-Diretores das Escolas Públicas Municipais deSantarém.



Fonte: Pci Concursos