Inspiração Perfume e Cosméticos

Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Lançados editais para pós-graduação Latu Sensu

As inscrições para a pós-graduação em Metodologia da Pesquisa Científica e Psicologia Educacional com ênfase em Psicopedagogia Preventiva podem ser feitas no período de 10 a 18 de junho. O início das aulas está previsto para julho de 2010.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) abriu inscrições para os cursos de pós-gradução Latu Sensu em Metodologia da Pesquisa Científica, no município de Belém, e em Psicologia Educacional com ênfase em Psicopedagogia Preventiva, nos municípios de Santarém e Redenção.

No período de 10 a 18 de junho de 2010, a Universidade receberá inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Latu Sensu em Educação do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará para o preenchimento de 50 vagas.

O curso de pós-graduação tem carga horária de 490horas/aula com funcionamento nesta Instituição de Ensino Superior e será realizado em regime modular, com início previsto para julho de 2010. Os cursos têm como culminância a elaboração e defesa de uma monografia, orientada por professores do curso.

As inscrições deverão ser realizadas pela home page www.fadesp.org.br/cursos.cursos.fadesp.org.br. Maiores informações no telefone (91) 4009-9505

Confira aqui os editais:

Pós-gradução Latu Sensu em Metodologia da Pesquisa Científica

Pós-gradução Latu Sensu em Psicologia Educacional com ênfase em Psicopedagogia Preventiva, nos municípios de Santarém e Redenção


Fonte: www.uepa.br

Eventos Nacionais











Fonte: http://www.futuroeventos.com.br




quinta-feira, 10 de junho de 2010

Acesso pela web da SciFinder disponível para 21 instituições de ensino e pesquisa

A UFPA foi selecionada para fazer parte do projeto piloto de implantação da versão web da base de dados SciFinder nas instituições vinculadas à CAPES. Professores e alunos de 21 instituições do Portal de Periódicos já podem acessar, via web, a base de dados SciFinder, em fase de teste. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) irá ampliar o acesso para outras instituições ao longo dos próximos meses. Até então, a SciFinder só podia ser acessada por meio da instalação da base por um CD, nos computadores da Instituição. Agora, os pesquisadores terão acesso ao conteúdo via web e para tanto, basta se cadastrar clicando aqui.

Após o preenchimento do formulário, o pesquisador receberá um e-mail em que deverá confirmar o seu cadastro. Para acessar a base utilize o endereço: https://scifinder.cas.org/

O conteúdo da SciFinder inclui modelos de estrutura química e pesquisas pela combinação e reação entre elementos, que podem ser empregados em atividades de pesquisa, na pós-graduação e na formação de alunos de graduação. A plataforma conta com as seguintes bases de dados: CAplus (1907-presente), Registry (1907-presente), Chemical Reactions (1840-presente), Substâncias Químicas Regulamentadas (1778-presente), CHEMCATS e MEDLINE (Saúde).


Segundo levantamento da Capes, em 2009, esse conjunto de bases de dados recebeu 497.930 acessos. Com a mudança de acesso, a expectativa é que o conteúdo seja ainda mais explorado por alunos e professores. A SciFinder cobre, atualmente, os seguintes assuntos: Química Orgânica, Química Inorgânica, Físicoquímica, Química Analítica, Engenharia Química, Processamento de Petróleo, Tintas, Revestimentos, Engenharia Sanitária, Poluição do Ar e da Água, Tratamento de Resíduos, Ciências Ambientais, Farmacologia, Toxicologia, Medicina Experimental, Biologia Celular e Molecular, Genética, Genoma, Proteoma, Bioquímica, Microbiologia, Enzimologia; Alimentos; Física, Química e Engenharia de Materiais, Polímeros, Elastômeros, Ligas, Cerâmica.


Veja quais instituições podem acessar o SciFinder via web
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PURC-RS)
Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade de Brasília (UnB)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Universidade de São Paulo (USP)

Texto: Assessoria de Comunicação da Coordenação Geral do Portal de Periódicos


Fonte:http://www.portal.ufpa.br

Ministro propõe intercâmbio de estudantes no Mercosul

Buenos Aires — O Setor de Educação do Mercosul (SEM) acatou na manhã desta quarta-feira, 9, proposta do ministro da Educação do Brasil, Fernando Haddad, sobre a criação de sistema de intercâmbio de estudantes em licenciaturas entre os países do Mercosul. Eles seriam capacitados em línguas espanhola e portuguesa durante os cursos. Haddad lembrou que, no Brasil, a lei torna obrigatória a oferta do ensino de espanhol onde haja demanda por parte da comunidade. Entretanto, admitiu a carência de professores no país.

“Tenho certeza de que a procura e o impacto no ensino médio brasileiro seriam muito grandes. Nos intercâmbios, teríamos uma clientela muito qualificada”, disse Haddad. “A questão da cultura apaixona, e o professor teria uma imersão na cultura além do aprimoramento da língua, e a nossa interação poderia ser dinamizada em muito pouco tempo.”

A proposta será elaborada durante a gestão brasileira na presidência pro tempore do SEM, assumida pelo Brasil durante a 38ª reunião de ministros da educação da região, realizada no Ministério da Educação da Argentina, em Buenos Aires, também nesta quarta-feira. Os países que fazem parte do Mercosul se revezam na presidência a cada seis anos. O Brasil esteve no posto pela última vez em 2008 e fica agora até o fim deste ano.

Durante a gestão brasileira, o Setor Educacional do Mercosul aprovará o plano estratégico para o período de 2011 a 2015. As equipes dos países participantes voltam a se encontrar para elaboração do plano em setembro, em Salvador. A aprovação deve ocorrer em outra série de reuniões, com os ministros, em novembro, no Rio de Janeiro.

Participaram da reunião em Buenos Aires, além de Fernando Haddad, os ministros de educação da Argentina, Alberto Sileoni; da Bolívia, Roberto Aguilar Gomes; do Paraguai, Luis Alberto Riart; do Uruguai, Ricardo Ehrlich, e representantes do Chile, do Peru e da Venezuela.

Assessoria de Comunicação Social



Fonte: http://portal.mec.gov.br

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Metodologia ou Tecnologia

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PCCR é aprovado em 3 comissões

3 comissões – Constituição e Justiça, de Educação e de Finanças – da Alepa (Assembleia Legislativa do Pará), numa só tacada, aprovaram hoje (9) o PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) da área estadual de educação.

Principais pontos do PCCR

1) PCCR Unificado, com enquadramento dos trabalhadores não-docentes a partir do segundo semestre do ano que vem;

2) Gratificação de escolaridade aos professores de nível AD1 e AD2 da ordem de 10% no enquadramento chegando a 50% em 5 anos;

3) Vantagem pecuniária de 50% aos servidores da FUNCAP e SUSIPE e de 100% para o SOME, incidindo no vencimento base e na gratificação de escolaridade;

4) Equiparação do salário do técnico em educação e do especialista em educação ao salário do professor AD4;

5) Pagamento de titulação da seguinte forma: especialista 10%, mestre 20% e doutor 30%;

6) Jornada de trabalho sem redução de salário;

7) Regulamentação no PCCR das aulas suplementares e do abono;

20% de hora atividade, e em até 4 anos, chegará a 25%;

9) Progressão horizontal não dependerá da disponibilidade orçamentária do governo e caso esta ocorra o Estado ficará obrigado a efetivá-la em até 1 ano, assegurando o pagamento retroativo;

10) Progressão horizontal alternada (uma automática, outra por avaliação nos moldes estabelecidos pela resolução nº 02/2009 do Conselho Nacional de Educação, que avalia os trabalhadores e o sistema também), com a garantia de que se o Estado não fizer esta avaliação a progressão será automática;

11) os especialistas serão equiparados aos técnicos com a seguinte nomenclatura: especialistas em educação;

Leia mais


Fonte: www.alepa.pa.gov.br

terça-feira, 8 de junho de 2010

Comissão aprova 14º salário de professores

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou hoje (8) projeto que estabelece o 14º salário aos professores da rede pública de ensino.

O projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), estabelece o pagamento aos professores que elevarem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de sua escola em pelo menos 50% e àqueles cuja escola apresente média seis no Ideb. Nesses casos, o pagamento será automático. O Ideb é um indicador, criado em 2005, que mede a qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas com base na nota da Prova Brasil e dos índices de reprovação.

“Se apenas 1% das redes escolares municipais tem escore acima de seis e nenhuma rede estadual consegue atingir essa pontuação, é provável que serão poucos os docentes a serem agraciados com a nova verba salarial”, argumentou o relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Mas, segundo ele, pode-se, com isso, fazer uma estimativa otimista de que o pagamento poderá alavancar os resultados do Ideb.

O Ideb atribui uma nota para cada escola, assim como para as redes municipal e estadual, que precisam cumprir metas bienais para melhorar seus índices. Também é estabelecida uma média nacional, que em 2007 foi de 4,2 pontos em uma escala de 0 a 10. A meta do Ministério da Educação é que o país atinga a nota 6 até 2022. A matéria segue, agora, para a Comissão de Assuntos Sociais. (ABr)


Diario do Pará

Ministro empossa integrantes e destaca abertura à sociedade

Ao dar posse a nove educadores no Conselho Nacional de Educação (CNE), o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou nesta segunda-feira, 7, os resultados da reformulação ocorrida no órgão em 2006. “O Conselho está em novo patamar, com condições de exercer funções de Estado, além de ser um colegiado que se abriu para a sociedade”, afirmou. Dos nove conselheiros empossados, dois foram reconduzidos por mais quatro anos e sete assumiram novos mandados, com igual duração.

Na reformulação, o CNE deixou as funções administrativa e burocrática para se dedicar à doutrina da educação do país. O Conselho tem 24 membros, que representam as cinco regiões do país e diversas áreas do conhecimento. Entre as atribuições do órgão está a de assessorar o ministro da Educação.

Numa breve retrospectiva das atividades do CNE nos último quatro anos, Haddad disse que o período foi produtivo tanto na quantidade de ações quanto na qualidade do trabalho desenvolvido. Isso, segundo o ministro, dá segurança aos gestores públicos estaduais e municipais.

Interação mais ampla com a sociedade e com o Poder Legislativo e a definição de uma série de diretrizes, que abrangem da educação infantil ao ensino médio, da educação de jovens e adultos ao marco regulatório da educação superior, também foram iniciativas lembradas por Haddad. Avanços como a obrigatoriedade da educação dos quatro aos 17 anos, a definição do piso salarial nacional dos professores da educação básica pública e o fim da desvinculação dos recursos da União (DRU) para a educação são ações que tiveram a contribuição decisiva do CNE e do Congresso Nacional, segundo o ministro.

Posse — Constituída por 12 membros, a Câmara de Educação Básica do CNE teve três conselheiros reconduzidos — Maria Izabel Azevedo Noronha e Mozart Neves Ramos tomaram posse nesta segunda-feira; Regina Vinhaes Gracindo será empossada posteriormente. Como novos integrantes, assumiram Nilma Lino Gomes e Rita Gomes do Nascimento.

Na Câmara de Educação Superior, tomaram posse cinco novos conselheiros — Arthur Roquete de Macedo, Gilberto Gonçalves Garcia, Luiz Antônio Constant Rodrigues da Cunha, Paschoal Laércio Armonia e Reynaldo Fernandes.


Ionice Lorenzoni

http://portal.mec.gov.br/

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pós Graduação de Gestão e Docência na Educação Superior

Aula do Pós Graduação de Gestão e Docência na Educação Superior
Data: 09 a 12/06/2010
Carga Horária: 30hs
Professor: Dr. Adalberto Carvalho
Instituição: MEC

Fase inicial da olimpíada reúne 19,6 milhões de alunos em todo o país

Mais de 19 milhões de estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio participam nesta terça-feira, 8, nas escolas, das provas da primeira fase da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No conjunto, são 19,6 milhões de alunos de 44,7 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal.

Na etapa escolar, as questões da prova são objetivas (múltipla escolha), aplicadas e corrigidas pelos professores, que devem seguir as instruções e gabaritos elaborados pela direção acadêmica da Obmep. Os alunos devem resolver 20 problemas e indicar a resposta entre cinco opções. A correção dos testes deve ser imediata porque o prazo de envio à direção regional da Obmep dos cartões-resposta dos classificados para a segunda fase termina no dia 22 próximo.

Os alunos selecionados farão as provas da segunda fase em 11 de setembro, às 14h30 (de Brasília). Serão aplicados de seis a oito testes discursivos em centros de ensino definidos pela coordenação. A correção será feita por comitês de professores de matemática. Desse grupo de alunos sairão os 500 medalhistas de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze, além de 30 mil com menção honrosa. A divulgação dos vencedores está marcada para 26 de novembro.

Parceria — Promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Entre os objetivos do concurso estão incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos nas redes públicas.

Regulamento, calendário, prêmios, banco de questões e roteiro para tirar dúvidas podem ser consultados na página eletrônica da olimpíada.

Ionice Lorenzoni


http://portal.mec.gov.br