Inspiração Perfume e Cosméticos

Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Novos cursos de pós-graduação da UFPA iniciam em 2011

Quatro novos cursos de mestrado e um de doutorado da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e terão início no primeiro semestre do ano que vem. Na área de Biotecnologia, serão abertos mestrado e doutorado. Os outros três mestrados serão de Defesa Social e Mediação de Conflitos, Enfermagem e Linguagens e Saberes da Amazônia.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, “os novos Programas de Pós-Graduação contribuirão para atender à demanda por qualificação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico na região amazônica, com impacto em processos econômicos e sociais diversos.”

O Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia será sediado no Campus Universitário de Bragança, com participação de docentes dos Campi de Castanhal e de Marabá. “É mais um avanço na interiorização da pós-graduação na UFPA,” ressalta o pró-reitor.

Ainda tramitam na Capes outras propostas de cursos da UFPA as quais deverão ser avaliadas até dezembro. Com os novos cursos, a UFPA dá continuidade à expansão de seu sistema de pós-graduação, passando a contar com 50 Programas, que oferecem 23 doutorados e 48 mestrados.

Texto: Vito Ramon Gemaque - Assessoria de Comunicação da UFPA

terça-feira, 16 de novembro de 2010

MEC abre site para os estudantes prejudicados no Enem

Do Jornal da Band

O Ministério da Educação abriu no sábado, dia 13, as inscrições para os estudantes prejudicados no Enem pedirem uma nova correção da prova. O requerimento deve ser feito pela internet.
A correção invertida e o requerimento são para alunos que preencheram as repostas com base no cabeçalho e não de acordo com a ordem numérica, como seria o correto. Quem preencheu de acordo com a ordem não deverá fazer o requerimento.
Para solicitar a correção, o estudante deve acessar o site do Inep e solicitar uma nova correção. O sistema ficará no ar até o dia 19 de novembro.

No caso dos estudantes que receberam provas com erro de impressão, como questão repetida, o Ministério da Educação informou que aplicará um novo exame. Para identificar esses alunos, o MEC vai analisar as atas dos locais das provas, depois disso os alunos serão convocados para o exame que não tem data definida.

O MEC estima que cerca de 2.000 alunos foram prejudicados por causa da prova amarela.


Fonte: Blog do Jornal O Estado do Tapajós

Uepa aprova Mestrado em Ciências Ambientais

Este é o quinto mestrado aprovado pela Universidade. Serão ofertadas 12 vagas. As inscrições vão começar em dezembro deste ano e as aulas, em março de 2011.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) aprovou o quinto mestrado da instituição. Trata-se do Mestrado em Ciências Ambientais. A aprovação foi publicada esta semana pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O edital do novo mestrado, que funcionará no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade, vai ser publicado no início do próximo ano. O curso vai ofertar 12 vagas. As inscrições vão ocorrer no próximo mês de dezembro e a seleção dos candidatos será realizada em fevereiro de 2011. As aulas do novo mestrado iniciam em março.

Para o coordenador do Mestrado em Ciências Ambientais, professor Altem Pontes, “o Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Uepa visa formar recursos humanos para atuar no ensino, pesquisa e desenvolvimento da área ambiental e suas interfaces, através do conhecimento interdisciplinar e domínio de tecnologias aplicadas no entendimento e resolução dos problemas que envolvem as relações homem-ambiente”. Desta forma, ressaltou o professor, “o curso procura estabelecer a convergência de diferentes áreas do conhecimento para o avanço das fronteiras da ciência, tecnologia e inovação, com enfoque no meio ambiente amazônico".

Multidisciplinaridade - Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uepa, Jofre Freitas, a aprovação do Mestrado em Ciências Ambientais na área multidisciplinar, a área da CAPES que mais tem crescido, está de acordo com a política da atual gestão superior da Universidade, de fortalecimento da integração entre os vários centros e suas diversas áreas de conhecimento. “Neste curso há docentes do CCSE, do CCNT e do CCBS, que irão contribuir, através de seus diversos olhares, para a resposta a questões importantes na área ambiental. Isto contribuirá para produzirmos conhecimento de forma interdisciplinar”, explicou o pró-reitor.

Jofre Freitas informou que o funcionamento do curso no CCNT ocorre em função da maior afinidade das linhas de pesquisa do curso com as áreas de estudo daquele Centro. “Essa escolha vai fortalecer a área de Ciência e Tecnologia em nosso Estado. A Uepa tem investido na formação de mais doutores na área de Ciência e Tecnologia, através de cursos de doutorados interinstitucionais, como, por exemplo, o de Tecnologia de Alimentos, assim como na fixação de mais doutores, com o objetivo de ampliar o potencial de pesquisa e pós-graduação nesta importante área para o desenvolvimento do Estado. Agora temos, pelo menos, um mestrado em cada um dos nossos três centros, como fruto do comprometimento de nossos docentes em ações conjuntas com a gestão superior”, acrescentou.

Segundo a reitora da Uepa, Marília Brasil Xavier, em menos de três anos a Universidade aprovou mais quatro cursos Pós Stritu Sensu. “Isso demonstra a competência e a dedicação acadêmica de nossos docentes. A Uepa necessitava apenas de uma séria política de captação e apoio aos doutores e uma política articulada e democrática de pesquisa e pós-graduação”, destacou. Segundo a reitora, o Mestrado de Ciências Ambientais contempla uma demanda social importante na qualificação de recursos humanos capazes de produzir ciência e lidar com problemas ambientais amazônicos. “Parabéns a todos que fazem a Uepa e podem compartilhar de momentos como esse”, concluiu.

Serviço: As inscrições vão ocorrer no próximo mês de dezembro e a seleção dos candidatos será realizada em fevereiro de 2011. As aulas do novo mestrado iniciam em março. Mais informações pelo site da Uepa (www.uepa.br)


Fonte: UEPA

Editais e Mestrado UFAM

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recuros da Amazônia

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Nível: Mestrado

  • Inscrições: 25 de Outubro a 25 de Novembro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)

Fonte: UFAM

Editais e Mestrado UFPa

ICSA - Pós-Graduação em Economia: Seleção de Mestrado

Provas: 24, 25 e 26/11/10.
Vagas: 12.

Inscrição: até 19/11/10, das 9h às 15h, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Economia.

Informações:
site
» http://www.ppgeconomia.ufpa.br/documentos/EditalMestradoEconomia2011.pdf


Fonte: UFPA