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Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

sábado, 26 de junho de 2010

Programa Capes-WBI fomenta parcerias universitárias

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quinta-feira, 24, a abertura do edital para seleção de parcerias universitárias, no âmbito do Programa Capes-WBI, fruto de acordo assinado entre a fundação e a Wallonie Bruxelles International (WBI). O objetivo desta modalidade do programa é apoiar o intercâmbio científico de docentes e discentes nas áreas de ciências biológicas e da saúde; agroindústria; e engenharias (mecânica, transporte e logística, aeronáutica e espacial). O início das atividades, que terão duração de dois anos – podendo ser prorrogada por mais um –, será em 2011.

Candidatura
Para participar do processo seletivo, a proposta deve ser similar em cada país, contendo o plano de ações conjuntas e a programação da formação de recursos humanos, e ser enviada até o dia 7 de agosto. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento de formulários de inscrição e o envio de documentos eletrônicos especificados no edital.

Cada departamento das instituições de ensino superior (IES) brasileiras proponentes poderá enviar apenas um projeto que deverá, entre outros requisitos, ser apresentada por coordenador de equipe detentor do título de doutor obtido há pelo menos quatro anos; compor uma equipe de trabalho com, no mínimo, dois docentes doutores, além do coordenador; envolver uma IES em cada país, não sendo excluída a associação em rede; contemplar a formação de graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas; incluir o aprendizado da língua do país parceiro; e prever a realização de estágios de treinamento, quando possível.

A seleção se desenvolverá em quatro fases, todas de caráter eliminatório, sendo elas verificação da consistência documental, análise de mérito, priorização das propostas e reunião conjunta.

Benefícios
Os projetos selecionados serão poderão ser beneficiados com missões de trabalho, missões de estudo e receberão recursos de material de consumo na ordem de R$ 10 mil, destinados à equipe brasileira, que serão geridos pelo coordenador da equipe em consonância com a Portaria Capes nº 028, de 27 de janeiro de 2010.

Mais informações sobre o edital pelo e-mail csn@capes.gov.br . Para dúvidas e solicitações referentes ao formulário eletrônico, utilize o email bexeletronico.cgci@capes.gov.br ou o telefone (61) 2022.6160.

Veja o outro edital do Programa Capes/WBI – modalidade Projetos Conjuntos de Pesquisa.



Fonte:http://www.capes.gov.br/

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Enem Inscrição 2010

O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais.

A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ministério da Educação publica instrumento de avaliação dos cursos

Foi publicada nesta segunda-feira, 21, portaria do Ministério da Educação que institui o instrumento de avaliação dos cursos de pedagogia. O documento apresenta os aspectos que serão considerados pelos avaliadores do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) nos processos de reconhecimento dos cursos.

A definição de um instrumento próprio para os cursos de pedagogia é mais uma ação do MEC no campo da formação de professores. Ele contribui para consolidar as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Pedagogia e afirma o lugar que a qualificação dos professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental deve assumir nesses cursos.

O instrumento define os critérios de qualidade que devem ser alcançados pelos cursos para que tenham o reconhecimento do MEC. Os critérios de avaliação são organizados a partir de três fatores: organização didático-pedagógica do curso, corpo docente e instalações físicas.

Em relação à organização didático-pedagógica, serão considerados aspectos como o processo de avaliação da aprendizagem, a integração do aluno à prática educativa e a relação do curso com os sistemas públicos de ensino municipais e estaduais.

No quesito corpo docente, além de considerar a titulação dos professores, o instrumento também apresenta como critério a ser avaliado a composição e atuação do Núcleo Docente Estruturante, grupo de professores da instituição responsável pela implementação das diretrizes curriculares do curso.

Além de pedagogia, a medicina, o direito e os cursos superiores de tecnologia possuem instrumentos específicos de avaliação.

Confira a portaria.

Assessoria de Comunicação Social


Fonte: http://portal.mec.gov.br