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Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Estações digitais possibilitam que pessoas com deficiência ingressem no mundo do trabalho

As Estações desenvolvem ações que permitem acesso ao mercado de trabalho para pessoas com deficiência. Adequações no espaço físico foram essenciais para facilitar a participação nos cursos de informática oferecidos nestas unidades e a Fundação BB possui até uma Cartilha para orientar reformas e sinalizações na estrutura.

O trabalho já apresenta bons resultados. São histórias de vida como a de Carlitos Menezes - aluno da Plug Cocais em Esperantina, município distante 180 km de Teresina/ PI - que é deficiente motor e afirma que as aulas mudaram a sua vida e ele já utiliza o que aprende em seu trabalho. "Já estou ansioso para que uma nova turma, com outros conhecimentos avançados, seja ofertada".


Ou casos de sucesso como a Estação Digital da Abecal (Associação Beneficente Caminho de Luz) em São Paulo, em que todos os 40 alunos com deficiência, que participaram do curso de auxiliar administrativo, já estão empregados. Os alunos são tão bem qualificados que foram notícia no programa Profissão Repórter, da TV Globo, exibido no último dia 5 de outubro.

Estações Digitais são unidades do Programa de Inclusão Digital da Fundação Banco do Brasil que, desde 2004, tem como objetivos reduzir o índice de exclusão digital nos municípios; promover a iniciação à informática; propiciar formação e qualificação para o trabalho, acesso aos serviços do governo eletrônico; e fortalecer as ações das organizações da sociedade civil, a partir de uma visão participativa e comunitária. Existem cerca de 250 unidades em funcionamento em todos os estados do país e FBB já investiu mais de R$ 10 milhões na iniciativa.
Leia a Cartilha de Acessibilidade

(http://www.fbb.org.br/upload/biblioteca/documentos/1277214066046.pdf)
Assista a reportagem da TV Globo (http://www.youtube.com/watch?v=UcGkEWjyNZ0 /
http://www.youtube.com/watch?v=SWrEnCI4CBI)



Fonte:Estação digital/Fundação Banco do Brasil

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ministério Público fiscalizará aplicação de recursos do MEC

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) assinaram na tarde desta segunda-feira, 25, termo de cooperação técnica visando a fiscalização da execução dos programas e projetos educacionais do Ministério da Educação, que são executados pela autarquia no Distrito Federal.

A partir de agora, o FNDE enviará ao MPDFT todas as denúncias, queixas e representações em que julgar necessária a atuação do Ministério Público, para investigar e fiscalizar a prestação de contas ou má gestão dos recursos públicos repassados a órgão ou entidade estadual, municipal ou não governamental.

Além disso, vai encaminhar informações sobre convênios, acordos, contratos e transferências de recursos para execução de projetos e programas educacionais.

Por seu lado, o Ministério Público vai apurar os fatos comunicados pelo FNDE, encaminhando à autarquia o resultado dessas investigações.

“O apoio do Ministério Público é imprescindível para que possamos zelar pela boa aplicação dos recursos públicos, principalmente na área da educação”, afirmou Daniel Balaban, presidente do FNDE, à procuradora-geral do MPDFT, dra. Eunice Pereira Amorim Carvalhido, após a assinatura do acordo.

Assessoria de Comunicação Social



Fonte: Portal do MEC

Haddad propõe a reitores que universidades ouçam conselhos sobre consórcio

Belo Horizonte – O ministro da Educação, Fernando Haddad, realiza reunião em Belo Horizonte com os reitores das sete universidades de Minas Gerais que assinaram o protocolo de intenções que formaliza a proposta de criação do consórcio de universidades mineiras do sul e sudeste do estado. Ele propõe manifestação prévia dos conselhos das universidades de concordância com a figura, a idéia e o conceito do consórcio. “Depois, quando a lei for aprovada, implementamos as medidas nas instituições que confirmarem a adesão”, disse.

As universidades federais de Alfenas, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, São João del-Rei, Ouro Preto e Viçosa assinaram o protocolo de intenções que formaliza a proposta de criação do consórcio. Na proposta em debate, as instituições manteriam a autonomia, mas formulariam um único plano de desenvolvimento institucional (PDI) em consonância com o PDI de cada instituição. O consórcio deverá promover a integração dessas instituições, nos campos de ensino, pesquisa e extensão, o que será facilitado pela localização geográfica.

Para Haddad, se já existisse a figura dos consórcios universitários, as universidades brasileiras estariam entre as de maior produção acadêmica do mundo. “Com este conjunto de professores, técnicos e estudantes, poderíamos imaginar uma instituição com capacidade de grande produção”.

O ministro fez essa afirmação em reunião com os sete reitores, que ocorre em Belo Horizonte na tarde desta segunda-feira, 25, com o objetivo de unificar a proposta de consorcio acadêmico entre essas instituições.

Assessoria de Comunicação Social


Fonte: Portal do MEC

Editais e Mestrado UFAM

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Nível: Mestrado

  • Inscrições: 25 de Outubro a 25 de Novembro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)

Fonte: UFAM