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Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

sábado, 5 de junho de 2010

Iniciação à docência aprova projetos de 28 instituições

Vinte e oito instituições de educação superior tiveram projetos de oferta de cursos e bolsas de estudos aprovados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), edição 2010. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 4, no Diário Oficial da União, seção 3, página 36.

Os projetos aprovados envolvem 128 cursos de licenciaturas, 394 bolsas de professor-supervisor para docentes da rede pública e 2.286 bolsas para estudantes de licenciaturas. As atividades devem ter início em agosto.

Um dos objetivos do Pibid é a elevação da qualidade das atividades acadêmicas voltadas para a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior e a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública para promover a integração entre o ensino superior e o básico. Outra finalidade do programa é proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas e tecnológicas, em práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e de superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

O programa oferece bolsas nas modalidades de iniciação à docência, para estudantes dos cursos de licenciatura plena, de R$ 400; de supervisão, para professores das escolas públicas estaduais ou municipais, de R$ 765; de coordenadores de área de conhecimento, para docentes das instituições federais e estaduais, de R$ 1,4 mil; de coordenadores institucionais de projeto, de R$ 1,5 mil.

Assessoria de Imprensa da Capes


Confira as instituições que tiveram projetos aprovados

http://portal.mec.gov.br

CONGRESSO INTERNACIONAL sobre DIFICULDADES de APRENDIZAGEM E DO ENSINO

CONGRESSO INTERNACIONAL sobre DIFICULDADES de APRENDIZAGEM E DO ENSINO

De 29 a 31 de julho
Local: HANGAR , em Belém do Pará
Palestrantes: Philippe Perrenoud(Suíça),Monica Gather(Suíça), Almerindo Afonso - Portugal), Max Haetinger(RS), Celso Antunes(SP), entre outros.

As inscrições já estão abertas pelo e-mail: futuroeventos@futuroeventos.com.br

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Tv Cultura



A cultura é muito importante e essencial para a vida do ser humano.
Jornalista Jorge Serique

Seminário destaca formação do tecnólogo aliada ao mercado

Mais de 400 pessoas, entre professores, gestores e estudantes de instituições públicas e particulares, reuniram-se em Brasília nesta terça-feira, 1º de junho, durante o I Seminário Internacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Ao todo, foram quatro mesas com representantes do governo e de instituições ligadas à educação tecnológica, que debateram questões relacionadas à realidade do mercado e à formação dos profissionais graduados em cursos superiores de tecnologia.

Com o tema O Tecnólogo e o Mundo do Trabalho, a primeira mesa discutiu vantagens do curso superior de tecnologia, como a flexibilidade para adaptação aos mercados regionais e aplicabilidade do conhecimento. “O tecnólogo é um profissional preparado para o modo de produção do século 21”, afirmou o representante da Associação Nacional dos Tecnólogos, Jorge Guaracy Ribeiro.

Valorização – A criação de novos ambientes de ensino para facilitar a aprendizagem foi uma questão levantada pela mesa seguinte, Tecnologias Educacionais e as Graduações Tecnológicas. Os debatedores lembraram o quanto a tecnologia está presente nos dias atuais. “Os institutos perceberam esta realidade e capacitam os professores para que eles possam trabalhar com as novas tecnologias que, muitas vezes, já são conhecidas pelos alunos”, disse a presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Consuelo Aparecida Sielski Santos.

Outra questão defendida pela mesa foi a da valorização do curso de tecnólogo. “Os próprios tecnólogos têm a sensação errada de que estão fazendo um curso menor. São cursos superiores como qualquer outro. Não há nenhuma restrição. Não é porque alguém fez bacharelado ou licenciatura que estará melhor colocado”, explicou o presidente da Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), Fernando Lemes Prado.

Mundo - No período da tarde, as discussões começaram com a exposição de experiências internacionais (Canadá e América Latina) na prática do ensino tecnológico. O representante do Centro Interamericano para o Desenvolvimento e Formação Profissional (OIT-Cintefor), Fernando Vargas, disse que a oferta de formação tecnológica já tem raízes na região. “Esta é uma preocupação de todos os ministérios da Educação da América Latina. O grande problema é que a oferta de vagas ainda é menor que a procura.”

Assessoria de imprensa da Setec
http://portal.mec.gov.br

GESTORES DA FIT PARTICIPAM DE SEMINÁRIO PROMOVIDO PELO INEP/MEC

A Profa. Céres Maria Aquino, Coordenadora Curso de Enfermagem, e a Encarregada da Central de Atendimento, Sra. Elisandra da Silva Pedroso, participaram do Seminário ENADE 2010, evento promovido pelo INEP, no dia 25/5/10, em Brasília.

O seminário teve como objetivo apresentar as mudanças do ENADE para 2010 e mostrar a necessidade de uma orientação clara e objetiva da importância do mesmo aos docentes e discentes.

O ENADE, este ano, terá uma participação ainda maior dos Coordenadores de Cursos e reitera a importância do pesquisador institucional, sobre a legislação e os aspectos operacionais do exame, bem como os índices de referências da Educação Superior – como o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC).

FIT

Professores suspendem paralisação após 26 dias

Os profissionais da educação pública decidiram encerrar ontem, 01, a greve de 26 dias que paralisou parcialmente a rede pública de ensino no Pará, mas provocou atraso na preparação de milhares de jovens que farão o vestibular este ano. A greve foi deflagrada após o Governo Popular ter concedido reajuste de 6% para todo o funcionalismo do Estado, assegurando o compromisso de não permitir perdas no poder de compra dos servidores públicos; e de ter assegurado uma conquista histórica do Magistério: o envio à Assembleia Legislativa do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).

Na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa, a direção do Sintepp assinou ata com os 16 pontos de consenso em torno do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), que tramita no Legislativo.

No início da tarde, o juiz Elder Lisboa da Costa, da 1a. Vara da Fazenda Pública da Capital, concedeu tutela antecipada à ação protocolada pela Procuradoria-Geral do Estado, considerando a greve abusiva e determinando o retorno imediato ao trabalho, sob pena de multa de R$ 10 mil ao dia ao sindicato e prisão temporária do coordenador-geral da entidade.

Em assembleia realizada na Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré, em Belém, a maioria dos cerca de mil profissionais presentes aprovou o retorno às salas de aula já nesta quarta-feira (02), véspera do feriado, reconhecendo o esforço do Governo para manter o diálogo com a categoria, mesmo diante da intransigência do comando de greve.

As reivindicações dos trabalhadores foram todas negociadas com o sindicato da categoria (Sintepp), em total respeito aos profissionais da educação. Na mesma perspectiva, a Seduc tem compromisso com a comunidade de garantir a rigorosa reposição das aulas na rede pública de ensino e nomeará ainda nesta semana, em portaria, uma comissão incumbida de abrir o debate com as comunidades escolares sobre a melhor proposta de reposição das aulas.

Consciência - A direção da Seduc avalia que o esforço do governo em manter o diálogo com a categoria foi fundamental para despertar a consciência da maioria de que o retorno ao trabalho evitará um mal maior: a perda do ano letivo, que prejudicaria ainda mais os estudantes que se preparam para o vestibular.

Gestão democrática no ensino público e fortalecimento da educação, com reforma de escolas em todas as regiões, qualificação de pessoal, nomeação de aprovados em concursos públicos, transporte escolar, eleição direta para diretores de escola, qualidade da merenda escolar e distribuição de uniformes e material básico para todos os estudantes da rede pública de ensino são ações que marcam a atual gestão.

Veja as principais conquistas asseguradas pelo Governo Popular aos profissionais da educação pública:

- Concessão de reajustes salariais a partir de 2007 aos trabalhadores da educação, que desde então não tiveram perdas salariais, as quais até 2006 totalizavam 70%;

- Implantação do Plano de Formação, por meio do Parfor, que garantiu o acesso a cursos de licenciatura para cerca de 8 mil professores;

- Reforma de metade das escolas estaduais. Um novo plano atenderá mais 300 em 2010;

- Promoção de três concursos públicos e efetivação de 17 mil nomeações de candidatos aprovados;

- Promoção de eleição direta para a direção das escolas e fortalecimento dos conselhos escolares e grêmios estudantis;

- Promoção de duas conferências e construção coletiva de um Plano Estadual de Educação que tramita na Assembleia Legislativa, e

- Envio do projeto do PCCR à Assembleia Legislativa.

Em Santarém, os professores que paralisaram as atividades há pouco mais de duas semanas, reúnem hoje à tarde na sede do Veterano Esporte Clube para deliberar sobre o fim da greve.


Secom, com informações da Ascom/Seduc