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Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

MEC: Nenhum curso teve boa avaliação no Pará

Pará - O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem o Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES). Do Pará foram avaliadas 30 instituições.

Nenhum dos cursos teve conceito entre bom e ótimo. Quinze ficaram na faixa do razoável e 11 foram avaliados como insatisfatórios. Em todo Brasil foram analisados 2.137 instituições em 2009. Quase 40% obtiveram resultados insatisfatórios.

QUALIDADE
O indicador avalia faculdades, centros universitários ou universidades a partir da qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação, em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios; 3, razoável; e 4 e 5 como bons.
Do total de instituições avaliadas, 12 obtiveram nota 1, a menor possível. Elas já estão submetidas a um processo de supervisão.

Assim que tiver início o semestre letivo, as instituições serão visitadas por avaliadores do MEC e podem ser descredenciadas ou assinar termos de compromisso para sanar as deficiências encontradas. As 12 faculdades com nota 1 representam 0,67% do total avaliado e as que receberam nota 2, 38,32%. Do Pará a única que tirou nota 1 foi a Faculdade Pan-Americana.

Todas as instituições de ensino superior com IGC inferior a 3 serão visitadas pela comissão de supervisão do MEC. Esse grupo formado por especialistas analisa as condições da oferta de ensino considerando o regime de trabalho e a titulação do corpo docente, a infraestrutura e os projetos pedagógicos. A partir desse diagnóstico poderá ser firmado um termo de compromisso com medidas para superar as deficiências, entre elas a redução de vagas ou a suspensão de novos ingressos. Se essas orientações não forem observadas, a instituição pode ser descredenciada.

Em todo o Brasil, a maior parte (52,7%) das IES avaliadas obteve conceito 3, considerado razoável. Apenas 25 universidades podem ser consideradas de excelência, com nota 5 - 1,39% do total avaliado. As IES com nota 4, também desempenho considerado satisfatório, representam apenas 6,92%.

Há ainda 344 IES sem conceito, que representam 16,1% do total. Um estabelecimento de ensino fica sem conceito quando a amostra de alunos ou cursos participantes das avaliações que compõem o IGC é considerada insuficiente.

INSTITUIÇÕES E NOTAS

Universidade do Estado do Pará (Uepa) 3

Universidade da Amazônia (Unama ) 3

Universidade Federal do Pará (UFPA) 3

Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) 3

Centro Universitário Luterano de Santarém 3

Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) 3

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará 2

Faculdades Integradas do Tapajós (Ises) 2

Faculdade Ideal ( Faci) 3

Instituto de Estudos Superiores da Amazônia 3

Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) 3

Faculdade do Pará ( Fap) 2

Faculdade de Itaituba (Fai) 2

Escola Superior Madre Celeste (Esmac) 2

Faculdade Pan Americana (FPA) 1

Faculdade Integrada Brasil Amazonia (Fibra) 3

Faculdades Integradas Ipiranga (Faintipi) 3

Faculdade de Estudos Avançados do Pará 2

Faculdade do Tapajós (Fat) 3

Escola Superior da Amazônia (Esamaz ) 2

Faculdade de Belém (Fabel) 3

Faculdade Pan Amazônia (Fapan) 2

Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida 2

Faculdade da Amazônia 2

Faculdade de Tecnologia da Amazônia (Faz) 3

Faculdade de Castanhal 3


SEM CONCEITO

Faculdade Paraense de Ensino (Fapen)

Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz)

Faculdade Metropolitana de Marabá Metropolitana

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá (Facimab).



Com informações de Diário do Pará

Veja aqui suas notas no Enem 2010

Brasil - O Ministério da Educação divulgou, na noite de quinta-feira (13), os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010. Os estudantes podem consultar as suas notas no site do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), informando seu CPF e senha. Clique aqui!

A divulgação das notas do Enem estava prevista para a primeira quinzena de janeiro, já que deve ser utilizada para a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Na quinta-feira, o ministro Fernando Haddad chegou a afirmar que as notas só seriam disponibilizadas nesta sexta-feira (14), mas a divulgação foi antecipada.

O resultado individual que pode ser consultado apresenta o desempenho de cada participante nas quatro provas objetivas (Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologia; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias), mais a nota da redação.

A nota das provas objetivas é calculada utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite a comparabilidade entre provas diferentes. O Ministério da Educação afirma que estudantes que tiverem problemas com a senha poderão recuperá-la no próprio sistema, mediante informação de CPF. A senha será encaminhada por e-mail ou SMS.

Inscrições para o SiSU - As inscrições para a primeira edição de 2011 do SiSU poderão ser feitas entre este domingo (16) e a próxima terça-feira (18), sempre das 6h às 23h59 (horário de Brasília). Pelo sistema, os estudantes que fizeram o Enem 2010 podem concorrer a 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior.

As regiões Sudeste e Nordeste têm o maior número de vagas do SiSU.

Do total de 83.125 vagas, 26.641 (32,05%) estão nos estados do Sudeste e 25.077 (30,17%) estão no Nordeste. Depois, vêm Sul, com 15.001 vagas (18,05%), Centro-Oeste, 12.201 (14,68%), e Norte, 4.205 (5,05%).

As vagas estão divididas entre universidades federais, com 62.076 vagas, institutos federais de educação tecnológica, com 16.879 vagas, universidades estaduais, com 4.050 vagas, e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas, no Rio de Janeiro, com 120 vagas.

Com informações G1

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Inscrições para concurso do CNPQ abrem na próxima semana

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou um concurso público para preencher 95 vagas.

O concurso CNPQ 2011 selecionará candidatos de nível médio e superior de ensino. As inscrições do concurso serão aceitas no período de 19 de janeiro a 17 de fevereiro de 2011, e podem ser feitas no site da instituição: www.cespe.unb.br/concursos/cnpq2010.

A taxa de inscrição é de R$ 60,00, para nível superior, e R$ 50,00 para nível médio. Serão oferecidas 46 vagas no cargo Analista em Ciência e Tecnologia Júnior, de nível superior e 49 vagas para o cargo de Assistente 1, de nível médio. Do total de postos, seis são reservados aos portadores de deficiência.

As remunerações oferecidas pelo CNPQ em seu edital 2011 são de R$ 4.549,63 e R$ 2.504,68, respectivamente. O concurso será por meio de provas objetiva e discursiva para todos os cargos, previstas para a data provável de 10 de abril de 2011.

Os candidatos ao cargo de Analista em Ciência e Tecnologia Júnior serão classificados pela etapa de avaliação de títulos. Todas as etapas do concurso serão realizadas em Brasília (DF).


Com informações Fapespa

Mestrado e Doutorado

Estão abertas incrições para doutorado em Ciências Pesqueiras dos Trópicos (até 21/01), Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (de 10/01 a 01/02) e Matemática (04/10 a 12/11), e para mestrado em Educação (20 a 26/01), Engenharia de Recursos da Amazônia (até 28/01) e Matemática (até 15/02).

Para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos, as inscrições estarão disponíveis até dia 21 de janeiro. O processo de seleção será realizado em 3 etapas. Para este edital, estão sendo oferecidas até 5 vagas. O formulário de inscrição está disponível no sítio http://betapropesp.ufam.edu.br/portais/pos/ppgcipet/, ou ainda na secretaria do PPG-CIPET.

O Curso de Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FACED) abre inscrições de 20 a 26 de janeiro. O curso organiza-se no Núcleo Temático Educação, Culturas e Desafios Amazônicos e oferecerá vagas nas seguintes linhas de pesquisa.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos da Amazônia está com inscrições abertas até dia 28 de janeiro, para nível de mestrado. Para este Edital, estão sendo oferecidas até 19 vagas para o Mestrado em Engenharia de Recursos da Amazônia, assim distribuídas: 9 vagas para Geotecnia; 10 vagas para Energia.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, em associação com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, abre inscrições para doutorado, de 10 de Janeiro a 01 de Fevereiro de 2011, de segunda à sexta, de 08h30 às 12h. Para este edital, estão sendo oferecidas 15 vagas.

O Programa Interinstitucional - MINTER da Universidade Federal do Amazonas em parceria com a Universidade Federal de Roraima, disponibiliza inscrições em nível de mestrado até dia 04 de Fevereiro. As normas para o processo de seleção de candidatos para ingresso no 1º Semestre de 2011 no curso de mestrado interinstitucional (MINTER), do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia – PPGSCA/UFAM nas 06 vagas remanescentes do Edital 2010.

O Programa de Pós-Graduação em Matemática, em nível de mestrado, até dia 15 de fevereiro, abre inscrições para ingresso no 1º Semestre de 2011. Para doutorado, os interessados deverão se inscrever no período de 04 de outubro a 12 de novembro de 2011, no horário de 8h às 12h. Inscrições para área de Análise devem ser feitas na UFPA e para área de Geometria na UFAM. Informações sobre o Curso de Doutorado podem ser obtidas nos sítios http://www.ppgme.ufpa.br e http://www.mat.ufam.edu.br.

Para editais, ficha de inscrição e próximos editais acesse http://propesp.ufam.edu.br/modules/tinyd3/ .


Com informações UFAM

UFPA disponibiliza as normas da ABNT

A coleção de normas editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e também do Mercosul já está disponível para consulta e download, por meio dos computadores da Universidade Federal do Pará (UFPA). As diversas coleções estão disponibilizadas no site da ABNTColeção.

Para ter acesso ao sistema, o usuário deverá fazer a instalação do programa, por meio do site http://www.abntcatalogo.com.br/instalacao.aspx, em seguida, digitar o nome da empresa (neste caso, UFPA), depois nome de usuário (também UFPA) e, por último, a senha (ufpa, novamente, mas em caixa baixa).

Os computadores da Estação de Pesquisa da Biblioteca Central, inaugurada no último dia 20 deste mês, já estão com o sistema instalado e prontos para a consulta.

As impressões das normas só poderão ser feitas no Serviço de Periódicos da UFPA, o qual fica no segundo andar da Biblioteca Central. O custo é de R$ 1,70 por página.

Ferramenta – A ABNTColeção é um sistema que disponibiliza para a sociedade a visualização de Normas Técnicas Brasileiras e do Mercosul, adotadas e editadas pela Associação Brasileira de Normas Tecnicas, ABNT.

Serviço:

Passo-a-passo para acessar:

Entre no site www.abntcolecao.com.br e digite as seguintes informações:

Nome da empresa: UFPA

Usuário: UFPA

Senha: ufpa

Com informações : Assessoria de Comunicação da Biblioteca Central da UFPA

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR, DE NÍVEL MÉDIO E DE NÍVEL FUNDAMENTAL A SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO-AM

GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E QUALIDADE DO ENSINO (SEDUC)
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR,
DE NÍVEL MÉDIO E DE NÍVEL FUNDAMENTAL
EDITAL Nº 1/2010 – SEDUC/AM, DE 6 DE JANEIRO DE 2011
A SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E QUALIDADE DO ENSINO (SEDUC),

nos termos do Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, publicado no Diário Oficial da União, da Lei Ordinária nº 2.871, de 5 de janeiro de 2004, da Lei Ordinária nº 3.088, de 25 de outubro de 2006, da Lei nº 3.510, de 21 de maio de 2010, da Lei nº 3.566, de 26 de outubro de 2010, publicadas no Diário Oficial do Estado do Amazonas, da Resolução nº 155/2002 – CEE/AM, de 3 de dezembro de 2002, e da Resolução nº 97/2010 – CEE/AM, aprovada em 21 de setembro de 2010, torna pública a realização de concurso público para provimento de vagas em cargos de nível superior, de nível médio e de nível fundamental, mediante as condições estabelecidas neste edital.

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O concurso público será regido por este edital e executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).
1.2 A seleção para os cargos/disciplinas de que trata este edital compreenderá as seguintes fases:

a) exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas, de caráter
eliminatório e classificatório, para todos os cargos;

b) prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para os cargos de nível superior;

c) prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, somente para o cargo de Merendeiro.

1.3 As provas serão realizadas nos 62 municípios do Estado do Amazonas, listados no Anexo I deste edital.

1.3.1 Havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados nos municípios de realização das provas, estas poderão ser realizadas em outros municípios.


Mais informações: Edital

Com informações CESPE/UNB

Universidade latino-americana abre 600 vagas em 12 cursos

Estudantes brasileiros e de sete países sul-americanos podem concorrer a 600 vagas, em 12 cursos de graduação, abertas pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, no Paraná. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 6 de fevereiro, pela internet.

A universidade oferece 300 vagas para brasileiros, sendo 25 por curso de graduação, todos presenciais com início no primeiro semestre deste ano. As outras 300 vagas serão preenchidas por cidadãos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru e Colômbia, selecionados pelos ministérios de Educação de seus países, mediante critérios definidos em termos de cooperação com a Unila.

De acordo com o edital divulgado pela universidade, a seleção dos estudantes brasileiros será feita com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 ou de 2009. Alunos que tenham feito todo ou parte do ensino médio em escolas públicas e que informem essa condição na ficha de inscrição recebem uma pontuação denominada Fator Escola Pública, que varia de 1,20 a 1,05, informa o reitor da instituição, Hélgio Trindade.

Cursos

As vagas abertas pela Unila estão distribuídas em 12 cursos de graduação: antropologia – diversidade cultural latino-americana; ciências biológicas – ecologia e biodiversidade; ciências econômicas – economia, integração e desenvolvimento; ciências da natureza – biologia, física e química (licenciatura); ciência política e sociologia – sociedade, estado e política na América Latina; desenvolvimento agrário e segurança alimentar; engenharia de energias renováveis; engenharia civil e infraestrutura; geografia – território e sociedade na América Latina; história – direitos humanos na América Latina; letras – expressões literárias linguísticas; relações internacionais e integração.

No Edital nº 32/2010, o estudante encontra todas as informações sobre o processo de inscrição, documentos, prazos, vagas, cursos, critérios de avaliação e classificação.

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana faz parte de um conjunto de universidades federais criadas no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para promover a integração regional e internacional. A Unila está situada em Foz do Iguaçu (PR), cidade que faz fronteira com a Argentina e o Paraguai. Foi criada por lei em 12 de janeiro de 2010.

Instituição de caráter multicultural e multidisciplinar, abriu os seis primeiros cursos de graduação em agosto do ano passado. Tem atualmente 200 alunos, sendo 100 brasileiros e 100 vindos da Argentina, Uruguai e Paraguai. Com a seleção de 2011, a instituição vai ampliar para 800 o número de alunos e passará de seis para 12 cursos.

O Portal da Unila traz informações sobre a trajetória da universidade, cursos de graduação e pós-graduação, intercâmbio com universidades e centros de pesquisas, entre outros dados.

Ionice Lorenzoni


Com informação Portal do MEC

Projeto de lei prevê que os estados e municípios criem planos de educação

Metas para 10 anos
O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE), enviado pelo governo federal ao Congresso em 15 de dezembro de 2010, prevê que os estados, os municípios e o Distrito Federal elaborem planos correspondentes para as suas unidades ou façam adequações nos planos que já existem. O prazo para cumprir esse requisito será de 12 meses a partir da aprovação do novo PNE, que terá metas a executar no período de 2011 a 2020.

Um mapa da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, construído com dados do Sistema de Informações dos Conselhos Municipais de Educação (Sicme), mostra que parte de estados e municípios possui planos de educação. Das 5.565 prefeituras, 3.204 têm planos municipais de educação (PME), o que corresponde a 57% das cidades.

Já na esfera estadual, 17 das 27 unidades da Federação criaram planos. Os planos municipais e estaduais de educação estavam previstos no PNE 2001-2010, que vigorou até 31 de dezembro do ano passado. Pelo novo PNE, cidades e estados que têm planos devem atualizá-los e as unidades que não têm devem fazê-los.

Os planos de educação estaduais e municipais, a exemplo do PNE, devem definir diretrizes e metas a serem alcançadas, além de estratégias de como executá-las e prazos. Seu alcance deve ser de uma década.

Para a diretora de fortalecimento institucional de gestão educacional da Secretaria de Educação Básica, Maria Luiza Alessio, é importante que gestores de municípios e estados aproveitem o tempo de tramitação do PNE no Congresso Nacional para realizar diagnósticos da educação em suas redes.

Os dados para diagnóstico, explica a diretora, estão disponíveis no censo nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010, que traz informações atualizadas sobre o número de alunos por faixa etária e série, dados sobre analfabetismo de jovens e adultos, qualificação dos professores, população indígena, especial e quilombola, escolas rurais e urbanas, entre outros. Os gestores também podem utilizar os índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) 2009 que registram o desempenho da educação básica no país, em cada estado, cada município e cada escola.

Ionice Lorenzoni

Confira o projeto de lei que cria o PNE.

Republicada com correção de conteúdo

Com informação Portal do MEC