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Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Professores de inglês da rede pública poderão ter capacitação no exterior

Professores de língua inglesa da rede pública de ensino brasileira poderão ter capacitação intensiva nos Estados Unidos. A iniciativa é parte do novo programa de certificação lançado nesta quinta-feira, 12. O programa, uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Embaixada dos Estados Unidos e a comissão para intercâmbio educacional entre aquele país e o Brasil, Fulbright, tem inscrições até 27 de setembro.

Entre os objetivos do novo programa Certificação nos EUA de professores de língua inglesa estão a valorização dos profissionais que atuam na rede pública de educação, o fortalecimento da fluência oral e escrita em inglês dos docentes em início de carreira e o estímulo a parcerias, visando possíveis intercâmbios entre professores e alunos dos dois países.

Durante a cerimônia de lançamento e assinatura do termo que celebra a cooperação, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, destacou a bem estabelecida parceria com os EUA. “Trata-se de mais um passo na cooperação muito eficiente que possuímos com os Estados Unidos. Desta vez, um primeiro passo nesse segmento bastante próprio que é o ensino de línguas”, observou.

A consultora para assuntos de educação da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Adele Ruppe, enfatizou as semelhanças entre os dois países. “O Brasil e os Estados Unidos têm muito em comum, ambos reconhecem a importância da educação para o desenvolvimento dos povos. Sendo o ensino de línguas a melhor maneira de conhecer outras culturas e aproximar nações”, afirmou.

O programa – O programa prevê a seleção de até 20 participantes. O curso intensivo terá duração de oito semanas na Universidade de Oregon, em Eugene, nos EUA, e duas semanas no Brasil para a conclusão do projeto. Entre os benefícios para os participantes estão incluídos alojamento, alimentação e deslocamento.

Para participar da iniciativa é necessário possuir nacionalidade brasileira. Também são requisitos da inscrição ter bacharelado ou licenciatura em língua inglesa, além de atuar como professor efetivo na rede pública no ensino de língua inglesa.

Este é o primeiro projeto de cooperação internacional estabelecido pela Capes voltado aos profissionais da educação básica. Desde 2007, a Capes ampliou suas atividades e passou a ser responsável não apenas pela pós-graduação stricto sensu, mas pela formação de recursos humanos qualificados para a educação básica.

Dúvidas e pedidos de informações podem ser encaminhados pelos telefones (61) 2022-6664 ou 6564 ou para os endereços eletrônicos thais.aveiro@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e fernanda.litvin@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . A previsão é de que o resultado do programa seja divulgado em novembro.

Assessoria de Comunicação Social da Capes

Acesse o edital.


Fonte: Portal do MEC

ITEC - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo: Inscrições prorrogadas

ITEC - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo: Inscrições prorrogadas

Vagas: 20.

Inscrição: até 13 de agosto, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ITEC), ou via correio, conforme Edital.

Informações:
site
» http://www.ascom.ufpa.br/links/editais/kkj.pdf


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IFCH - Pós-Graduação em Antropologia: Editais de Mestrado e Doutorado

Vagas: 11 (Doutorado) e 16 (Mestrado).

Inscrição: 01/09/2010 a 29/10/2010, das 9h30 às 12h e das 14h30 às 16h30, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Antropologia.

Informações:
site
» http://www.ascom.ufpa.br/links/editais/edia.pdf



Fonte: UFPA

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Editais de Seleção

Programa de Pós-Graduação em Agronomia Tropical
  • Nível: Mestrado e Doutorado
  • Inscrições: 01 a 29 de Outubro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos da Amazônia

  • Nível: Mestrado
  • Inscrições: 04 de Agosto de 2010 a 25 de Agosto de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)
  • Folder (clique aqui)
  • Requerimento de inscrição (clique aqui)


Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia

  • Nível: Mestrado
  • Inscrições: 02 de Agosto a 13 de Setembro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)
  • Ficha de Inscrição (clique aqui)
  • Instruções de Pagamento do GRU (clique aqui)

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

  • Nível: Mestrado e Doutorado
  • Inscrições: 15 de Julho a 25 de Outubro de 2010
  • Edital Completo (clique aqui)


Fonte: Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Laboratório de Arqueologia da UFOPA pesquisa ocupação do Baixo Amazonas

Será inaugurado, nesta quarta-feira, 11, às 17h, o Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendaju, que já está funcionando no Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), localizado no Bairro Salé. O laboratório tem área construída de 1.200 metros quadrados e conta com dois técnicos e quatro bolsistas. A coordenação geral é da professora doutora Denise Chaan, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Campus Tapajós está dentro de uma área definida como Sítio Arqueológico.

O Laboratório abrigará as pesquisas de dois projetos de salvamento arqueológico: “Salvamento Sítio Porto” e “Salvamento BR 163 (Santarém-Cuiabá) e BR 230 (Transamazônica), mantidos com o financiamento da Cargil S/A, Companhia Docas do Pará, UFPA e FADESP. Os pesquisadores estão recolhendo materiais, como cerâmicas e ossos, para proceder à datação. O objetivo é estabelecer um padrão de ocupação no Baixo Amazonas.

Fazem parte do acervo materiais arqueológicos coletados pelo Núcleo de Ensino e Pesquisas Arqueológicas da Amazônia (NEPAM). O Laboratório servirá de apoio para a curadoria de materiais arqueológicos, as análises e as reservas técnicas. Funciona desde 2008, quando ainda era ligado ao Campus da UFPA/Santarém.

O nome é uma homenagem ao etnólogo alemão Curt Nimuendaju (1883-1945), que nasceu em Lena, na Alemanha, e adotou o Brasil como pátria. Ele chegou ao País em 1903 e financiou sua primeira viagem trabalhando como cozinheiro. Sobreviveu atuando como indigenista e humanista, mas, sobretudo, vendendo peças etnográficas e arqueológicas para Museus do Brasil e da Europa. Tornou-se reconhecido como antropólogo, principalmente após a publicação das Monografias sobre os Apinaye (1939), Sherente (1942), Timbira (1946) e, em 1952, da Monografia The Tukuna, editada por Robert Lowie, na Universidade da Califórnia.

Nimuendaju é o nome dado pelos Apapokuva Guarani do Araribá (SP) ao cidadão alemão que se embrenhou, no início do século, nas matas pouco exploradas do oeste do Estado de São Paulo. Até então, identificado como Kurt Unkel. Nos anos 20, naturalizou-se brasileiro, aportuguesando o Kurt para Curt e adotando o nome com que os Guarani o batizaram. Viveu seus últimos dias em Belém. Foi o primeiro pesquisador a identificar sítios de terra preta nas regiões de Belterra, Santarém e Lago Grande de Vila Franca.

SERVIÇO:

Inauguração do Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendajú

Local: Campus Tapajós da UFOPA

Endereço: Av. Vera Paz, s/n

Data: 11/08/2010

Hora: 17h

Informações:

Fonte: Lene Santos - Assessoria de Comunicação da UFOPA

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ministro prevê orçamento para 2011 superior a R$ 3 bilhões

O orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que em 2004 era de R$ 600 milhões, vai superar os R$ 3 bilhões em 2011. A informação é do ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele participou nesta segunda-feira, 9, de encontro com cerca de 200 consultores que avaliam 12 áreas da pós-graduação brasileira. Haddad também fez um relato da evolução orçamentária e da qualidade da educação desde 2004.

O aumento de recursos para a Capes deve-se, entre outros fatores, à expansão qualificada da pós-graduação, ao reajuste do valor das bolsas de estudos e à expansão da oferta de bolsas, além das novas atribuições que a entidade assumiu há cerca de 18 meses. Estão entre essas atribuições a responsabilidade pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e a gestão da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Segundo o ministro, a missão da Capes de formar professores do ensino básico abre caminho para a expansão da pós-graduação. Haddad lembrou que dos dois milhões de professores que atuam na educação básica, 30 mil têm mestrado ou doutorado, o que representa 1,5% da categoria. À medida que mais docentes fizerem a graduação, a procura por cursos de mestrado e doutorado será o caminho natural e um novo desafio para a instituição.

O programa de formação de professores assegura vaga gratuita em universidades públicas e particulares, com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). “O professor que contratar o financiamento para um curso de licenciatura terá o empréstimo quitado pelo governo”, disse o ministro.

A expansão das instituições federais de educação superior para o interior do país também vai exigir mais vagas nos programas de pós-graduação. Hoje, de acordo com o ministro, 116 cidades receberam campi, que abriram vagas nos turnos diurno e noturno. Para o Haddad, os estudantes que chegarem ao fim dos cursos vão buscar qualificação depois de graduados.

O aumento do número de professores nas universidades federais é outro reflexo da expansão. O total de efetivos subiu de 48 mil para 70 mil. Esse contingente tem, no mínimo, mestrado — a maioria tem doutorado. “Vivemos um momento excepcional da pós-graduação”, afirmou Haddad.

Na última semana de avaliação dos programas de pós-graduação da Capes, os consultores vão examinar cursos nas áreas de administração, arquitetura e urbanismo, ciências e turismo, ciências aplicadas, direito, economia, engenharias, planejamento urbano e regional, serviço social e saúde coletiva.

Avaliação internacional — O ministro apresentou aos consultores dados positivos também sobre o ensino médio. Ele adiantou que o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que afere o desempenho de estudantes de 15 anos nas áreas de leitura, matemática e ciências, aplicado em 2009, põe o Brasil no ranking dos três países que mais cresceram na década. Isso significa, na avaliação do Ministério da Educação, que as metas do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PDE) podem ser atingidas em 2022.

A meta nacional do PDE é alcançar seis pontos, numa escala até dez. O Pisa é desenvolvido pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O resultado das provas de 2009 deve ser divulgado em dezembro próximo.

Ionice Lorenzoni



Fonte: Portal do MEC