Inspiração Perfume e Cosméticos

Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Sebrae/PA faz seleção para nível superior

O Sebrae/PA, através da EGaion Consultoria, abre vagas de nível superior para contratação por prazo determinado para engenharia ambiental, agronomia, gestão de projetos (superior completo em Administração de Empresas, Economia, Design, Engenharia da Produção, Mecânica ou Civil), suporte técnico administrativo (superior completo e inglês avançado - oral e escrito, além de conhecimento e domínio de etiqueta protocolar e empresarial).

O salário é de R$ 2.355,07 + benefícios (seguro saúde e assistência médica extensiva a dependentes, previdência privada, vale-transporte, auxílio alimentação e seguro de vida em grupo).

Os contratos são por tempo determinado de 1 ano, extensível por mais 1 ano, com carga horária de 40 horas semanais. Todos os cargos são para o espaço ocupacional Analista I, é necessário comprovar no mínimo 6 meses de experiência de atividades nas áreas específicas e ter disponibilidade para viagens (menos para o Suporte Técnico Administrativo).

Inscrição

As inscrições estão abertas e vão até as 18h do dia 16/11/2010 e devem ser realizadas através do site da EGaion Consultoria (www.egaion.com.br). A taxa de inscrição é de R$ 50,00, a ser paga através de depósito bancário identificado, sendo o código identificador o número do CPF do candidato.

Etapas da seleção

- A seleção é dividida em 2 fases.

- Avaliação de conhecimentos e prova de redação

- São 2 provas a serem realizadas no mesmo dia, 05/12/2010, em Belém e terão 4 horas de duração.

A prova de avaliação de conhecimentos é objetiva e composta por 50 questões, sendo elas de língua portuguesa e noções de informática para todos os cargos, além de questões de conhecimento específicos para as áreas de conhecimento das vagas. Haverá prova oral de inglês avançado para a vaga de Suporte Técnico Administrativo.

A redação será dissertativa. A análise da documentação será efetuada com base nos critérios de entrega, autenticidade e validade dos documentos comprobatórios dos requisitos exigidos, que deverão ser entregues no dia da avaliação de conhecimentos.

Mais informações sobre inscrição, conteúdo programático, atividades a serem desenvolvidas, experiência a ser comprovada, requisitos para contratação, critérios de correção e classificação, dentre outros, podem ser obtidas com a EGaion Consultoria através do site www.egaion.com.br.


Fonte:Diário Online

Mestrado Profissional em Ciências da Saúde abre inscrição

As inscrições vão até o dia 26 de novembro. Ao todo, são 36 vagas ofertadas, sendo 4 destinadas para a Uepa. O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde – Modalidade Profissional para os Estado da Região Norte.

Estão abertas até o dia 26 de novembro, as inscrições para a seleção dos candidatos interessados em participar do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde – Modalidade Profissional, vinculado ao Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), órgão da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Com recursos do Fundo Nacional de Saúde, o Programa tem como ênfase às atividades de ensino na saúde, prioritariamente no campo da atenção básica. Podem participar da seleção, professores de instituições públicas de ensino superior em saúde da região Norte e servidores de nível superior das Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais que tenham suas práticas de atenção à saúde, prioritariamente à atenção básica, vinculadas ao processo de ensino-aprendizagem de estudantes das respectivas instituições.

Ao todo, são 36 vagas ofertadas, sendo 4 destinadas para a Universidade do Estado do Pará (Uepa). A trajetória curricular do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde compreende um período de formação de 2 anos, nos quais o mestrando integralizará 120 créditos, distribuídos 90 créditos em componentes curriculares e 30 no trabalho de conclusão. As atividades didático-pedagógicas pertinentes à estrutura curricular serão desenvolvidas nas diferentes capitais da Região Norte.

Inscrições - Somente serão realizadas inscrições por meio dos correios, com todos os documentos sendo enviados para o Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde. A ficha de inscrição disponível no endereço http://www.unifesp.br/centros/cedess. Após o preenchimento, o formalário deverá ser encaminhado para o e-mail sueli.pedroso@unifesp.br até o dia 26/11/2010.

Mais informações no Edital do Programa


Fonte: UEPA

Peixe amazônico produz substância similar ao leite materno para alimentar filhotes

Uma pesquisa de cooperação internacional envolvendo o projeto Adapta do Inpa revela que o peixe ornamental Acará Disco, comum na região Amazônica, cuida de seus filhotes de maneira semelhante dos mamíferos. O peixe produz sobre a pele um muco que serve de alimento aos peixinhos e tem função similar ao leite materno

Por Daniel Jordano

O peixe acará disco (Symphysodon spp), comum em Barcelos (interior do Amazonas) é um dos protagonistas do festival folclórico da cidade. Porém, algo mais chamou atenção dos cientistas que estudam as características dos peixes na região.

Uma pesquisa de cooperação internacional envolvendo o Centro de Estudos de Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (Adapta) projeto ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), revela que o peixe ornamental tem uma característica própria na hora de cuidar dos filhotes.

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O acará disco produz um muco que, segundo os pesquisadores, é rico em nutrientes e tem função similar ao leite materno nos mamíferos (como acontece em humanos). Os estudos foram feitos pelos pesquisadores estrangeiros Jonathan Buckley, Richard J. Mauder, Andrew Foey, Janet Pearce e Katherine Sloman em parceria com o cientista brasileiro Adalberto Val, coordenador geral do projeto Adapta e diretor do Inpa.

Neste processo de alimentação, os filhotes “beliscam” a pele dos “pais” para obterem o alimento.

O diretor do Inpa afirma que foi necessário desenvolver uma nova tecnologia para realizar o estudo. “Foi desenvolvida uma esponja especial onde coletamos todo esse material, depois dissolvemos essa esponja no laboratório para fazer a análise. Outro fator importante do estudo foi a descoberta que por meio desse muco há a passagem de substâncias essenciais para o crescimento e imunidade do peixe”, enfatizou.

Ainda de acordo com as pesquisas, os poluentes presentes na água podem ser passados dos pais para os filhotes onde através do muco os filhotes geram uma espécie de defesa. “Alguns poluentes são passados por meio do muco e esse poluentes servem para desencadear um processo resistência e essas substâncias”, declarou Val.

O “desmame”

As pesquisas revelaram ainda que este tipo de alimentação diferenciada para os filhotes se dá em um período de três semanas onde os pais começam o processo semelhante ao de “desmame”. Isso ocorre por apenas três semanas a partir daí o filhote de acará disco já busca seus alimentos motivados pelo afastamento dos pais.

O próximo passo agora é fazer a análise genética para saber quais são os genes responsáveis pelo estímulo à produção do muco com nutrientes que só ocorre no período em que há filhotes. “O muco é produzido sempre, mas o muco com essa composição só ocorre quando há os filhotes. Deve haver um mecanismo que estimula a mudanças da composição química do muco durante aproximadamente três semanas e após esse período tudo isso desaparece e o filhote começa a ter vida independente”, explicou.

A pesquisa foi desataque no site da BBC e deve ser publicada ainda este ano no The Journal of Experimental Biology, publicação internacional sendo a mais importante na área de biologia experimental.

Sobre Adapta

O Adapta é uma rede de atividades de Biologia Aplicada e tem a proposta estudar as Adaptações de organismos aquáticos da Amazônia, por meio da incorporação de novos equipamentos, da estruturação de um serviço de bioinformática e capacitação de recursos humanos. O projeto faz parte dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT’s) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisas do Estado do Amazonas (Fapeam), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Fonte: INPA

Mestrado em Aquicultura tem inscrições prorrogadas

O Programa oferecerá 15 vagas para ingresso no ano letivo que iniciará em março de 2011 e está com inscrições prorrogadas até o próximo dia 26. Edital, ficha de inscrição, local e datas das provas além dos critérios de seleção estão disponíveis no site http://www.posgraduacao.niltonlins.br/

Por Wallace Abreu

O Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG-AQUI) foi criado em 2010 pelo Centro Universitário Nilton Lins (UniNilton Lins) em ampla associação com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), aprovado com o nível de Mestrado e Doutorado, conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Poderão candidatar-se graduados ou graduandos do último período de cursos superiores em Ciências Biológicas e Agrárias ou áreas afins realizados em Instituições Nacionais ou Internacionais reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

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Esta ampla associação se expressa, entre outros aspectos, pela total isenção de mensalidades, sendo o curso, totalmente gratuito. “Sua criação foi motivada pelo crescimento desta atividade produtiva na região Amazônica e pela inexistência de um curso de Pós-Graduação capaz de formar profissionais, em nível de mestrado e doutorado, nesta área de conhecimento”, comenta Elizabeth Gusmão, vice-coordenadora do PPG-AQUI.

“Este programa está sendo oferecido sem ônus para os alunos e certamente contribuirá para o crescimento qualitativo do setor, com o objetivo de qualificar profissionais na área de aquicultura no trópico úmido capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável da atividade e a melhoria da qualidade de vida do homem amazônico”, ressalta Gusmão.

O curso tem o apoio da infra-estrutura do Departamento de Zooologia Aplicada da UniNilton Lins, no qual são ministradas algumas aulas, dos laboratórios das Coordenações de Pesquisas em Aquicultura (CPAQ) e Biologia Aquática (CPBA) do Inpa e do Departamento de Ciências Pesqueiras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A UniNilton Lins dispõe de uma Estação Experimental de Piscicultura localizada no município de Manacapuru (AM), interior do Amazonas, onde serão realizadas aulas práticas e desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos, além das parcerias com fazendas de piscicultura nas proximidades de Manaus (AM).


Fonte: INPA

Justiça libera o Enem 2010

Exame havia sido suspenso após decisão da Justiça Federal do Ceará.
Ministro e advogado geral da União participam de reunião no Recife.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, derrubou a liminar que suspendia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último fim de semana. Segundo a assessoria de imprensa do TRF, a decisão saiu na manhã desta sexta-feira (12). O Ministério da Educação (MEC) ainda não se pronunciou.

O exame havia sido suspenso na segunda-feira (8), em todo o país, depois de uma decisão da Justiça Federal do Ceará. A juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara, citou os erros verificados na prova e disse que a realização de uma nova prova poderia beneficiar um grupo de estudantes. De acordo com a decisão, também foram suspensas a divulgação do gabarito, a abertura de um site oficial para receber reclamações dos estudantes que se sentiram prejudicados e a realização da nova prova.

Na quinta (11), a Advocacia Geral da União recorreu, a pedido do MEC.

O ministério alega que a teoria de resposta ao item (TRI), aplicada na elaboração e correção do Enem, garante que a nova prova terá o mesmo grau de dificuldade e não vai acarretar em vantagem a alguns estudantes.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, e o advogado geral Luís Inácio Adams devem participar de uma reunião no TRF5, no Recife, ainda nesta manhã, para conversar sobre o exame.

Decisão
Segundo nota divulgada pelo TRF-5, o desembargador Gurgel de Faria entendeu que "a suspensão de um certame envolvendo mais de 3 milhões de estudantes traria transtornos" aos organizadores e candidatos de todo o país e que "a alteração do cronograma do Enem repercutiria na realização dos vestibulares promovidos pelas instituições de ensino superior".

Na decisão, também é citado um prejuízo de cerca de R$ 180 milhões aos cofres públicos, referentes à contratação da logística necessária.

O Ministério Público Federal do Ceará, autor da ação civil pública que resultou na liminar que suspendeu o Enem, informou que ainda não foi notificado. Segundo a assessoria de imprensa, o MPF não pode mais entrar com recurso para tentar manter a liminar que suspendia o exame. O procurador federal Oscar Costa Filho aguarda, agora, a decisão da Justiça Federal do Ceará sobre o pedido de anulação do Enem, feito na quarta-feira (10).

Exame
Cerca de 3,3 milhões de estudantes participaram do Enem 2010. Logo depois da primeira prova, no sábado, os estudantes reclamaram de erros na folha de respostas e no caderno de provas amarelo.

Na folha de respostas, os enunciados das áreas de conhecimentos estavam invertidos, na comparação com o caderno de questões. Alguns alunos alegam que preencheram o gabarito de forma invertida. O MEC havia informado que abriria uma página na internet para receber as queixas e que os casos seriam avaliados separadamente.

Estudantes que fizeram a prova amarela reclamaram que faltavam questões, outras estavam repetidas, a sequência numérica estava errada e havia, inclusive, páginas da prova branca incluídas no mesmo caderno. A estimativa é que cerca de 2 mil alunos tiveram problemas com a prova amarela. O ministério avalia a possibilidade de realizar um novo exame para essas pessoas.


fonte: G1

terça-feira, 9 de novembro de 2010

FAPEAM lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo Científico


08/11/2010 - Profissionais e estudantes da área de comunicação do Estado do Amazonas interessados em participar da 2ª edição do Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico já podem providenciar suas reportagens, fotografias e demais materiais jornalísticos para concorrer à premiação em 2011.

O edital com as regras e todas as informações necessárias aos interessados foi lançado e já está disponível para consulta no site da fundação. O prêmio tem a intenção de incentivar a prática do jornalismo científico no Estado e para isso praticamente dobrou o número de categorias que agora são sete, incluindo as áreas de Impresso, TV Web, Rádio Web, Internet e fotojornalismo, como novidade desta segunda edição.

Oportunidade

Sendo um dos poucos no Estado a reconhecer o trabalho de jornalistas, o prêmio visa incentivar a prática do jornalismo científico no Estado do Amazonas, premiando trabalhos jornalísticos que tenham contribuído, no ano de 2010, para a divulgação da ciência nos meios de comunicação do Estado, estimulando, assim, a cultura de popularização da ciência, tecnologia e inovação.

Para o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Odenildo Sena, o prêmio é visto como um desafio para os profissionais do Amazonas, estado ainda muito carente em divulgação científica, embora tenha evoluído com a implementação do programa de Comunicação Científica da instituição.

“É um desafio que valoriza o profissional, além de sensibilizá-lo para a cobertura científica. Ficamos muito satisfeitos com a primeira edição e esperamos ainda mais sucesso, agora com a inclusão da categoria fotojornalismo”, destacou Sena.

Segundo o diretor-presidente, o fotógrafo que se dedica a esta área tem um desafio diferente dos demais, sobretudo na escolha dos ângulos da cena científica, na sensibilidade, que implica em conhecimentos de outras especialidades.

Outra novidade desta edição é a criação de duas modalidades: Comunicação Institucional e Comunicação de Massa, o que amplia o número de chances para os concorrentes que atuam com divulgação científica em organizações e instituições de pesquisas e nas empresas essecialmente jornalísticas. Em cada modalidades os candidatos podem participar das categorias de interesse como Impresso-Jornal, Impresso-Revista, Fotojornalismo, TV e TV Web (reportagem e grande reportagem), Rádio e Rádio Web e Internet. Para conhecer os critérios e exigências para participação, os candidatos devem consultar o edital.

Julgamento e premiação

Com o aumento de categorias, aumentou também o valor total a ser distribuído em premiação que alcançará o valor de 37,8 mil. O valor da premiação individual, oferecida aos primeiros colocados em cada categoria, será de R$ 3 mil para profissionais e R$ 1, 2 mil para estudantes.

A Comissão Julgadora será composta por cinco membros, sendo um representante da FAPEAM e os demais serão escolhidos dentre profissionais de reconhecida competência e atuação em cada área incluindo, preferencialmente, representantes do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, da Associação Brasileira de Divulgação Científica (ABRADIC), da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC).

Cronograma

ATIVIDADES

DATA

Lançamento do Edital

8 de novembro de 2010

Inscrições

Até 31 de janeiro de 2011

Divulgação dos resultados

Até 31 de março de 2011

Entrega do Prêmio

Abril de 2011

Confira o Edital completo e baixe os documentos necessários para efetivar a inscrição.

Alessandra Leite e Ulysses Varela - Agência Fapeam

Interessados têm até o dia 31 de janeiro de 2011 para se increver (Arte/Fapeam)


Fonte:Fapeam

Teoria de resposta ao item permite prova em outra data

Em 2009, os municípios de Brejetuba e Ibatiba, no Espírito Santo, foram atingidos por enchentes, que alagaram escolas e impediram a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para evitar que os estudantes capixabas fossem prejudicados, a provas foram realizadas fora do calendário nacional, em 5 e 6 de janeiro deste ano, data reservada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o exame nos presídios de todo o país.

A mudança de data para esse grupo de estudantes só foi possível porque o Inep adota, na elaboração das provas, a teoria de resposta ao item (TRI). Com a TRI, o conjunto de modelos matemáticos usados no Enem permite que os exames tenham o mesmo grau de dificuldade. Testadas antes da prova, as questões ganham um peso que varia de acordo com o desempenho dos estudantes nos pré-testes — quanto mais alunos acertam uma determinada pergunta, menor o peso que ela terá na prova porque o grau de dificuldade é supostamente menor.

A aplicação da teoria da resposta ao item é frequente nas avaliações em testes de múltipla escolha aplicados em diversos países. No Brasil, a TRI é usada desde 1995 nas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede o desempenho de estudantes do ensino fundamental e médio. Em 2009, foi usada pelo Enem com o objetivo de garantir a comparação das notas do exame daquele ano com os seguintes.

Assessoria de Comunicação Social


Fonte:Portal do MEC

Gráfica assume erro de impressão no caderno de cor amarela da prova

A gráfica RR Donnelley encaminhou nesta segunda-feira, 8, carta ao presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Soares Neto, na qual assume a responsabilidade pelos erros de impressão no caderno de questões de cor amarela das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010.

“Durante a aplicação do primeiro dia do exame, identificamos, fazendo a leitura dos quatro itens de caderno de provas que contêm as mesmas questões em quatro ordens distintas de diagramação, que em um dos lotes de produção tivemos um problema de processo, resultando na impressão de 33 mil cadernos de provas amarelas com um defeito de ordenação”, explica a direção da gráfica. Desse conjunto de cadernos, segundo a empresa, aproximadamente 21 mil foram efetivamente distribuídos.

A gráfica informa ainda: “Cabe ressalvar que foram impressas e distribuídas por todos os pontos de aplicação no Brasil, quase um milhão de provas que compõem a reserva técnica operacional da aplicação. Entre as funções dessa reserva técnica operacional está a substituição de provas com defeito de impressão obtidas na mesma sala da aplicação ou em qualquer outra sala de aplicação dessa escola”.

Ao final do documento, a RR Donnelley diz estar à disposição do Inep para esclarecer qualquer dúvida técnica e a colaborar de forma efetiva na busca de solução dos problemas possivelmente acarretados a um número restrito de alunos.


Confira a íntegra da carta


Conheça a RR Donnelley

Fundada em Chicago, Estados Unidos, em 1864, a Gráfica RR Donnelley começou a expansão em 1928, quando imprimiu 200 mil exemplares da revista americana Time, tiragem inédita na época. Consolidou a credibilidade dez anos depois, com a publicação da primeira edição da revista Life, com 446 mil exemplares. Nas décadas de 1950 a 1970, a gráfica expandiu sua indústria nos Estados Unidos. Em 1980, começou a expansão pelo mundo. Em 1991, abriu uma fábrica em Cingapura; em 1992, chegou à Argentina e ao México; em 1994, ao Chile e em 1995, ao Brasil.

Em 2004, as indústrias gráficas norte-americanas RR Donnelley e Moore Wallace fundiram-se e formaram o maior complexo gráfico do mundo, com faturamento anual de US$ 7,2 bilhões, oferta de emprego para 45 mil funcionários, 125 fábricas e 600 escritórios distribuídos em 30 países da Europa, Ásia e América Latina, além dos Estados Unidos.

No Brasil, a RR Donnelley tem unidades em Barueri e Osasco (SP) e Blumenau (SC). Desde 2009, é responsável pela reprodução das provas do Enem.

Assessoria de Comunicação Social


Fonte:Portal do MEC

MEC vai esclarecer sobre TRI à Justiça Federal do Ceará

Informado pela imprensa sobre o teor da decisão da juíza Carla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, que determinou a suspensão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, o Ministério da Educação esclarece que a preocupação da magistrada referente à igualdade de condições dos concorrentes está assegurada pela utilização da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Desde o Enem do ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica a TRI, que permite a comparabilidade no tempo. Em 2009, por exemplo, foram aplicadas duas provas distintas em momentos distintos, em virtude de inundações em duas cidades do Espírito Santo e as provas nos presídios.

A consultoria jurídica do MEC/Inep, neste momento, ultima ações de esclarecimento à Justiça Federal do Ceará.

Com a TRI, o conjunto de modelos matemáticos usados no Enem permite que os exames tenham o mesmo grau de dificuldade. Testadas antes da prova, as questões ganham um peso que varia de acordo com o desempenho dos estudantes nos pré-testes — quanto mais alunos acertam uma determinada pergunta, menor o peso que ela terá na prova porque o grau de dificuldade é supostamente menor.

A aplicação da teoria da resposta ao item é frequente nas avaliações em testes de múltipla escolha aplicados em diversos países. No Brasil, a TRI é usada desde 1995 nas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede o desempenho de estudantes do ensino fundamental e médio. Em 2009, foi usada pelo Enem com o objetivo de garantir a comparação das notas do exame daquele ano com os seguintes.

Assessoria de Comunicação Social



Fonte: Portal do MEC

Conhecimento científico a favor da Pessoa com Deficiência

Alguns gestos simples como levar a colher até a boca para se alimentar, escovar os dentes ou até mesmo pentear os cabelos são naturais e corriqueiros para muitos de nós. No entanto, milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência mental e(ou) motora precisam do apoio de ferramentas que melhorem a qualidade de vida e facilitem sua inclusão na sociedade.

Um exemplo dessas novas ferramentas é o trabalho desenvolvido pelo Projeto “Oficinas de Acessibilidade ao Computador: Capacitando Monitores de Infocentros para a Inclusão Digital de Pessoas com Deficiência Neuromotora”, apoiado pelo Edital 022/2008 - Infocentros Navegapará: Ações Colaborativas para Cidadania Digital da Fundação de Amparo a Pesquisa do Pará – Fapespa.

O projeto promoveu palestra durante o III Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa Deficiente, realizado em Belém (PA) nos últimos dias 03 a 06.11, que reuniu especialistas e profissionais em torno de soluções para a inclusão social de pessoas com deficiência.

Segundo o ultimo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE no Senso 2000, aproximadamente 25 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Para a coordenadora do evento, Professora Doutora Ana Irene lves de Oliveira, essa parcela da população precisa de uma atenção muito especial com a mobilização de todos para a construção de uma nova realidade para a pessoa com deficiência.

“A proposta do Fórum é estabelecer intercambio com diversas instituições e pesquisadores do Brasil para pensar em novas alternativas de tecnologia para a inclusão da pessoa com deficiência. E aqui a gente tanto discute a produção como a implementação dessas ações, o levantamento de custo e também abrir a conscientização das pessoas para novas perspectivas”, argumenta Ana Irene de Oliveira.

Além de promover o encontro de pesquisadores de todo o Brasil no compartilhamento de novas tecnologias na educação especial e (Re) Habilitação para a inclusão social, o evento acolheu o VI Seminário Nacional de Promoção de Inclusão Mediadas pelas Tecnologias Assistivas e V Simpósio Paraense de Paralisia Cerebral.

Inclusão digital e social na prática

Com o tema “Tecnologias Assistivas de baixo custo para uso nas Atividades da vida diária” ministrado pelo pesquisador Jorge Lopes, e “Tecnologia Assistiva: favorecendo pesquisas e práticas pedagógicas inclusivas” apresentada pelo também pesquisador Rafael Morais da Silva, as palestras foram gravadas no Centro integrado de Inclusão e Cidadania – CIIC, o Infocentro de inclusão digital integrado ao NAVEGAPARÁ.

Demonstrando soluções com materiais habitualmente jogados no lixo, o professor Jorge Lopes apresentou alternativas praticas para facilitar a vida das pessoas com deficiência, como por exemplo, a reutilização e adaptação de uma cadeira de rodas modelo “Standart” para uma menina de nove anos que conheceu no interior do Pará.

“Uma adaptação estrutural numa cadeira de rodas modelo standart, aquela de metal e tecido mais usado em hospitais - com todos os recursos - igual a que eu confeccionei pra ela custa em média três mil reais e adaptei com custou de cem reais com todos os recursos da adequação postural”, explica o Jorge Lopes.

Os pesquisadores são vinculados ao Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade – NEDETA da Universidade Estadual do Pará – UEPA que tem como propósito estudar e implementar novas técnicas para pessoas com deficiência física, sensorial e mental utilizando recursos de baixo custo. A equipe do NEDETA prestou uma acessória para a criação e solicitação dos equipamentos para o Infocentro CIIC.

O pesquisador Rafael Morais da Silva afirma que o Infocentro CIIC é referencia local em acessibilidade para pessoas com deficiência, e descreve o diferencial do local para quem quiser conhecer e usar para pesquisas e trabalhos.

“Esse Infocentro tem mouses adaptados, monitores Tele Sensíveis ao toque, softwares de acessibilidade desenvolvidos por diferentes grupos de pesquisa de todo o Brasil. Além de softweres como o Motrix Speaker que é especifico de comunicação alternativa, e um outro criado pelo grupo da UEPA”, descreve da Silva.

Todo esse equipamento de ultima geração está a serviço da sociedade, e principalmente da pessoa que queira levar o parente ou o amigo com de

ficiência. O Pesquisador Rafael Morais da Silva lembra que a renovação tecnológica do espaço é constante para promover a comunicação e a informações dessas pessoas.

“Nós falamos em educação inclusiva, inclusão no lazer, no ambiente de trabalho e também na inclusão digital e um espaço como esse é fundamental para que as pessoas com deficiência tenham acesso a comunicação e a informação. Assim essas pessoas irão interagir com as mais diversas possibilidades que o computador pode fazer”, finaliza o pesquisador da NEDETA.

Serviço:

Horario de funcionamento do Infocentro CIIC:

De segunda a sextas-feiras das 8h as 12h - e de 14h as 18h.

O vídeo da apresentação das palestras “Tecnologias Assistivas de baixo custo para uso nas Atividades da vida diária” e “Tecnologia Assistiva: favorecendo pesquisas e práticas pedagógicas inclusivas” estará disponível a partir desta terça-feira, 9.11, no link: www.webtv.pa.gov.br/assistiva


Fonte:Fapespa

Editais e Mestrado UFOPA

UFOPA - Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia: Edital de Mestrado

Vagas: 20 (divididas entre as linhas de pesquisa).

Inscrição: Inscrições: até 7 de Dezembro, conforme Edital.

Informações:
site
» http://www3.ufpa.br/multicampi/TempAscom/2011.pdf


Fonte: UFPA

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Concursos vão abrir 10 mil vagas no Amazonas em 2011

Em 2011, o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus programam abrir cerca de 10 mil vagas para cargos públicos, em seis concursos, a serem realizados ainda no primeiro trimestre. Haverá vagas disponíveis para candidatos com Ensino Médio, com salários em torno de R$ 1,2 mil, e Ensino Superior, com salários de até R$ 4 mil.

O maior concurso previsto será realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), ainda no primeiro trimestre de 2011. A secretaria pretende abrir 5 mil vagas para professores de todas as disciplinas, para os níveis Fundamental e Médio. Os salários variam de acordo com a carga horária, de R$ 2.028, para jornada de 20 horas semanais, e R$ 4.057, para jornada de 40 horas.

A Seduc informou que o número de vagas ainda pode mudar para mais ou para menos até o lançamento do edital, por conta de uma lei que aguarda votação na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) que aumenta a carga horária permitida de 20 horas para 40h semanais. Atualmente, o professor que cumpre 40 horas só tem permissão para lecionar 20 horas em cada escola. Se a lei for aprovada, o professor poderá lecionar as 40 horas em um único lugar.

O Instituto Municipal de Fiscalização e Engenharia de Trânsito (Manaustrans) planeja abrir cerca de 500 vagas para o cargo de Agente de Trânsito, no início do ano que vem. A Secretaria Municipal de Desporto e Lazer também estuda abrir mais 1645, para concurso de Técnico e Analista. O concurso deve ser realizado ainda no final deste ano. Os salários médios nas duas instituições podem variar de R$ 1,2 mil a R$ 2,7 mil.

A Fundação Municipal de Apoio ao Idoso Dr. Thomaz planeja oferecer cerca de 100 vagas, segundo informou a Comissão de Concursos da Prefeitura de Manaus. Devem ser oferecidas vagas para profissionais com especialidades médicas, administrativas e ocupacionais. Os salários variam de R$ 850 a R$ 2.075.

Indefinição

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) pretende realizar um concurso ainda no primeiro trimestre do ano que vem, para substituir 724 agentes sociais que trabalhavam em regime temporário e tiveram contrato encerrado no último dia 3. Apesar da decisão do governador Omar Aziz sobre a necessidade do concurso, a SSP informou que ainda não tem o número exato de vagas que serão abertas.

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) também pretende realizar concurso para servidores e juízes em 2011. O presidente do TJAM, desembargador João Simões, afirmou que ainda aguarda a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para definir o número de vagas.

Em julho deste ano, o comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Dan Câmara, informou que também pretende realizar concurso público no início de 2011 para contratação de 2 mil policiais. A meta, segundo Dan Câmara, é que até 2012 o efetivo seja de 10 mil homens.

fonte: www.d24am.com.br

Alunos prejudicados pela prova amarela poderão ter nova chance

O presidente do Inep, professor Joaquim José Soares Neto, confirmou agora há pouco, em Brasília, que os alunos eventualmente prejudicados por falhas de impressão no caderno amarelo das questões do Enem 2010, aplicado neste final de semana, poderão ter uma nova chance.

O Professor Neto reafirmou que nenhum candidato será prejudicado. E que, portanto, caso fique comprovado que estes estudantes tiveram seu direito afetado, no limite, poderão refazer a prova.

O Inep apurou que um lote inferior a 1% do total das provas do caderno amarelo apresentou problemas de impressão. Deste total, a grande maioria dos estudantes recebeu um novo exemplar do caderno de questões. Uma minoria deixou de ter o caderno substituído ou se recusou a substituir a prova.

O Inep deverá receber nos próximos dias os relatórios de aplicação das provas, de todos os locais. Vai analisar caso a caso o ocorrido. E, ficando comprovado que o direito dos estudantes foi prejudicado, estudará uma forma de reaplicar a prova.


Fonte: Portal do MEC

3,3 milhões de candidatos realizam a prova em todo o país

Cerca de 3,3 milhões de candidatos compareceram às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana. O percentual de abstenção neste domingo, 7, ficou em 29,2%, enquanto no dia anterior foi de 26,7%. Estavam inscritos no exame 4,6 milhões de pessoas.

“Não houve registro de nenhuma falha de segurança durante as provas”, disse o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Joaquim Neto. Na visão do professor Neto, o Enem “cumpriu seu papel”. O estudante que realizou as provas pode concorrer a uma das 83 mil vagas em universidades públicas, além do Programa Universidade Para Todos (Prouni) que, em média, tem oferecido 100 mil bolsas a cada processo seletivo.

Os cadernos de prova estarão disponíveis para consulta nesta segunda-feira, 8. Na terça, dia 9, sairá o gabarito oficial, às 18h. Em seguida, na quarta-feira, 10, estará aberta uma página no sistema de acompanhamento do Enem para que os alunos que se sentiram prejudicados pela troca de cabeçalhos no cartão-resposta – ocorrida na prova de sábado – entrem com requerimento, no caso de terem preenchido o cartão de forma inversa à ordem das questões. O sistema ficará disponível até o dia 16.

“Nenhum estudante será prejudicado”, garantiu Neto em relação à troca do cabeçalho e aos erros gráficos em alguns cadernos de prova da cor amarela. Sobre estes, o presidente do Inep informou que será feito um levantamento do problema, para que seja dada a melhor solução aos candidatos.

Confira aqui o índice de abstenção por estado.

Assessoria de Comunicação Social


Fonte: Portal do MEC

Para Haddad, indicador revela que país avançou na educação

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou na tarde desta sexta-feira, 5, em entrevista à rádio Jovem Pan, que o novo índice de desenvolvimento humano (IDH) – se decomposto e corretamente analisado – mostra que o Brasil acelerou, e não estagnou na educação. Isso porque o indicador da expectativa das crianças em relação à escolaridade ficou em 13,8 pontos, enquanto o da escolaridade média das pessoas com mais de 25 anos é de 7,2 pontos.

“Comparando os dois indicadores, dá uma dimensão do que é o Brasil. Tem um passado caótico na educação, por isso boa parte da população mais velha tem baixa escolaridade, mas tem futuro promissor. Nosso entrave é mais o passado do que o futuro”, disse Haddad. O ministro salientou que o Brasil é o pais que mais avançou no ranking, na comparação da escolarização de antes e de agora.

Haddad lembrou que o sistema educacional de hoje está organizado para garantir, no mínimo, 14 anos de escolaridade para as crianças. Este ano, foi aprovada emenda constitucional que torna o ensino obrigatório dos 4 aos 17 anos de idade. O ministro afirmou, ainda, que o percentual de matrículas no Brasil está no patamar de 75% entre as crianças de quatro e cinco anos, 98% entre as de seis a 14 anos e 85% entre jovens de 15 a 17 anos.

“Temos que investir cada vez mais para equalizar as oportunidades educacionais, o que vai nos colocar numa situação mais favorável, do ponto de vista do desenvolvimento humano”, disse Haddad, referindo-se às desigualdades regionais. Haddad também destacou a importância do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb): “Com iniciativas como o Fundeb, por exemplo, garantimos que o investimento em um aluno do Maranhão ou Piauí seja equivalente ao de um do Paraná ou de Minas Gerais”.

Assessoria de Comunicação Social

Ouça a entrevista do ministro Fernando Haddad.


fonte: Portal do MEC

Projeto SAMAUMA abre inscrições para oficinas audiovisuais em Ananindeua, Marabá e Santarém.

Inscrições abertas para as oficinas do Projeto “SAMAUMA - Jornadas de Produção audiovisual em Infocentros por Pontos de Cultura e Cineclubes”, que serão ministradas entre os meses de novembro e dezembro deste ano, nos Infocentros dos municípios de Ananindeua, Marabá e Santarém (PA).

O Projeto Samauma é uma das ações apoiadas pelo Edital 013/2008 - Ações Colaborativas do Programa NAVEGAPARÁ para Cidadania Digital, e pretende capacitar 60 pessoas em comunicação audiovisual.

Quem quiser participar deve ter algum tipo de vínculo com Infocentro, Ponto de Cultura, Cineclube ou escola do projeto “Escolas de Portas Abertas”. As oficinas serão de Roteiro e Direção de Vídeo, Produção e Finalização de Vídeo, Produção e Edição de Áudio, além de técnicas para a Criação e Manutenção de Site.

Todo conteúdo produzido irá compor 30 videos e 30 audios para exibição no programa “Ponto de Cultura Pará” da TV Cultura do Pará e também para publicação na internet.

Serviço:
“SAMAUMA - Jornadas de Produção audiovisual em Infocentros por Pontos de Cultura e Cineclubes”
Inscrições GRATUITAS pelo site www.redecom.org.br ou pelo e-mail samaumacoletivo@gmail.com

Telefone: (91) 8154-1386 e (91) 9245-7985.

Calendário das Oficinas nos municípios:

Em Ananindeua:
Infocentro do “Ponto de Cultura Ananin” – de 10 a 14 de novembro de 2010.

Em Marabá:
Infocentro do Ponto de Cultura Galpão de Artes de Marabá - de 16 a 21 de novembro de 2010.

Em Santarém:
Infocentro do Pontão de Cultura Digital do Tapajós - de 05 a 10 de dezembro de 2010.

Fonte: ASCOM - Fapespa