Inspiração Perfume e Cosméticos

Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Programas de residência médica beneficiarão regiões carentes

As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, que historicamente contam com oferta reduzida de especialidades médicas, serão as maiores beneficiadas com a implantação de 60 novos programas de residência médica em especialidades prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Os programas foram contemplados pelo Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência), que teve seu resultado divulgado pelos ministérios da Educação e da Saúde na última semana.

Os novos programas serão implantados com o apoio de 14 instituições de excelência na formação médica especializada, denominadas instituições matriciadoras. As especialidades selecionadas pelo edital atendem as áreas de intervenção em saúde mental, urgência e emergência, atenção oncológica, atenção básica, atenção à mulher e à criança e saúde do idoso.

Além disso, também foram contempladas pelo Pró-Residência 56 instituições, com a concessão de 468 bolsas de residência em programas desenvolvidos em regiões e especialidades prioritárias para o SUS. Em dois anos, serão investidos cerca de R$ 30 milhões pelos dois ministérios.

As bolsas serão distribuídas em especialidades como: clinica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia e medicina preventiva e social; medicina de família e comunidade, psiquiatria, geriatria, cancerologia clínica e cirúrgica, radioterapia, patologia, anestesiologia, medicina intensiva, neurologia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia; e neonatologia, psiquiatria infantil e da adolescência, cirurgia do trauma e medicina de urgência.

Pró-Residência - O programa, lançado em outubro de 2009, tem como finalidade favorecer a formação de especialistas na modalidade residência médica em especialidades e regiões prioritárias para o SUS.

Foram publicados dois editais. O edital 9/2010 é destinado à expansão de programas de residência médica já credenciados ou a abertura de novos programas, nos casos em que a instituição dependa apenas de bolsas para a ampliação ou criação do programa.

O edital 8/2009 prevê o desenvolvimento de novos programas em regiões e especialidades prioritárias no âmbito das áreas de intervenção em saúde mental, urgência e emergência, atenção oncológica, atenção básica, atenção à mulher e à criança e saúde do idoso. Por meio desse edital, instituições matriciadoras apóiam o desenvolvimento de novos programas em outras instituições.

O apoio deve contemplar o desenvolvimento de programa de qualificação de preceptores da unidade; oferta de estágios curriculares em articulação com rede de serviços; designação de preceptores para atividades de supervisão presencial de curto prazo nas unidades parceiras; oferta de atividades à distância com apoio de tecnologias de informação e comunicação; desenvolvimento de projetos de avaliação das iniciativas desenvolvidas e de seu impacto sobre a qualidade da atenção e da formação.

Assessoria de Imprensa da Sesu

Conheça os 60 projetos aprovados pela portaria conjunta nº 8 (seleção do edital nº 8/2009)
Conheça as 56 instituições selecionadas pela portaria conjunta nº 9 (seleção do edital nº 19/2009)

Com informações Portal do MEC

Obras sobre a educação reúnem grandes autores do Brasil e do exterior

O Ministério da Educação vai distribuir, entre dezembro deste ano e janeiro de 2011, a Coleção Educadores. Nela estarão reunidos 31 autores brasileiros e 30 pensadores estrangeiros que exercem influência sobre a educação nacional. Serão distribuídos 185 mil conjuntos da coleção em escolas públicas da educação básica, em bibliotecas de universidades, de faculdades de educação e públicas.

O lançamento faz parte das atividades de comemoração dos 80 anos de criação do MEC, celebrado no dia 14 último, e integra as iniciativas do governo federal de formação inicial e continuada de professores das redes públicas estaduais e municipais. Cada volume traz uma apresentação do ministro da Educação, Fernando Haddad, um ensaio sobre o autor, a trajetória de sua produção intelectual na área, uma seleção de textos — corresponde a 30% do livro — e cronologia. A última parte apresenta a bibliografia do autor e das obras sobre ele. Cada volume tem, em média, 150 páginas.

Na apresentação, Haddad explica que a coleção surgiu da necessidade de pôr à disposição dos professores brasileiros obras de qualidade para mostrar o que pensaram e fizeram alguns dos principais expoentes da história educacional e do pensamento pedagógico nacional e internacional. Divulgar e democratizar conhecimentos na área são objetivos da iniciativa do MEC.

Para a identificação e a escolha dos educadores que compõem a coleção, o ministro instituiu comissão técnica em abril de 2006. Coube aos integrantes dessa comissão estabelecer critérios e orientações para a execução dos trabalhos e fazer as recomendações à Editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), responsável pela edição dos textos. A publicação é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com a Fundaj, órgão vinculado ao MEC, e com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A distribuição ficará sob responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Divulgação — Uma série de atividades antecederá a chegada da coleção às escolas e mostrará aos professores a importância das obras. De dezembro deste ano a abril de 2011, a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do MEC responsável pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, promoverá ciclo de webconferências sobre cada um dos 61 autores. A Secretaria de Educação a Distância (Seed) do MEC vai apresentar, na TV Escola, uma série de documentários sobre esses educadores e o Centro de Memória da Educação e Cultura no Brasil, que funciona no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, organizará seminários sobre os autores.

Ionice Lorenzoni

Leia mais...
Volumes retratam a evolução do pensamento em 300 anos

Com informações Portal do MEC

Fapespa participa de evento que reúne dirigentes de CT&I de todo Brasil

Nos próximos dias 2 e 3 de dezembro será realizado o Fórum Nacional do CONSECTI — Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação; CONFAP — Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa; e dos Secretários Municipais de CT&I que irá reunir os dirigentes de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de todo o País em Fortaleza (CE) para tratar sobre as perspectivas para a área no período de transição de governos.

A Fundação de Amparo a Pesquisa do Pará – Fapespa irá participar do evento, representada pelo Diretor-Presidente da Fundação, Ubiratam Holanda Bezerra. Além de contar com a participação já confirmada do ministro Sérgio Rezende e o secretário executivo Luiz Antônio Elias, do Ministério da Ciência e Tecnologia. Na oportunidade, também estarão presentes os presidentes da CAPES, Jorge Guimarães; do CNPq, Carlos Aragão; e da FINEP, Luís Fernandes; que vão proferir palestras sobre Ciência, Tecnologia e Educação Superior.

Fará parte dos tópicos de discussão também um balanço das atividades na área de CT&I durante o Governo Lula e a indicação dos rumos das ações em Ciência e Tecnologia para os próximos anos, juntamente com os secretários estaduais de CT&I. Outro momento importante do evento será a apresentação do Livro Azul, com a síntese e resultados da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O documento elaborado em parceria com diversos setores da sociedade balizará as políticas de CT&I nos próximos 10 a 20 anos.

Serviço:
Fórum Nacional do CONSECTI, CONFAP e Secretários Municipais de CT&I em Fortaleza (CE)
Local: Hotel Praia Centro, Av. Monsenhor Tabosa, 740, Centro. Fortaleza (CE)
Data: 2 e 3 de dezembro de 2010
Hora: 9h às 18h (quinta) e 8h30 às 12h (sexta)

Ascom-Fapespa com informações do site CONFAP