Inspiração Perfume e Cosméticos

Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pós-Graduação do Inpa abre processo seletivo de 2012 - INPA

O Programa de Pós-Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) informa a abertura de processo de seleção de Mestrado, para ingresso no semestre letivo que iniciará em março de 2012.

O período de inscrição será até o dia 15 de setembro de 2011. Os editais encontram-se no site da pós-graduação http://pg.inpa.gov.br/.

Para estrangeiros, o candidato deve se dirigir a qualquer banco em seu próprio país, o banco emitirá uma ordem de pagamento. O candidato precisa ter em mãos os dados da conta bancária do curso que pretende se inscrever e informar o seguinte código do Banco do Brasil SWIFT – brasbrrjmns.

As vagas estão abertas para os cursos de Agricultura no Trópico Úmido; Biologia de Água Doce e Pesca Interior; Botânica; Ciência de Florestas Tropicais; Clima e Ambiente; Ecologia; Entomologia; Genética Conservação e Biologia Evolutiva.

Arte da chamada: organização do evento

Mais informações: http://www.inpa.gov.br

Fonte: INPA

Professora gaúcha descobre a importância do blog no ensino


Professora de literatura e língua portuguesa, Suely Aymone sempre buscou alternativas que tornassem menos artificiais as práticas de escrita dos alunos. O blog, com a capacidade de atrair leitores e colaborar para a interação entre diferentes pessoas, despertou a atenção da professora do Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls, em Uruguaiana (RS). Ela passou a usar a ferramenta tecnológica como um espaço de reflexão pessoal sobre o mundo e a vida e também como suporte de aprendizagem para os alunos do curso normal (formação de professores).

O interesse da professora surgiu no dia em que conheceu um blog criado pela educadora Marly Dagnese Fiorentin, o Blogosfera Marli, que reúne temas de educação e tecnologia. “Eu me encantei. Era isso que procurava”, conta Suely, formada em letras, com especialização em ensino de língua portuguesa e em tecnologias em educação. Daí para a criação de seu primeiro blog foi um passo. Com o Ufa! Bloguei!, ela se propôs a “ensaiar — descobrir a linguagem dos blogs — para depois estrear”. Em seguida, veio o Espichando a Conversa, blog dos estudantes do curso normal. “Foi uma primeira tentativa de uso da web como mediadora de aprendizagem”, diz.

As experiências não pararam ali. Suely também criou os blogs Curso Normal – Aproveitamento de Estudos 2009/2010 e @prender_Fazendo, no qual os alunos são autores. “Descobri que blogar é uma forma de chegar mais perto da minha utopia, a de espalhar que todos podemos (e devemos) ser autores, não só de textos escritos e orais, mas da nossa história, nossa vida.”

O que a professora gaúcha mais tem observado, a partir dessas experiências, é a alegria dos estudantes ao ter um texto publicado: “Os alunos sentem-se valorizados; são lidos por outras pessoas, além do professor”, ressalta. “Além disso, eles passam a manifestar preocupação maior com o uso da língua escrita, com a clareza das idéias, o entrelaçamento do texto com imagens, entre outros pontos.”

Suely observa que há muito o que construir, especialmente o diálogo, exercitado nos comentários — os estudantes ainda ficam inibidos no momento de fazer comentários em blogs que visitam. “Volta e meia, refletimos sobre a necessidade de desenvolver uma ‘atitude blogueira’; ou seja, publicar, conversar, trocar idéias, interagir com autonomia, pois todos temos coisas para dizer e devemos dizê-las”, destaca a professora, que atua no magistério há 25 anos.

Grupo — Responsável pela coordenação do laboratório de informática do instituto, Suely tem planos de formar grupo de estudos sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação. “Pretendo refletir com os colegas sobre a necessidade desse uso, ao mesmo tempo em que faremos experiências com interfaces da web que permitam e facilitem a construção coletiva de conhecimento”, explica.

Para ela, é importante que o professor estimule a presença on-line dos alunos por meio de blogs para que eles percebam a web também como possibilidade de aprendizagem colaborativa. Eles devem usar as TIC criticamente, como produtores de conhecimento, não apenas como consumidores.

Fátima Schenini


Confira os blogs:

Blogosfera Marli
Ufa! Bloguei!
Espichando a Conversa
Curso Normal – Aproveitamento de Estudos
@prender_Fazendo

Fonte: Portal do MEC

Programa levará educação e cidadania a 100 mil mulheres de todo o Brasil

Com o objetivo de promover a elevação da escolaridade e a formação profissional de mulheres desfavorecidas de todas as regiões do país, foi lançado nesta quinta-feira, 11, o programa Mulheres Mil. Executado em parceria pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pelas secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres, pretende atender 100 mil mulheres até 2014.

“Todos os cidadãos têm direito à saúde e à educação, e nós temos uma prioridade que é a superação da miséria e da extrema pobreza”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad. “O governo Dilma Rousseff dá mais um passo decisivo para o cumprimento do compromisso de enfrentamento da miséria e da pobreza extrema”, completou a ministra chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes.

O programa é estruturado nos eixos educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, utilizando metodologia desenvolvida para acolher mulheres em contextos de vulnerabilidade social. Funciona a partir da oferta de cursos de formação personalizados, que trazem em seus programas temáticas como direitos e saúde da mulher, relações interpessoais, inclusão digital.

A experiência foi testada com êxito em 13 estados brasileiros a partir de 2007. Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia deverão implantar, ainda em 2011, cem novos núcleos do programa em todo o território nacional. São previstas 100 matrículas anuais. Este ano, deverão ser formadas 10 mil mulheres.

Por meio de chamada pública, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação coordenará a adesão dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia ao programa.

Diego Rocha

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Programa Mulheres Mil oferece novas oportunidades de trabalho
Novo programa pretende inserir 100 mil mulheres no mercado de trabalho

Fonte: Portal do MEC