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Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

quinta-feira, 15 de julho de 2010

UFOPA vai ofertar 3 cursos na área de pesca

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) irá trazer para Santarém três cursos no setor de pesca e aqüicultura para o vestibular de 2011. A confirmação foi dada pelo diretor da ICTA (Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas), José Peleja. Além disso, está previsto até o final de 2010 a aprovação do mestrado em Recursos Aquáticos da Amazônia.

A UFOPA ofertará o curso básico de Ciências Biológicas, em duas habilitações, uma em biologia aquática e outra em biologia vegetal; o curso de Ciências Pesqueiras e o bacharelado em Engenharia da Aqüicultura. Todos esses cursos irão oferecer 50 vagas. No processo seletivo em 2012 a UFOPA oferecerá os cursos de Engenharia Sanitária e Saneamento Ambiental, com ênfase no o manejo de recursos hídricos de um monitoramento de sistemas.

No curso de Ciências Biológicas, com duas habilitações, o aluno irá escolher no termino do terceiro ano de curso qual irá optar. "Até o 3º ano já tem uma graduação em ciências biológicas, sendo as modalidades uma especialização", explicou José Pacheco.

O curso de Aqüicultura trabalha com cultivo de organismos aquáticos, ou seja, como criá-los. Isso vai desde a criação de peixes conhecida como piscicultura, criação de camarões conhecida como carcenicultura, e a criação de quelônios, jacarés, e de outros animais aquáticos. " Essa é uma ciência maior que é aqüicultura divida em sub-áreas. Vai trabalhar bastante a parte tecnológica, desenvolver esses pacotes de cultivo de peixes, tanto em tanque redes, gaiola flutuantes, sistemas escavados e como trabalhar de forma sustentável com aproveitamento de pequenos rios e igarapés, através do sistema de cultivo também do tipo barragem", esclareceu o diretor. A idéia é investigar o potencial das espécies nativas que se tem na região que não estão sendo exploradas no apicultivo e desenvolver tecnologias para isso.

O curso de Ciências Pesqueiras pretende formar cientistas da pesca para trabalhar em manejo dos lagos, o ordenamento da pesca, os acordos de pesca, a ecologia dos peixes, saber do que eles se alimentam estudar o sistema de várzea, igapó, será a ciência pesqueira que trabalhará no manejo da pesca junto com os pescadores.

De acordo com o diretor da ICTA as necessidades dos cursos na região eram como uma lacuna na região em contexto formação da pesca da aqüicultura dentro da atuação do campus da UFPA. "Nos estudos de demanda, na consulta com a sociedade, com os pescadores, as secretarias de aqüicultura, os concursos públicos que tem aberto nessa área tem mostrado um déficit de escritos, reincidências de pessoas nessa área na região é muito deficiente", confessou. E completa: uma demanda real identificada na sociedade e os anseios dos alunos que já vinham reivindicando a vindo dos cursos. Mas, o grande fator foi o contexto da sociedade que se necessita a introdução desses cursos.

Um dos projetos a serem introduzidos na Amazônia é a alfabetização dos pescadores. "Irá começar com a educação profissional e tecnológica, ou seja, a formação inicial e continuada. Com elevação de alfabetização para quem não é alfabetizado", contou Edmar Moraes.

Existe um projeto que se chama Pescando a Cidadania que vai muito além de ler e ensinar, reflete a cidadania, os direitos e deveres que tem cada cidadão.Em seguida terão o ensino fundamental com qualificação profissional, ensino médio integrado ao ensino técnico, ou só o técnico para quem tem o ensino médio. Depois os cursos superiores de tecnologia, graduação superior e de pós graduação, scrito sensu e latus sensu.


Fonte: Blog o Estado do Tapajós

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