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Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Brasil vai ao México conhecer programa de certificação

Em países como França e México, a certificação de saberes adquiridos fora da escola já é tradição. No Brasil, a experiência tem menos de um ano, instituída pela Portaria Interministerial nº 1.082, que criou a Rede Nacional de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada (Rede Certific). Uma equipe de coordenadores do programa esteve no México para conhecer as estratégias de certificação daquele país.

O programa Certific testa e reconhece a qualificação de trabalhadores que adquiriram conhecimento na prática profissional, sem formação específica. A previsão é de que, quando estiver em pleno funcionamento, a rede poderá atingir 30 milhões de trabalhadores em todo país. No México, a iniciativa já acontece há 12 anos e promove a diplomação de 300 mil trabalhadores anualmente.

Uma das vantagens do programa brasileiro é que todo o processo, a partir da inscrição, é gratuito. No México o trabalhador paga uma taxa. “Além disso, os candidatos que não comprovam domínio suficiente das técnicas são dispensados, sem receber uma formação”, relatou Sônia da Costa, coordenadora nacional do Certific.

No programa brasileiro, o candidato é entrevistado por uma banca de especialistas. Depois do teste, há duas possibilidades. Se for constatada a excelência do trabalhador, ele recebe um certificado do instituto federal que o examina, comprovando sua qualificação. Caso sejam constatadas falhas técnicas, o próprio instituto se encarrega de oferecer a formação ao trabalhador. Se for constado déficit escolar, o trabalhador é encaminhado para uma escola de educação básica, para depois ser certificado.

No México, o processo de certificação dura em média duas horas e meia. Lá, a missão assistiu a três experiências de certificação no Colégio Nacional de Educação Técnico-Profissional do México (Conalep). A primeira foi em mecânica automotiva, a segunda em turismo e a terceira em informática. Todos os candidatos foram certificados em duas horas e meia.

No Brasil, o processo de certificação pode durar meses ou mesmo anos. Apesar de ser mais demorada, a iniciativa brasileira atrela formação profissional à elevação de escolaridade para um público difícil de atingir, formado por adultos a partir dos 18 anos. “Nós certificamos por perfil profissional. Acreditamos que o trabalhador deve entender o processo, os princípios científicos e sócioculturais envolvidos naquele fazer” explicou a coordenadora.

Inscrições – Os trabalhadores interessados em ter o seu saber reconhecido pelo Certific devem ser das áreas inicialmente atendidas pelo programa: pesca, construção civil, turismo e hospitalidade, eletroeletrônica e música. As inscrições vão até esta sexta-feira, 10, e devem ser feitas no instituto federal de educação, ciência e tecnologia mais próximo. Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica do programa. Até a primeira semana de setembro, o número de inscritos já havia chegado a 2,6 mil trabalhadores.

Ana Júlia Silva de Souza

Fonte: Portal MEC

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