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Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Região Norte é que mais cresce em cursos de pós graduação


Região Norte é que mais cresce em cursos de pós graduação

É que diz a pesquisa divulgada esta semana pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. De acordo com o relatório da Avaliação Trienal 2010 dos Programas de Pós-graduação stricto sensu, o Pará é o Estado da Região Norte que mais concentra bolsas de Mestrado, Doutorado e Mestrado Profissional.

Segundo os dados da pesquisa da Capes, a região Norte saltou de 116 cursos em 2007, para 157 em 2010. O crescimento equivale a 35,3%, superior à média nacional de 20,8%. Já o Pará é o estado na região que mais possui cursos de pós-graduação, com 69 cursos, entre mestrado, doutorado e mestrado profissional. Mesmo com o evidente crescimento, a região Norte detém 3,8% do total de cursos em Pós-graduação do Brasil.

O Relatório de Avaliação Trienal da Capes conclui ainda que a Região Norte está em processo de consolidação nessa área, fato esse que explica as notas dadas aos cursos de graduação nas universidades da maior região do Brasil. A região possui 79 cursos com nota 3, 69 cursos com notas 4 e 5, dois cursos com nota 6 e nenhum com nota 7.

O Pará - O Estado do Pará possui 20 cursos de Doutorado em um total de 38 existentes na região Norte, enquanto que os cursos de Mestrado Acadêmico o Estado concentra 47 dos 112 disponíveis na região. Já nos cursos de Mestrado Profissional dois são paraenses em um total de sete.

O investimento no conhecimento científico ganha mais empenho no Estado com os editais de pesquisa em Pós-Graduação da Fundação de Amparo a Pesquisa – Fapespa, que desde sua criação, em 2007, já concedeu 307 bolsas de Mestrado e 131 de Doutorado.

Avaliação - O relatório de Avaliação Trienal 2010 do Capes tem como objetivo analisar a qualidade e quantidade dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu no Brasil em todas as áreas de conhecimento. A análise foi feita entre os meses de julho e agosto deste ano e envolveu 877 especialistas divididos em 46 comissões que avaliaram os dados de 2.718 programas no período de 2007 a 2009.

Na avaliação da Capes, os programas recebem notas na seguinte escala: 1 e 2 que descredenciam o programa; 3 que significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 que é considerado um programa com bom desempenho; e 5 que é a nota atribuída ao programa que atinge muito bom nível. As notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional.

Para ter acesso a integra do relatório, basta acessar AQUI.

Fonte: Ascom-Fapespa, com informações da CAPES.

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