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Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

UFPA é a principal instituição de pós-graduação do norte do País

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta terça-feira, 14, o resultado da avaliação trienal dos cursos de pós-graduação brasileiros. 2.718 programas de mestrado e doutorado foram avaliados em relação ao desempenho entre os anos de 2007 e 2009. O Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da Universidade Federal do Pará recebeu nota seis, a melhor nota concedida a uma instituição do norte do País.

Na avaliação, cada curso recebeu notas de 1 a 7. “A nota 3 significa um desempenho regular, a 4 é considerada como bom resultado e a 5 é atribuída ao programa que atinge ‘muito bom nível’. As notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente ‘ao alto padrão internacional’”, aponta o relatório da CAPES. Dos 41 cursos de mestrado e doutorado da UFPA avaliados, 48,88% obtiveram notas 4, 5 e 6. Segundo o documento, do total de cursos avaliados no País, 33,6% receberam nota 4; 20,6% obtiveram nota 5 e apenas 6,8% conquistaram nota 6, enquanto outros 4,1% alcançaram a nota 7.

Além de receber a nota máxima atribuída a um curso stricto sensu no Norte, a UFPA concentra 66,67% de todos os cursos que receberam nota 5, e 41,66% dos que receberam nota 4 entre os sete Estados da região, sendo que a Instituição é a responsável por 50% dos cursos de doutorado, 36,45% dos cursos de mestrado e 35,96% do total de cursos de pós-graduação existentes no Norte.

De acordo com a CAPES, o norte do País apresentou o maior crescimento percentual na oferta de cursos entre 2007 e 2009, subindo de 116 para 157 mestrados e doutorados. Por sua vez, a UFPA também ampliou o número de programas de pós-graduação existentes. Em 2008, a Universidade possuía 41 programas de pós-graduação, com 40 cursos de mestrado, 18 de doutorado e, aproximadamente, 2.250 alunos matriculados. Dois anos depois, a Instituição reúne 44 programas, sendo 42 de mestrado e 22 de doutorado, nos quais estão, aproximadamente, 4.977 pós-graduandos. O que representa um aumento de 10% de cursos ofertados na pós-graduação e um incremento de 121% no número de estudantes matriculados.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Emmanuel Tourinho, o resultado retrata “a importância da pós-graduação da UFPA para a Amazônia, ao mesmo tempo em que nos mostra que há muitos desafios a serem vencidos para construirmos um sistema abrangente e altamente qualificado de formação de recursos humanos na região.”

O professor destaca que, com isso, fica evidente a necessidade de conjugação de esforços das instituições acadêmicas e de pesquisa da Região Norte e das agências federais de fomento à pesquisa e à pós-graduação para conceberem e executarem programas que possam acelerar a expansão do sistema de pesquisa e pós-graduação na Amazônia. “E, assim, reduzir as enormes assimetrias que persistem, a despeito das importantes iniciativas até aqui efetivadas pelas agências, como os Programas Novas Fronteiras e Bolsas Para Todos, da CAPES,” reafirma o pró-reitor.

Clique aqui e acesse o resultado da avaliação da CAPES

Clique aqui e acesse as notas de cada programa de pós-graduação


Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações da Agência Brasil e da CAPES


Fonte: UFPA


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