Na madrugada de terça-feira, a Lua estará na fase cheia, condição propícia para que aconteça o eclipse lunar. A partir das 2h30, os observadores poderão perceber um enfraquecimento do brilho da Lua. “Isso significa que o nosso satélite natural está penetrando na penumbra da Terra. É o começo do eclipse parcial”, explica o coordenador do Núcleo de Astronomia e professor da Faculdade de Ciências Naturais da UFPA, Franciney Palheta. “A partir de 4h40, a Lua começa a penetrar na sombra da Terra, indicando o início do eclipse total”, ressalta.
“A observação do fenômeno poderá ser feita a olho nu, mas quem quiser poderá utilizar telescópios e binóculos. Vale a pena levar uma câmera fotográfica e tentar fazer um registro com a ajuda dos telescópios do NASTRO”, afirma o professor ao se referir às pessoas que comparecerem ao Forte.
O coordenador pondera, porém, que o fenômeno só poderá ser apreciado com o céu sem nuvens e que a eventual ocorrência de chuvas dificultará a visualização do eclipse.
Raridade - O eclipse na madrugada desta terça-feira é um acontecimento muito raro. O fenômeno coincide com o início do Solstício de Verão, que acontecerá às 20h38 (ainda na segunda-feira, 20). Esta simultaneidade de um eclipse lunar com o começo do verão é um evento precioso. A última vez aconteceu em 1991 e só voltará a ocorrer em 2094.
Serviço:
Monitoramento do Eclipse da Lua pelo Núcleo de Astronomia da UFPA
Data: na madrugada desta terça-feira, 21.
Hora: A partir das 22h
Local: Forte do Castelo, na Cidade Velha, em Belém. Telefone: (91) 8128-9086.
Informações: e-mail: nastro@ufpa.br
Acesse também: Portal: www.ufpa.br/nastro
Com informações: Paulo Henrique Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário