Inspiração Perfume e Cosméticos

Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

UFOPA inicia segundo período de formação dos professores do PARFOR

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) inicia nesta segunda-feira, dia 3 de janeiro, o segundo semestre de formação de docentes da rede pública que participam do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), do Ministério da Educação (MEC).

Nesta nova etapa as aulas serão ministradas pelo Instituto de Ciências da Educação (ICED), que congrega os cursos de licenciaturas da universidade. Outra novidade é a implementação de cinco turmas do PARFOR no município de Almeirim, que serão coordenadas pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) a partir de janeiro.

Em apenas seis meses de parceria com o PARFOR, a UFOPA já conta com 1300 alunos que atuam como professores leigos no Oeste do Pará. Eles cursam licenciaturas em Pedagogia, Letras (Português e Inglês), História e Geografia, Química e Biologia, e Matemática e Física, nos municípios de atuação da universidade. A primeira etapa foi realizada no período de julho a dezembro de 2010 pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), que ministrou o semestre inicial, denominado Formação Interdisciplinar I, destinado a todos os alunos que ingressam na Universidade. “No primeiro semestre os alunos foram bem sucedidos. O modelo interdisciplinar foi bem aceito tanto pelos alunos quanto pelos professores”, afirma a coordenadora geral do PARFOR na UFOPA, Profa. Terezinha Pacheco.

Nesta segunda fase serão ministradas duas disciplinas do módulo de Formação Interdisciplinar II, que são comuns a todos os alunos: Libras e Psicologia da Educação. “As demais disciplinas serão específicas de cada curso, com um total de 240 horas de aula”, explica a diretora do ICED, Profa. Fátima Lima. São elas: “História e Filosofia da Educação” e “Sociologia da Educação” (Pedagogia); “Leitura e Produção Textual I” e “Educação Linguística e Letramento” (Letras); “Introdução à História” e “Evolução do Pensamento Geográfico” (Geografia e História); “Funções” e “Física Conceitual” (Física e Matemática); “Ecologia Básica” e “Instrumentação” (Biologia e Química).

As aulas serão realizadas até o dia 5 de fevereiro, de segunda à sábado, nos seguintes locais: em Santarém, no Campus Tapajós (Pedagogia, Biologia e Química, Matemática e Física) e no Campus Rondon (Geografia e História, Português e Inglês); Campus da UFOPA em Oriximiná; Escola Municipal Prof. Orlando Costa, em Monte Alegre; Escola Estadual Beatriz do Vale, em Alenquer; Escola Municipal Azelinda Guimarães, em Juruti; Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Inglês de Sousa, em Óbidos; Escola A Mão Cooperadora, em Itaituba; e Escola de Ensino Fundamental Prof. Raimundo Nonato dos Santos, em Almeirim. Já no período de 5 a 11 de abril será realizada a disciplina “Seminário Integrador de Pedagogia de Projetos”, voltada para a produção de projetos interdisciplinares.

Com informações (Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário