Inspiração Perfume e Cosméticos

Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Prática em laboratório estimula aprendizado de estudantes

Ter o contato com um laboratório é um grande auxílio para o aprendizado acadêmico, no entanto, é comum ao estudante lidar com este recurso apenas quando inicia um estudo de nível Superior. Visando aproximar mais a teoria com a prática, alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Ângelo Ramazotti, localizada à Rua Fortaleza, bairro Adrianópolis, em Manaus, desenvolveram o projeto 'Laboratório de Demonstrações'.

O projeto, coordenado pelo professor Sandro Garabed Ischkanian, teve por objetivo criar um espaço interativo de Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias na escola, desenvolvendo as habilidades dos alunos no que se refere às inteligências interpessoais, espaciais, lógico-matemáticas e linguísticas.

De acordo com o professor, a ideia surgiu a partir da necessidade de se demonstrar na prática o que se aprende na teoria. “O foco deste projeto é o aprendizado por meio da experiência, para que o conhecimento científico tenha uma rede de significados e a aquisição deste se dê por meio de aulas experimentais, em um espaço como o laboratório”, explicou.

Ainda segundo Ischkanian, o trabalho por meio da prática adquiriu status elevado no ensino da Física. A utilização do laboratório como estratégia de problematização dos conceitos de Física permitiu aos alunos e professores desenvolverem novas habilidades. A construção de uma apostila com experimentos desenvolvidos no Laboratório de Demonstrações foi um dos resultados do projeto. “Em todo contexto os alunos adotaram uma atitude mais empreendedora que rompeu a passividade. A utilização de equipamentos adequados foi primordial nas ações cognitivas. O planejamento coeso em todo percurso ofereceu qualidade nos experimentos e na aprendizagem dos educandos”, observou.

Para o aluno Igor Branches Barbosa, a participação no Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi muito positiva, pois acrescentou mais conhecimento ao cotidiano dos participantes. “Isso facilita nosso aprendizado em outras disciplinas”, comentou.

Já para a aluna Marisa Helena Amorim Rodrigues, também participante do projeto, a teoria aliada à prática contribuiu para que se conhecesse o porquê das “coisas”. “Antes, quando trabalhávamos com eletricidade não tínhamos base. Fazíamos por fazer. Hoje sabemos as origens e conceitos referentes ao tema”, explicou.

O professor afirmou que, após as apresentações no PCE, pretende concorrer com novos projetos em 2011. “O PCE é um estímulo ao docente e ao aluno na questão ensino-aprendizagem”, ressaltou

Edital do PCE 2011 já está disponível

O edital do PCE 2011 está disponível na página eletrônica da FAPEAM (www.fapeam.am.gov.br). Para a próxima edição, o edital prevê investimentos da ordem de R$ 3,39 milhões, sendo R$ 1,57 milhão da fundação, R$ 1,32 milhão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e R$ 500 mil da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As propostas de escolas públicas estaduais e municipais devem ser feitas até 25 de fevereiro de 2011.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE) é realizado a partir de uma parceria entre a FAPEAM e as secretarias de Educação Estadual e Municipal. Ele consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.

Foto1: alunos na prática (Foto: divulgação)

Fábio Guimarães – Agência FAPEAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário