O projeto, coordenado pelo professor Sandro Garabed Ischkanian, teve por objetivo criar um espaço interativo de Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias na escola, desenvolvendo as habilidades dos alunos no que se refere às inteligências interpessoais, espaciais, lógico-matemáticas e linguísticas.
De acordo com o professor, a ideia surgiu a partir da necessidade de se demonstrar na prática o que se aprende na teoria. “O foco deste projeto é o aprendizado por meio da experiência, para que o conhecimento científico tenha uma rede de significados e a aquisição deste se dê por meio de aulas experimentais, em um espaço como o laboratório”, explicou.
Ainda segundo Ischkanian, o trabalho por meio da prática adquiriu status elevado no ensino da Física. A utilização do laboratório como estratégia de problematização dos conceitos de Física permitiu aos alunos e professores desenvolverem novas habilidades. A construção de uma apostila com experimentos desenvolvidos no Laboratório de Demonstrações foi um dos resultados do projeto. “Em todo contexto os alunos adotaram uma atitude mais empreendedora que rompeu a passividade. A utilização de equipamentos adequados foi primordial nas ações cognitivas. O planejamento coeso em todo percurso ofereceu qualidade nos experimentos e na aprendizagem dos educandos”, observou.
Para o aluno Igor Branches Barbosa, a participação no Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi muito positiva, pois acrescentou mais conhecimento ao cotidiano dos participantes. “Isso facilita nosso aprendizado em outras disciplinas”, comentou.
Já para a aluna Marisa Helena Amorim Rodrigues, também participante do projeto, a teoria aliada à prática contribuiu para que se conhecesse o porquê das “coisas”. “Antes, quando trabalhávamos com eletricidade não tínhamos base. Fazíamos por fazer. Hoje sabemos as origens e conceitos referentes ao tema”, explicou.
O professor afirmou que, após as apresentações no PCE, pretende concorrer com novos projetos em 2011. “O PCE é um estímulo ao docente e ao aluno na questão ensino-aprendizagem”, ressaltou
Edital do PCE 2011 já está disponível
O edital do PCE 2011 está disponível na página eletrônica da FAPEAM (www.fapeam.am.gov.br). Para a próxima edição, o edital prevê investimentos da ordem de R$ 3,39 milhões, sendo R$ 1,57 milhão da fundação, R$ 1,32 milhão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e R$ 500 mil da Secretaria Municipal de Educação (Semed). As propostas de escolas públicas estaduais e municipais devem ser feitas até 25 de fevereiro de 2011.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE) é realizado a partir de uma parceria entre a FAPEAM e as secretarias de Educação Estadual e Municipal. Ele consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
Foto1: alunos na prática (Foto: divulgação)
Fábio Guimarães – Agência FAPEAM
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