O congresso acontecerá nos dias 24 e 25, em Brasília (DF). Entre os palestrantes já confirmados, destaque para o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, que fará a abertura do congresso e ministrará a palestra “Políticas de Estado de CT&I para o desenvolvimento sustentável”.
Devem Participar, ainda, os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Carlos Alberto Aragão e Luis Fernandes, respectivamente.
O congresso também contará com representantes de organismos internacionais, como do Instituto Fraunhofer, grupo que reúne 52 instituições de pesquisas da Alemanha, considerado referência mundial no setor. O diretor da entidade, Peter Eisner, falará, no dia 25, sobre as perspectivas das instituições de pesquisa tecnológica em relação ao desenvolvimento sustentável.
“Existem inúmeros desafios que devem ser urgentemente superados. Para o setor de pesquisa e desenvolvimento é necessário acima de tudo o sustento através de verbas públicas, uma vez que nem sempre há o interesse da iniciativa privada. A aplicação a curto prazo de uma tecnologia sustentável de relevância para a indústria exige empresas muito bem informadas e cientes do importante papel e função da cooperação com centros de pesquisa”, diz Eisner.
“Nossa proposta é gerar subsídios sobre a configuração da demanda e da oferta de pesquisa, desenvolvimento e inovação em apoio ao esforço de reorientação dos modelos de sustentabilidade nas instituições científicas e tecnológicas”, destaca a presidente da Associação, Isa Assef. A pauta do evento é diversificada e contará com debates sobre o marco regulatório para o desenvolvimento sustentável; a contribuição que as instituições de pesquisa e tecnologia podem dar para superação das mudanças climáticas; entre outras.
“A exemplo das edições anteriores, o Congresso ABIPTI será um canal de troca de experiências. Nosso objetivo é oportunizar o debate nos diferentes aspectos e facilitar a obtenção de conhecimentos sobre experiências internacionais exitosas em temas específicos da gestão tecnológica nesse setor”, conclui Assef.
Lançamento - No evento também será lançada a nova logomarca da Associação. O concurso, realizado neste ano, recebeu mais de 50 propostas de todo o país. A ABIPTI ainda homenageará diversas personalidades do setor. O evento será realizado na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). As inscrições podem ser feitas no site www.abipit.org.br\congresso2010. As vagas são limitadas. A programação também está disponível neste endereço.
ABIPTI - A Associação é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne entidades públicas e privadas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, com presença nas cinco regiões e 27 unidades da Federação.
A ABIPTI possui estreita parceria com os conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), além do Fórum de Secretários Municipais da Área de C&T. A ABIPTI participa do conselho consultivo da Finep, agência de fomento ligada ao MCT, do conselho de administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), entre outras instâncias. A instituição tem hoje mais de 200 associados.
Serviço
6º Congresso ABIPTI. De 24 e 25 de novembro, em Brasília (DF) - Confederação Nacional do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo (CNC) - Inscrições e programação: www.abipit.org.br\congresso2010. Informações: (61) 3348-3131.
Fonte: Fapespa
Nenhum comentário:
Postar um comentário