Inspiração Perfume e Cosméticos

Turma 6GES-1 2009/2011 Faculdades Integradas do Tapajós

gestaedocenciafit@hotmail.com

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão e Docência na Educação Superior, com carga horária de 360hs/aula, cumpre todas as disposições da Resolução CNE/CES nº 01 de 03 de Abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e Resolução CES nº 01 de 08 de junho de 2007, publicada no D.O.U. da mesma data, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação, e da Resolução CONSUP nº 04 de 10 de Outubro de 1997, do conselho Superior das Faculdades Integradas do Tapajós, que regulamenta as normas de funcionamento da Pós-Graduação da FIT.

Tem como objetivos:

Capacitar Recursos Humanos para a Gestão e o exercício da docência no Ensino Superior.

Desenvolver habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e do Magistério Superior.  

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

UFOPA realiza I seminário de Patrimônio Cultural

Por Lene Santos:

Será realizado nos dias 9 e 10 de dezembro o I Seminário UFOPA de Patrimônio Cultural e Arqueológico. O evento trará a Santarém a
superintendente do IPHAN-PA, Maria Dorothéia de Lima, e a Coordenadora do Laboratório de Educação Patrimonial/Universidade Federal Fluminense,
Dra. Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto, que irá proferir palestra com o tema “Patrimônio Cultural e Educação”. O Reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, fará a abertura do seminário.

A abertura oficial será no dia 9 de dezembro às 17h30, no salão de eventos da Universidade Estadual do Pará (UEPA) em Santarém, localizada na Av. Plácido de Castro, s/n. Ao final do seminário será instaurado o
Fórum de Patrimônio de Santarém.

Fazem parte da programação as mesas-redondas: “Patrimônio imaterial e identidades culturais no Pará” e “Patrimônio Arqueológico em Santarém”; e ainda a exposição “Cuias de Santarém: Patrimônio
Cultural”, que será instalada no Centro Cultural João Fona e aberta durante o seminário.

Serviço:
I Seminário UFOPA de Patrimônio Cultural
Data: 9 e 10 de dezembro (quinta e sexta-feira)
Local: Salão de eventos da UEPA (Rua Plácido de Castro, s/n)
Informações: Instituto de Ciências da Sociedade (93) 3064-9050

Confira abaixo a programação completa:

09/12 (quinta-feira)
17h00
Abertura do seminário com presença do Magnífico Reitor da UFOPA, da superintendente do IPHAN no Pará e da Prefeitura Municipal de Santarém
17h30
Palestra: “Patrimônio Cultural e Educação”
Profa. Dra. Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto (Coordenadora do Laboratório de Educação Patrimonial/Universidade Federal Fluminense)
19h:30
Inauguração da exposição “Cuias de Santarém: patrimônio cultural” no Centro Cultural João Fona.

10/12 (sexta-feira)
10h00
Mesa-redonda: “Patrimônio imaterial e identidades culturais no Pará”
Profa. M.Sc. Maria Dorotéa de Lima (Superintendente do IPHAN-PA) Profa. Dra. Luciana Carvalho (ICS/UFOPA)
14h30
Mesa-redonda: “Patrimônio Arqueológico em Santarém”
Profa. Dra. Denise Pahl Schaan (Universidade Federal do Pará)
Prof. M.Sc. Paulo Roberto do Canto Lopes (Diretor do Museu Histórico do Estado do Pará e responsável pela área de Arqueologia da Secretaria de Cultura do Pará)
17h30
Instauração do Fórum de Patrimônio de Santarém.


Com informações Blog do Jornal O Estado do Tapajos

O campo educacional é a temática maior desta entrevista com a professora – doutora Solange Ximenes, da UFOPA, quando fala o que se pode esperar dessa

1) Com a UFOPA em Santarém, o que se pode esperar dessa Universidade para o futuro da região?

A UFOPA foi muito sonhada por todos nós. Hoje este projeto é uma realidade que trará contribuições significativas para o Oeste do Pará. Santarém está localizada entre as duas maiores capitais da região norte e certamente com a presença da UFOPA tem grandes chances de impulsionar o desenvolvimento da região com a fixação de pesquisadores e estudantes que se apresentam como mentes críticas na promoção de uma reflexão mais criteriosa da realidade, com a atração de muitas empresas que se aliam às Universidades como pólos irradiadores do conhecimento e com a facilitação de acesso à população local que antes tinha que se deslocar para outros centros para ter ensino superior público e gratuito.

Espera-se que a UFOPA atenda a demanda reprimida de formação profissional nas diversas áreas do conhecimento e que oferte cursos que respondam às problemáticas locais. Devemos pensar nos problemas que nós temos como moradores da Amazônia e a Universidade, que deve estar a serviço da população, podem contribuir com respostas a questões como saneamento básico, preservação ambiental, educação, saúde coletiva, impactos do agronegócio, entre outros. Algumas dessas temáticas são polêmicas, todavia a universidade como um espaço plural deve permitir que tais questões sejam amplamente discutidas com toda a população.

Percebo que o grande desafio da Universidade é se repensar enquanto agência produtora de conhecimento, mas não a única. Digo isto porque o conhecimento nos cerca e a universidade deve traçar metas de atuação que contemplem o mundo e o homem real que a compõem.

2) Em seu livro ”Aprendizagem na Docência”, um dos pontos marcantes é sobre a Formação Continuada. Qual o significado permanente da Formação Continuada? E qual a sua importância no constante aprender?

É fundamental explicitar aqui que entendo formação continuada como processo e não como eventos. Muitas vezes, e aqui falo especificamente da qualificação docente, se promovem eventos de formação para os professores que são montados sem uma política que propicie de fato uma formação continuada. Eu entendo formação como continuum, e se assim for compreendido o conceito de formação remeterá a algo que não acaba nunca, ou seja, algo permanente.

Em toda profissão é necessário que se busque a permanente qualificação e isso é bom porque estimula as pessoas e as agências de formação, como as universidades, a estarem em constante produção de novos conhecimentos. Mas é importante frisar que a participação da sociedade nesse processo é fundamental porque é ela quem apresenta as demandas, ou seja, indica para o profissional e para quem o forma o que ela deseja.

No caso da educação, o professor que se deseja no início deste século não é o mesmo que se desejava no começo do século XX. Hoje ele precisa ser um profissional autônomo, que se veja como aliado do estudante e em permanente aprendizado. Não dá para conceber nos dias de hoje um profissional que se veja formado, porque isso é impossível, o conhecimento não se cristaliza, não para no tempo, está em mutação permanentemente e é imprescindível que os trabalhadores percebam isto.

O mundo do trabalho está em constante mudança e o profissional que desejar se manter no mercado deverá se dedicar ao seu processo de formação permanente.
3) Qual o caminho promissor para a Educação em nosso município?

Penso que a melhoria da qualidade da educação em nosso município passa necessariamente pela melhoria da formação docente. Entendo que existem muitas problemáticas que estão ligadas às condições materiais em que a escola está inserida, todavia com profissionais qualificados parte desses problemas podem ser amenizados. Claro que não estou dizendo que o professor é o maior responsável pelas mazelas de nosso ensino, não é isso, mas não dá pra oferecer um ensino de melhor qualidade com uma demanda de formação da ordem de 40.000 professores. Para esclarecer melhor, o Pará possui ainda cerca de 40.000 profissionais atuando na educação básica sem formação adequada com o que é exigido na legislação. Coordeno uma pesquisa sobre a formação docente na nossa região, que é financiada pela FAPESPA, e observo que ainda há muito a se fazer nesse sentido.

Certamente formar melhor os professores e oferecer-lhes melhores condições de trabalho e de salário oportunizará a abertura de novos caminhos que podem colocar Santarém em papel de destaque no cenário nacional.

4) É importante incentivar alunos para a gestão da pesquisa para um futuro científico e motivador?

Sem dúvida. O conhecimento é algo encantador e se você compreende o caminho para apreendê-lo mais fantástica é a descoberta. O processo de construção de um pesquisador começa com a iniciação científica que agora, a partir de ações de agências nacionais como o CNPq e estaduais como a FAPESPA está sendo estendido para estudantes da educação básica.

A iniciação científica é o primeiro contato do futuro pesquisador com as técnicas e metodologias da ciência porque a construção do conhecimento científico exige método e nós entendemos que quanto mais cedo o estudante tiver contato com esses procedimentos mais rapidamente ele amadurecerá como investigador.

A CAPES que é a agência brasileira ligada ao Ministério da Educação que gerencia a pós-graduação no país, indica que há um ciclo virtuoso da pesquisa e que esse ciclo começa com a iniciação científica, passa pelo ingresso na pós-graduação stricto sensu, que são os cursos de mestrado e doutorado, e é consolidada no intercâmbio internacional. Dá pra perceber então que a formação de um pesquisador se dá dentro de um processo e demanda tempo, em média 10 anos se você for considerar o período de formação em nível superior (graduação, mestrado e doutorado).

O Brasil tem pessoas criativas, dinâmicas e com um potencial fantástico para a descoberta científica. Entendemos que as instituições, sejam elas da educação básica ou da educação superior devem estimular seus estudantes a produzir conhecimento, especialmente aqueles que dêem respostas às necessidades locais.

Bate – bola
** Família? Presente de Deus
** Fé? Em Jesus Cristo
** Sua atividade favorita é… correr
** Um livro? Bíblia
** Na sala de aula ou fora da sala de aula? Diálogo sempre

Solange Helena Ximenes Rocha é doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Professora Adjunta do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Professora-Colaboradora do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É pesquisadora da área de educação do campo e formação de professores e coordenadora do grupo de pesquisa FormAzon (CNPq).


Com informações o impacto

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Estudante desenvolve técnica para o tratamento de câncer

Um estudante do curso de engenharia de Telecomunicações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará desenvolve sistema de telemedicina que pode significar um avanço no tratamento do câncer. O estudo realizado pelo aluno Ivan de Morais, no campus de Fortaleza, sob a orientação do professor José Wally Menezes, obteve o primeiro lugar no Prêmio Instituto Euvaldo Lodi de Engenharia.

O câncer é um dos grandes causadores de morte em todo o mundo. São características dos diferentes tipos da doença a velocidade de multiplicação das células afetadas e a capacidade de contaminar outras células e tecidos. Com o sistema criado por Ivan, será possível controlar e transportar, com alta precisão, os fármacos nanoparticulares magnéticos capazes de atingir tumores de difícil acesso, de forma a evitar intervenções cirúrgicas.

Dentre os objetivos do trabalho do estudante estão a diminuição dos danos causados pela quimioterapia no organismo dos pacientes e um tratamento mais eficaz, com ação mais rápida dos medicamentos nas células cancerígenas. Como os efeitos da quimioterapia debilitam o doente, a iniciativa do instituto cearense é uma inovação no tratamento e ainda abre campo para a pesquisa de fármacos para o tratamento do mal e para a implementação de técnicas de telemedicina.

Assessoria de Imprensa da Setec, com informações da Assessoria de Imprensa do Instituto Federal do Ceará


com informações Portal do MEC

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Jornalismo da FIT em 1º lugar no mestrado da UFAM‏

A coordenadora do curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), a belterrense, jornalista Nair Santos Lima, foi aprovada em 1º lugar no mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

No próximo ano ela deixará a coordenação do curso para seguir em sua nova empreitada.

Os alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo e Publicidade e Propaganda - parabenizam a docente por esta importante conquista.

Com informações do blog Quarto Poder

Oportunidade de estágio SESC

O Serviço Social do Comércio (Sesc) abriu inscrições para acadêmicos dos cursos de graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, Educação Física, Música e Bacharel em Enfermagem interessados em se tornar um estagiário bolsista do Sesc/Santarém.

Para se inscrever, os interessados devem estar cursando o 3º ou 4º ano dos cursos citados; não ter dependências ou reprovação de disciplinas em anos anteriores e ter disponibilidade de 20 horas semanais.

Os acadêmicos que se encaixem nos critérios exigidos devem procurar a sede local do Sesc, na rua Floriano Peixo, 535, centro, para realizarem suas inscrições até o dia 7 de dezembro.

Informações podem ser obtidas também pelos telefones (93) 3522-5126 ou 3522-6481.


com informações Blog Quarto Poder

Norte e Nordeste levam três categorias do Prêmio FINEP de Inovação

(29/11/2010) A edição 2010 do Prêmio FINEP de Inovação chega ao fim com uma grande novidade. Pela primeira vez em 13 anos a região Norte está representada entre os vencedores nacionais. De um total de sete categorias premiadas hoje (29/11) em cerimônia na Confederação Nacional da Indústria, em Brasília (DF), a de Tecnologia Social coube à Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, de Manaus.

A região Nordeste também foi destaque com dois vencedores no pódio. O troféu da categoria Pequena Empresa foi para a Softwell Solutions em Informática (BA), e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - C.E.S.A.R, foi escolhido a melhor Instituição de Ciência e Tecnologia. No Sul a festa ficou por conta da Embraco, que conquistou duas premiações – Grande Empresa e Gestão da Inovação. Também foram vencedores a Treetech Sistemas Digitais (SP), na categoria Média Empresa, e o Inventor Inovador Julio Abel Segalle, de São Paulo.

Além de troféus, os vencedores nacionais recebem como prêmio recursos do programa de subvenção econômica para desenvolvimento de projetos de ciência, tecnologia e inovação. Dependendo da categoria, os financiamento variam de R$ 120 mil, caso do Inventor Inovador, até R$ 2 milhões, valor destinado à Grande Empresa. Com exceção da Média Empresa, que ganha R$ 1 milhão, todas as demais categorias (Pequena Empresa, Gestão da Inovação, Tecnologia Social e Instituição de Ciência e Tecnologia) são contempladas com R$ 500 mil.

“A nossa expectativa é que a cada ano os concorrentes fiquem cada vez mais fortes com a difusão da importância do Prêmio”, afirmou Canindé Pegado, representante do Codefat no júri que se reuniu durante todo o dia de ontem para eleger os mais inovadores do Brasil nas categorias premiadas. O julgamento contou com a participação de vinte representantes de instituições públicas, empresas privadas e estatais e federações de indústrias. Segundo Pegado, a metodologia empregada no julgamento garante o grau de credibilidade.

Também integrante do corpo de jurado, a representante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Gina Padino, destacou a qualidade dos finalistas. “A disputa foi acirradíssima em todas as categorias, de forma que o juri teve muita dificuldade para escolher”, afirmou.

Em sua 13ª edição, o Prêmio é um reconhecimento a quem faz inovação no País. Este ano, o Prêmio recebeu 885 inscrições em todo o Brasil, dos quais 307 do Sudeste, 224 do Sul, 159 do Nordeste, 113 do Centro-Oeste e 82 do Norte.

Conheça os vencedores da etapa nacional do Prêmio FINEP 2010, em cada categoria:

Categoria Micro e Pequena Empresa

Nordeste - Softwell Solutions em Informática (BA)

A Softwell é uma empresa fornecedora de tecnologias de desenvolvimento para a indústria de software focada em produzir inovação. Seu principal produto, o Maker, é uma plataforma de desenvolvimento integrado que simplifica o processo de produção de software. O produto utiliza uma metodologia de desenvolvimento única até então, sem códigos e totalmente visual, possibilitando a rápida construção de sistemas corporativos para a web, ampliando a produtividade e reduzindo significativamente os custos.

Categoria Média Empresa

Sudeste -Treetech Sistemas Digitais Ltda (SP)

A Treetech é a única empresa do Brasil especializada em gestão on-line de ativos de subestações elétricas. Com base em tecnologia própria e inovadora em âmbito mundial, desenvolveu uma solução completa composta por sensores eletrônicos inteligentes integrados ao um software especialista de diagnóstico e prognóstico, através do qual os ativos são monitorados em tempo real. A Treetech também presta serviços de instalação, comissionamento, inspeção e consultoria especializada em ativos elétricos.

Categorias Grande Empresa e Gestão da Inovação Sul - EMBRACO - WHIRLPOOL S A - UNIDADE COMPRESSORES e SOLUÇÕES PARA REFRIGERAÇÃO (SC)

A empresa, reconhecida mundialmente, tem como objetivo oferecer soluções inovadoras em refrigeração, criando produtos com tecnologia de ponta. Com mais de 900 cartas-patentes concedidas no mundo, investe em pesquisa e desenvolvimento. Líder mundial na fabricação de compressores herméticos para a refrigeração, a empresa apresenta como maior diferencial a busca por produtos com maior eficiência energética, baixo nível de ruído e mais confiabilidade.

Categoria Tecnologia Social Norte - Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (AM)

O projeto proposto pela Oficina é oferecer oportunidades no ensino profissionalizante para a transformação dos recursos florestais, através da arte da Lutheria (arte e a ciência da construção de instrumentos musicais) e da Marchetaria. Ao mesmo tempo, procura sensibilizar e capacitar a comunidade ribeirinha de Sagrada Família do Aninga, do Município de Boa Vista do Ramos (AM), nas técnicas para o manejo florestal de baixo impacto.

Categoria ICT - Instituição de Ciência e Tecnologia

Nordeste - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - C.E.S.A.R (PE)

Fundado em 1996, o C.E.S.A.R tem como objetivo incentivar a formação e o desenvolvimento de seus colaboradores. Por isso, são realizadas diversas ações de desenvolvimento do capital humano, que começam com a integração do colaborador à empresa além do desenvolvimento das competências técnicas por meio de oficinas, incentivos e certificações técnicas, entre outros. O C.E.S.A.R tem executado uma média 50 projetos por ano, com foco nos setores de telecomunicações, hardware, automação comercial, automação bancária, equipamentos médicos, energia e agronegócio. Entre as tecnologias desenvolvidas podemos destacar: algoritmos de detecção de gestos para aparelhos celulares, que permite que gestos sejam utilizados para interagir com as aplicações e jogos; e dispositivo para a localização de veículos baseado em tecnologia Zigbee.

Categoria Inventor Inovador

Sudeste - Julio Abel Segalle (SP)

O inventor projetou e patenteou o chamado OrthoMouse (OM) que consiste em um mouse ortopédico para computador. O produto oferece um dispositivo de entrada/mouse na máquina que permite e obriga a mão humana a permanecer em posição segura durante seu uso. Além disso, a ferramenta traz dispositivos intercambiáveis que permitem montar seis configurações diferentes, respeitando as diferenças das mãos dos usuários. O objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida daqueles que o utilizam.

Vencedor da categoria Tecnologia Social, Rubens Gomes, diretor da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, recebe troféu do ministro do MCT, Sergio Rezende.

Fonte: Finep

UFPA integra o novo Instituto de Estudos Europeus

O Instituto de Estudos Europeus (IEE) no Brasil foi oficialmente criado nesta segunda-feira, 29. Trata-se de um consórcio formado por universidades europeias e brasileiras, o qual busca fortalecer o ensino superior no Brasil, por meio de projetos de cooperação internacional em diversas áreas. Entre o seleto grupo de instituições brasileiras escolhidas para fazer parte do IEE, está a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Na solenidade de criação do IEE, realizada em São Paulo, o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, foi representado pelo pró-reitor de Relações Internacionais, Flávio Nassar. Segundo ele, a Federal Paraense é privilegiada por integrar essa rede extremamente concorrida entre as universidades do Brasil. “Nós tivemos rapidez e agilidade suficientes para atender todas as exigências e entregar os documentos antes de outras instituições de ensino superior,” explica o pró-reitor. De acordo com Flávio Nassar, o programa já é o segundo maior investimento da Comunidade Europeia no Brasil, nas áreas de pesquisa, ciência, tecnologia e intercâmbio, ficando atrás apenas do Programa Erasmus Mundus, o qual a UFPA também integra.

Em prol do ensino e da pesquisa - O IEE visa promover o desenvolvimento do ensino e pesquisa em questões, assuntos e temas, para os quais a experiência europeia possa trazer uma contribuição relevante. Por isso será desenvolvida uma série de projetos em parceria entre as universidades, além dos programas de intercâmbio. É importante destacar que o IEE reúne não apenas universidades, mas também inclui setores da sociedade civil – Organizações Não-governamentais, órgãos públicos – e até pequenas e médias empresas.

No Brasil, o convênio é coordenado pela Universidade de São Paulo (USP) e conta, ao todo, com oito instituições de ensino superior: USP, UFPA, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A primeira reunião de trabalho do IEE acontecerá já no mês que vem, em Santa Catarina, e definirá os rumos dos programa de intercâmbio. Segundo Flávio Nassar, o convênio é importante para o crescimento da UFPA em todos os aspectos. “É uma grande oportunidade de desenvolvimento e uma das estratégias da Universidade para ascender nas áreas de ciência, tecnologia e geração de conhecimento”, conclui o pró-reitor.

Fonte: Yuri Rebêlo – Assessoria de Comunicação da UFPA

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lançamento de Livro sobre Linguagem Santarena no 2º Congresso de Língua Portuguesa


O registro da linguagem falada dos moradores de Santarém, cidade paraense localizada na região do Baixo Amazonas, é a matéria prima do I Volume do Corpus de Textos Orais do Português Santareno – CTOPS, livro que será lançado nesta quinta-feira, 25.11, durante o 2º Congresso de Língua Portuguesa.

Com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Pará – Fapespa, por meio do Edital Universal 003/2008, o livro é resultado do Projeto Constituição, Documentação e Análise de Corpus de Textos Orais do Português Santareno, coordenada pela Professora Ediene Pena Ferreira, vinculada ao Grupo de Estudos Linguisticos do Oeste do Pará – GELOPA.

O projeto tem por objetivo analisar os fenômenos lingüísticos próprios da comunidade e da oralidade do povo Santareno. A professora Ediene Pena Ferreira fala que a pesquisa é condizente com muitos trabalhos desenvolvidos em todo o Brasil, que busca registrar a manifestação cultural por meio da linguagem falada de uma comunidade.

“Esse tipo de trabalho vem sendo realizado em todo o Brasil e muito desses trabalhos vem dando origem a atlas lingüísticos. Só que esses trabalhos se limitam muito as capitais, sobre tudo nessa parte do norte há pouca coisa registrada”, argumenta a professora.

Ainda sobre a importância do projeto como registro científico, Ediene Ferreira afirma que é preciso fazer esse tipo de pesquisa para não se perca as peculiaridades da cultura oral de um dado momento histórico. Principalmente pelo grande número de imigrantes que a cidade de Santarém recebe.

“Santarém hoje recebe um contingente muito grande de imigrantes de todo o Brasil, a tendência é que a linguagem se modifique com o passar do tempo devido essa influencia lingüística”, explica a professora.

A Coordenadora do projeto CTOPS ainda ressalta ter coletado material para pelo menos mais cinco edições da revista, e que a publicação é um registro histórico podendo ser usado posteriormente como comparativo das transformações lingüísticas da região, além de

Sobre o 2º Congresso de Língua Portuguesa

O 2º Congresso de Língua Portuguesa será realizado nos dias 25 e 26.11, no Campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, em Santarém (PA), com o objetivo de reunir e integrar professores, pesquisadores e alunos de Língua Portuguesa e Literatura de todo o Brasil.

Entre os convidados para palestrar no evento estão nomes renomados da literatura brasileira, como a escritora e pesquisadora Nilma Lacerda, e o lingüista João Vanderlei Geraldo da Universidade de Campinas – Unicamp.

Serviço:

Lançamento do Livro I Volume do Corpus de Textos Orais do Português Santareno – CTOPS, durante 2º Congresso de Língua Portuguesa em Santarém (PA)

Data: Nesta quinta-feira, 25.11, durante o 2º Congresso de Língua Portuguesa.

Local: Auditório Wilson Fonseca no Campus Rondon – Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA

Programação completa do 2º Congresso de Língua Portuguesa, acesse este LINK


Com informações Ascom - Fapespa

Pará terá Feira Internacional de Ciência e Tecnologia


Um amplo debate sobre ciência e tecnologia na Amazônia e no mundo está sendo preparado para o período de 14 a 16 de dezembro, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect). É a Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da Amazônia, que trará a Belém palestrantes de diferentes países e também de diversas instituições brasileiras, no Hangar Centro de Convenções.

Entre os temas a ser discutidos em diferentes painéis, estão políticas e investimentos em ciência e tecnologia, o cenário da política de ciência e tecnologia no Brasil e no Pará, desenvolvimento sustentável e inclusão digital, fomento à pesquisa e redes de pesquisa.

Uma série de palestras vai tratar de assuntos de interesse de acadêmicos, profissionais e estudantes. Um exemplo é a palestra que vai tratar da política de ciência e tecnologia na União Européia, a ser proferida pelo professor da Universidade do Porto Vladimiro Miranda, que também é diretor do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (Inesc) do Porto (Portugal), prevista para acontecer logo após a abertura do evento, a partir das 9h do dia 14. Em outra palestra, durante o evento, o professor Vladimiro vai falar sobre a implantação da política de ciência e tecnologia em Portugal.

Logo a seguir, também na manhã de abertura da Feira, o presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Jacob Palis, vai tratar da atuação da entidade na implantação da política nacional de ciência e tecnologia.

Também já confirmaram presenças entre os palestrantes que participam da Feira Internacional de Ciência e Tecnologia o presidente da Comissão de Implantação do Programa Nacional de Pós-Graduação, professor Francisco Cesar de Sá Barreto, que vai falar sobre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior) e o Programa Nacional de Pós-Graduação para o período de 2011 a 2020.

Os professores Thomas Moore e Ana Moore, ambos da Arizona State University (Estados Unidos), farão palestras respectivamente sobre os desafios da ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável no contexto amazônico e as perspectivas de atuação do Instituto Vale de Tecnologia.

Em outra palestra, o coordenador geral de Pesquisa do HP Labs, o instituto de pesquisa da indústria de tecnologia HP, na Califórnia (EUA), Claudio Bartolini, vai falar sobre processos de Gestão de Tecnologia da Informação (TI). Vários outros palestrantes e convidados da Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da Amazônia são esperados para participar da programação.

Mais informações sobre a feira pelo feiraict@gmail.com/.

Com informações Ascom - Sedect

MPF em Santarém vai selecionar estagiários

A Procuradoria da República em Santarém abrirá, no próximo dia 10, o segundo processo seletivo público deste ano para contratação de estagiários do curso de direito. Até dia 9, as instituições de ensino superior de Santarém que ainda não possuem convênio com o Ministério Público Federal (MPF) poderão manifestar interesse em celebrá-lo.

Para isso, basta que a instituição encaminhe manifestação por meio de oficio dirigido à coordenadoria administrativa da Procuradoria da República em Santarém, localizada na avenida Barão do Rio Branco, 252, bairro centro.

O ofício deve conter os seguintes dados: razão social, CNPJ, nome e cargo do representante legal para assinatura. É imprescindível o cumprimento do prazo estabelecido, para possibilitar a participação dos estudantes da instituição de ensino no processo seletivo.

Mais informações pelo e-mail prmstm@prpa.mpf.gov.br ou pelos telefones (93)3523-2651 ou 3523-2653.

com informações Assessoria do MPF

Presidente Lula entrega campi de universidades e institutos federais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, entregam nesta segunda-feira, 29, mais 30 escolas federais de educação profissional, e inauguram 25 campi ligados a 15 universidades federais. A solenidade, no Palácio do Planalto, marca a conquista da meta prevista pelo plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e o avanço do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni).

Pela expansão da rede federal de educação profissional, foram criadas 214 novas escolas, de 2005 até hoje. E com o Reuni, foram criados 126 novos campi e unidades universitárias, passando dos 148 existentes até 2002 para 274 já em funcionamento em 2010. Hoje, as universidades federais estão presentes em 230 municípios nas 26 unidades federativas e no Distrito Federal.

Expansão da rede federal – De 1909 a 2002 foram criadas 140 escolas técnicas federais. Hoje, já são 342. Foi registrado um aumento de 148% no número de matrículas de toda a rede federal, de 2003 a 2010. Os alunos eram 140 mil em 2003 e hoje são 348 mil. A tendência é de um crescimento ainda maior, já que nem todas escolas completaram o ciclo completo de funcionamento. Os recursos do Ministério da Educação destinados à educação profissional também cresceram, passando de R$ 1,2 bilhão para R$ 4,9 bilhões no mesmo período.

O investimento total para a construção das novas escolas técnicas federais deve chegar a R$ 1,1 bilhão. Até o momento, foram executados R$ 941 milhões em infraestrutura, mobiliário e equipamentos. Nas 30 escolas que serão entregues nesta segunda-feira, já foram aplicados R$ 139 milhões. Dessas, 18 estão funcionando e as outras 12 começam a receber alunos no início do ano letivo de 2011. O número de estudantes matriculados nessas 18 escolas é de 4.165 mil.

Universidades – Por meio do programa de expansão da rede federal de educação superior, foram criadas 14 novas universidades federais desde 2003, sendo dez voltadas à interiorização do ensino superior público e outras quatro – da Fronteira Sul, do Oeste do Pará, da Integração Latinoamericana e da Integração Lusoafrobrasileira – planejadas para a integração regional e internacional.

Com o programa de expansão, as universidades federais dobraram a oferta de vagas. Eram 109,2 mil em 2003 e chegaram a 222,4 mil em 2010. Para atender o novo contingente de alunos, as instituições puderam contratar professores e técnicos administrativos. Com isso, o conjunto das universidades, que contava com 40.823 professores e 85 mil técnicos em 2003, conta hoje com 63.112 professores e 105 mil servidores.

As condições para que as universidades conduzissem seu processo de expansão foram dadas com o incremento do orçamento das unidades, já que os recursos para custeio e investimento passaram de R$ 6,7 bilhões em 2003 para R$ 19,7 bilhões em 2010.

Além do acesso, as universidades também puderam ampliar suas ações voltadas à permanência dos estudantes. Os recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), criado em 2007, saltaram de R$ 125 milhões em 2008 para R$ 304 milhões em 2010. Por meio do programa, as universidades desenvolvem seus programas de assistência financiando itens como saúde, transporte, moradia e alimentação para seus estudantes.

Assessoria de Comunicação Social

Confira a lista dos 30 novos institutos federais.
Confira a lista dos 25 campi das universidades federais inaugurados.
Confira a lista de 14 novas universidades federais criadas desde 2003.


Com informações Portal do MEC

Editais e Mestrado UFPA

ICSA - Pós-Graduação em Economia: Seleção de Mestrado Sanduíche (UNICAMP)

Inscrição: até 30 de novembro de 2010, na na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Economia, conforme Edital.

Informações:
site
» http://www.ppgeconomia.ufpa.br/documentos/SelecaoMestradoSanduiche-Unicamp.pdf


com informações UFPA