O registro da linguagem falada dos moradores de Santarém, cidade paraense localizada na região do Baixo Amazonas, é a matéria prima do I Volume do Corpus de Textos Orais do Português Santareno – CTOPS, livro que será lançado nesta quinta-feira, 25.11, durante o 2º Congresso de Língua Portuguesa.
Com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Pará – Fapespa, por meio do Edital Universal 003/2008, o livro é resultado do Projeto Constituição, Documentação e Análise de Corpus de Textos Orais do Português Santareno, coordenada pela Professora Ediene Pena Ferreira, vinculada ao Grupo de Estudos Linguisticos do Oeste do Pará – GELOPA.
O projeto tem por objetivo analisar os fenômenos lingüísticos próprios da comunidade e da oralidade do povo Santareno. A professora Ediene Pena Ferreira fala que a pesquisa é condizente com muitos trabalhos desenvolvidos em todo o Brasil, que busca registrar a manifestação cultural por meio da linguagem falada de uma comunidade.
“Esse tipo de trabalho vem sendo realizado em todo o Brasil e muito desses trabalhos vem dando origem a atlas lingüísticos. Só que esses trabalhos se limitam muito as capitais, sobre tudo nessa parte do norte há pouca coisa registrada”, argumenta a professora.
Ainda sobre a importância do projeto como registro científico, Ediene Ferreira afirma que é preciso fazer esse tipo de pesquisa para não se perca as peculiaridades da cultura oral de um dado momento histórico. Principalmente pelo grande número de imigrantes que a cidade de Santarém recebe.
“Santarém hoje recebe um contingente muito grande de imigrantes de todo o Brasil, a tendência é que a linguagem se modifique com o passar do tempo devido essa influencia lingüística”, explica a professora.
A Coordenadora do projeto CTOPS ainda ressalta ter coletado material para pelo menos mais cinco edições da revista, e que a publicação é um registro histórico podendo ser usado posteriormente como comparativo das transformações lingüísticas da região, além de
Sobre o 2º Congresso de Língua Portuguesa
O 2º Congresso de Língua Portuguesa será realizado nos dias 25 e 26.11, no Campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, em Santarém (PA), com o objetivo de reunir e integrar professores, pesquisadores e alunos de Língua Portuguesa e Literatura de todo o Brasil.
Entre os convidados para palestrar no evento estão nomes renomados da literatura brasileira, como a escritora e pesquisadora Nilma Lacerda, e o lingüista João Vanderlei Geraldo da Universidade de Campinas – Unicamp.
Serviço:
Lançamento do Livro I Volume do Corpus de Textos Orais do Português Santareno – CTOPS, durante 2º Congresso de Língua Portuguesa em Santarém (PA)
Data: Nesta quinta-feira, 25.11, durante o 2º Congresso de Língua Portuguesa.
Local: Auditório Wilson Fonseca no Campus Rondon – Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
Programação completa do 2º Congresso de Língua Portuguesa, acesse este LINK
Com informações Ascom - Fapespa
Nenhum comentário:
Postar um comentário