O Pará foi o Estado que obteve o pior desempenho na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2009, para as séries iniciais do ensino fundamental. Para tentar reverter esse quadro, inicia hoje e vai até o dia 25 a fase de monitoramento para aplicação de melhorias na educação básica em quatro polos do Pará.
Nessa primeira etapa, 23 municípios do Estado vão receber técnicos dos Planos de Ações Articuladas (PAR), estratégia usada desde 2007 pelo Ministério da Educação em parceria com Estados e municípios. As outras cidades vão ser feitas até janeiro de 2011.
Ontem, representantes das associações de municípios e dirigentes municipais de educação debateram as atividades a serem realizadas até o início de 2011. “Não existia uma cultura de planejamento. Os projetos eram feitos de forma fragmentada e com a implementação do PAR, as ações ficaram unificadas”, explica a assessora de educação do Conselho Integrado dos Municípios Paraenses, Socorro Santiago.
Fonte: Diário do Pará
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